segunda-feira, 4 de abril de 2016

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (101)


OAB E SEUS DÚBIOS POSICIONAMENTOS... A RESISTÊNCIA SE POSICIONA E PRESCREVE RETORNO À ESCOLA
Triste ver alguns advogados acostumados no seu dia a dia com o entendimento e aplicação da legislação existente dentro do que prescreve a Constituição, mas fazendo um péssimo uso dela, segundo as conveniências do momento, tudo para atender sua linha de pensamento político. Explico. Uso como exemplo um conhecido advogado da cidade, que dia após dia, defende a legislação em todos seus detalhes à favor dos seus clientes, mas quando a usa com a finalidade política, ou seja, para favorecer o grupo que defende, no caso favorável ao impedimento da presidente e ao golpe em curso, desmerece tudo e chega categoricamente afirmar exatamente o contrário do que se utiliza no dia a dia de sua rotina de trabalho. Que raios de procedimento é esse? O advogado camaleão, aquele que muda de coloração conforme a situação, assim como todo profissional que age dessa forma são os piores possíveis.

O procedimento da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil hoje num todo deixa a desejar, pois atenta contra princípios básicos do Direito. Acabam por se utilizar de um preceito muito em voga hoje e descaradamente o repetem como mantra: “Se é contra Lula, Dilma e o PT vale tudo”. Seria isso mesmo? Tudo começou quando o presidente da OAB em entrevista à imprensa proclama seu achismo sobre a questão do impedimento da presidenta e entra com ação nesse sentido. Leiam clicando a seguir: http://www1.folha.uol.com.br/…/1754340-se-o-stf-regulamenta…. Pelo despropósito de como estava agindo, primeiro sem consultar seus pares e depois por tudo estar devidamente carregado de opiniões pessoais, sem muito embasamento, as reações foram imediatas. Eis uma delas, como as muitas Notas de Repúdio surgidas desde então:http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR89253.

Pegou mal o posicionamento da OAB, pelo simples fato de tratarem-se de advogados, conhecedores da legislação vigente. Muito ruim quando um grupo conservador assume o poder e tenta ao seu modo e jeito estabelecer a sua linha de pensamento, não fazendo nenhuma questão de passar por cima da própria lei. Foi o ocorrido. E a profunda divisão da OAB se estende para todas suas regionais. Em Bauru não é diferente. Um grupo, favorável ao golpe se diz contemplado pelo posicionamento do presidente e outro, contrário, porém não só isso, utilizando-se do que prescreve a legislação, demonstra dos motivos de não concordar, com justificativas bem plausíveis.

Fotos de ambos os grupos pululam pela internet e disso tudo, esse modesto escriba flagra um grupo de abnegados amigos, dispostos a cravar um cartaz com os dizeres NÃO VAI TER GOLPE em monumentos públicos da aldeia bauruense. Nesse caso, se deslocam até um dos locais mais importantes no quesito advogados, justamente onde a maioria deles estudou, ou seja, a ITE – Instituição Toledo de Ensino, local onde uma gana de bons juristas já deu bons exemplos de como atuar, legislar e também ensinar, passar adiante a melhor forma da aplicação da lei.

Uma forma peculiar de resistência, clara demonstração da necessidade de apontar o dedo para as barbaridades, banalidades e atrocidades e dizer em alto e bom som: “O rei está nu”. Se alguns não possuem mais nenhuma discrição para alterar algo da própria lei e usá-la ao bel prazer, o melhor mesmo é ser irônico, jocoso e tratar a todos dessa forma e jeito. É a forma encontrada para, num recado bem eloquente dizer: VOLTEM PARA A ESCOLA, REAPRENDAM TUDO. Nesses momentos talvez essa seja uma excelente solução. Pois bem, a ITE é logo ali nos altos da Campos Salles.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebopok 1:

Cezao Grandini TCU golpista, OAB golpista, PF golpista, MPF golpista, Congresso golpista, Mídia golpista, Sociedade Civil golpista... Só Dilma, Lula, PT e seus apoiadores são democratas...

Claudio Lago turcida do curintia tambem pela democracia

Henrique Perazzi de Aquino Não, nada disso, eles estão sendo golpeados, assim como boa parte do país com esses posicionamentos nada normais, pífios embasamentos e daí só com ironia. Muita ironia.

Cezao Grandini Ah claro. Esqueci que a esquerda é a detentora absoluta do monopólio da virtude.

Henrique Perazzi de Aquino LONGE DISSO, caro Cezao Grandini, temos até alguns dos que se diziam esquerdistas hoje presos, mas reconheça a existência de uma gana de ainda abnegados esquerdistas, sem vinculação com bestialidades de nenhuma espécie e podendo se posicionar de forma livre e soberana, pois não estão envolvidos com maracutaias de nenhuma espécie. Propomos só um mundo diferente, onde todos possam desfrutar dessas benesses todas ofertadas pelo planeta mais insensato do mundo conhecido. Brincar com os mais exaltados faz parte do processo, pois alguns como esse presidente da OAB passam de todos os limites.


Francisco Freitas Não se pode confundir argumentos jurídicos usados na defesa dos interesses do cliente, com argumentos jurídicos de posicionamento pessoal do advogado.

Henrique Perazzi de Aquino José Francisco Siqueira Neto, diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie: "Impeachment não é recall. O fato de ser um procedimento previsto na Constituição não faz dele um instrumento de utilização Constitucional como mero exercício. Ele exige necessariamente a prática de crime de responsabilidade. Vivemos um momento com fortes tintas de um Estado judicial. Não teria sido possível combater a corrupção sem destruir a Economia? Respeitar as garantias fundamentais, sem jamais se macular a liberdade. é um requisito para uma sociedade civilizada".

Francisco Freitas Quem é competente para tanto que decida se há ou não crime de responsabilidade.

Henrique Perazzi de Aquino Uma pergunta, nossa Câmara comandada por um já reconhecido pernicioso e com uma maioria envolvida em escândalos teria condição de exercer esse poder decisório?

Francisco Freitas É a regra da democracia.

Aparecido Ribeiro Francisco Freitas Democracia é outra coisa, isto é regra do jogo sujo.

Henrique Perazzi de Aquino Seguindo o que o Francisco Freitas defende, Dilma foi eleita e deve cumprir seu mandato até o fim, sem golpes, rasteiras, passa-moleques e outros desvios de conduta.

Francisco Freitas Desde que ela não tenha cometido crime de responsabilidade, e isso, quem vai dizer é o Congresso Nacional, de acordo com o que preceitua a Constituição Federal.
Mas ela tem a possibilidade de convencer a "maioria" e assim terminar seu governo.
Não é isso que significa democracia, o governo do povo?!?!?

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook 2:

Daniel Pestana Mota Henrique, a própria formação jurídica contribui para que nós, advogados, tenhamos dificuldade de olhar para além de uma visão "binária".

Francisco Freitas O seria "visão binária"?


Daniel Pestana Mota Caro Francisco, não o conheço, mas adianto-lhe que não tenho o costume de demover quem quer que seja. O positivismo, pra mim, pensado por si só, tem a terrível capacidade de obstar diálogos frutíferos.

Francisco Freitas Só fiz uma pergunta, pois não entendi o sentido de sua colocação, mas se o ofendi, desculpe-me


Henrique Perazzi de Aquino NEM TUDO ESTÁ DEVIDAMENTE PERDIDO: http://www.brasil247.com/.../8-mil-advogados-assinam...

Gilberto Truijo - PARABENS Henrique Perazzi de Aquino pelo seu posicionamento.