sexta-feira, 6 de maio de 2016

CARTAS (158)


CARTA DE MINHA LAVRA NA “PIAUÍ” DE MAIO – E COMO ENXERGO SUA LINHA EDITORIAL

Ontem ao descer para casa, passando em frente a banca da Ilda, ali no original aeroporto de Bauru, Ilda, a dona da banca debaixo da caixa d’água do DAE está a me acenar com um Temer pelado nas mãos. Explico. Compro todo mês a Piauí e na desse mês, uma ilustração do “surfista do Golpe”, o ainda vice-presidente Michel Temer, ele com o cetro de rei, pelado e com as mãos nas partes íntimas, como na historinha que só o menino enxergava: “Olha mãe, o rei está nu!”. Esse (des)Governo golpista, fajuto, totalmente impopular e sem respaldos sérios está prontinho para infelicitar o país, mas os que odeiam o PT (e só a ele) insistem em não enxergar dos malefícios pela frente. Apoiam a bestialidade que virá e estarei pronto para espezinhar um por um quando o baú de maldades for devidamente aberto e nós do lado de cá devidamente funbicados, sem nenhuma dó e piedade. Pelo que presencio, não precisa nem ser bidu para sacar que o arrependimento virá muito mais cedo do que se imagina.

Mas não é só disso que quero escrever nessa manhã. Leio a tal da Piauí desde seu número UM, ou seja, com essa já são 116 edições. Com os acenos da Ilda, paro o carro e compro a revista (o faço ali ou na banca do Cláudio, ali na Duque, minhas duas preferidas). Devia ter tirado uma foto dela segurando o homem com as pelancas expostas, mas perdi a oportunidade. Abro a revista ali mesmo e na seção de CARTAS algo de minha lavra e responsabilidade, um escrevinhamento meu ali publicado. Tem gente conseguindo enxergar na Piauí algo de cunho esquerdista. Só mesmo quem não a lê para difundir tal besteira. São os mesmos bestiais que enxergam na Carta Capital uma “chapa branca” do atual governo Dilma e repetem como papagaios de pirata que nela só tem anúncio governamental. A todos esses recomendo só uma coisa: leiam essas publicações em primeiro lugar e depois conversamos. A Piauí é aquilo que denomino de viver no “armário”, ou seja, enrustida, mas de boa qualidade editorial e de conteúdo. Quer se fazer passar por moderninha, mas está recheada de escritos dos que defendem o estado mínimo, o neoliberalismo e as privatizações. Da Carta Capital, uma das únicas no mercado editorial brasileiro ainda a atuar dentro de uma linha do velho e bom jornalismo, a da verdade factual dos fatos. É meu ponto de enxergação diante delas.


Mas nesse mês envio carta para a Piauí e o fiz após ler a edição de abril (boa parte dentro do hospital enquanto permanecia ao lado de meu pai) e ver aquele velado, mordaz, frequente ataque feito à Dilma, Lula e ao PT, como os únicos culpados de tudo à nossa volta. Saiu esse texto a seguir. Na edição impressa com alguns pequenos cortes, mas aqui, publico como enviei, na íntegra, para conhecimento geral dos interessados de plantão:

“PALATÁVEIS E DEGLUTÍVEIS - Sou daqueles que posso falar de cátedra sobre a Piauí, pois a sigo desde o primeiro número. Conheço suas preferências, as mais ocultas, e, mesmo esquerdista, continuo batendo cartão, pois muita coisa me interessa. Primeiro, para ficar por dentro de como os enrustidos, ou seja, os dentro do armário agem. Piauí tenta se passar por imparcial, mas o máximo que consegue é ficar e só por algumas vezes, em cima do muro. No mais, escrachada reduto de empedernidos direitistas. Não que isso seja de todo ruim, pois nem todo direitista é um Olavo de Carvalho. Pode muito bem ser da geração oriunda dos donos do Unibanco, mais palatáveis e deglutíveis.

Leio e me divirto com essa vã tentativa de gravitar ora lá, ora cá. Sua seção de cartas é o termômetro disso, pois em qualquer mero texto com tema pendendo para algo social provoca uma grita. Nesse sentido, a última edição (Piauí 115, abril) é um primor. Todas as crônicas da seção Esquina cutucam dona Dilma e Lula, sem tirar nem por. Ficou mais do que explícito o lado e tudo atendendo clamor de leitores sempre atentos e a cobrar essa postura. A revista está impechmizada e ponto final. Muitos, como eu, seguimos sem traumas. E, no meu caso, o faço sem me sentir torturado. Continuo, mas informo: nunca me enganaram. Assumo meu lado masoquista, pois ler ainda é o melhor negócio, assim como separar o joio do trigo. E assim continuamos nessa incestuosa relação que já dura 115 meses.”. 

Na resposta deles, irônica e jocosa como todas, porém dentro de uma postura ética, vejo que continuam em cima do muro, ora lá, ora cá, o estilo adotado pela revista para agradar gregos e troianos. Leiam a resposta deles: “Por enquanto só você descobriu, Henrique. Não espalhe. E aguarde para breve o livro ‘Assim Agem os Enrustidos’. O lançamento (anônimo, claro) acontecerá no alto de um muro na rua Maria Antonia, bem entre a USP e o Mackenzie”.

Era o que tinha para hoje, não sem antes confessar, a capa do reizinho nu está do balacobaco. Ao trabalho...

TCHAU, QUERIDO: CUNHA CAIU, MAS OS SEUS CONTINUAM POR LÁ

Mas nem tudo é alegria no reino tupiniquim das bravatas e dos que encobertam o mal maior, o que está porvir. A saída desse espurio cidadão já era dada como certa, até para dar um ar de normalidade, diminuir os efeitos malévolos do golpe em curso. O usaram até quando puderam e agora incentivaram o jeito que toda a nação sempre exigiu, a descarga do bruto. Sim, mas isso tudo tem um algo ainda não revelado á nação. Para mim, sua saída somente nesse momento, quando fez o serviço sujo que os golpistas queriam, já não interessa mais tê-lo com poder. A Câmara sem ele continuará sendo uma das piores que já tivemos. A bancada BBB lá continuará na ativa. Os conservadores continuam dominando o Congresso. Os mesmos segmentos conservadores que foram decisivos para que Cunha chegasse ao poder continuam por lá e com os mesmos poderes. Todos beneficiados com nomeações para postos estartégicas de comissões temáticas. Os representantes do agronegócio, os fundamentalistas e a bancada da bala estão intactas e atuantes. O colegiado de conservadores loteou tudo por lá e continuará patrocinando retrocessos, inclusive os propostos pela turma que está para adentrar o gramado, a de Temer & Cia. Não se iludam. Michel Temer não poderá abrir mão dos aliados de Cunha se quiser se movimentar e ter maioria no Congresso. Mesmo fora do poder esse Cunha continuará tendo muito poder e aprontando das suas. Veja como se constitui a bancada BBB (Boi, Bala e Bíblia), representando 40% dos votos da Câmara: ruralistas são 109 deputados, evangélicos retrógrados são 75 deputados eaos menos 22 deputados defendem encarceramento de adolescentes, fim de penas alternativas e a favor do porte de armas. Esses foram decisivos para aprovar o impedimento de Dilma e todos, com ou sem Dilma já estão cooptados por Temer e promoverão o pior retrocesso às leis trabalhistas que esse país já teve em toda sua história. Estão prontos para fazer o jogo sujo, como sempre o fizeram. Portanto, estou mais do que contente com o afastamento (ele pode voltar), mas desconfio da bondade do STF (por que só agora?) e tento entender o que está por detrás do jogo urdido pelos golpistas. Ontem Janot criminalizou só petistas, agora defenestram Cunha e tentam dar o ar de legalidade não existente para a anormalidade golpista que assola o país. É o que penso disso tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique Perazzi de Aquino espinafra com carinho a revista Piauí.
Fernando Grisolia

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK EDUARDO CUNHA:

Patricia Karst Caminha Merece pelo menos um brinde de cerveja.

Vera Lucia Aproveita beber hoje......pois creio que amanhã, como toda sexta anti véspera de votação vem chumbo grosso..... posso estar enganada...... mas vou me preparar para isso....... to amarga né amiga????? rsssss...... eu topo a cerveja (não bebo, mas acompanho com uma cerveja preta, não sei escrever o nome...rssss) hoje.

Tatiana Calmon Karnaval A queda deste não me serve de alento. Estamos diante de um golpe do judiciário e todas as peças deste jogo estão sendo cuidadosamente estudadas. Ate mesmo esse afastamento é providencial ao golpe. Por que demorou tanto:? por que não antes quando este facinora presidia o pedido do impedimento na camara???

Henrique Perazzi de Aquino É o que penso Tati e deixei explícito no que escrevi. Faz parte da trama do golpe em curso. Vão-se os anéis para não ir a mão toda, sempre assim.

Nah Rodrigues Tenho a mesma opinião.... rifar Cunha para marcar o "novo governo" contra corrupção,tentando assim garantir as proximas eleicoes.

Agnaldo Martins Guina Será!!pq se ele saísse o vice dele e ligado ao PT.
Aí como ficaria o processo de cassação?

Maria Helena Ferrari Concordo. O Supremo chega no final e posa para a fotografia.

Lucia Francisco Não consigo comemorar liminar de afastamento dessa criatura, principalmente porque ela pode ser derrubada.

Ze Canella Eu tenho MINHAS duvidas , acredito que esse processo está na estratégia do golpe , e também para dar um ar de credibilidade e de " justiceiros " , para chegar no foco certo deles que é prender e deixar " ficha suja e inelegível " o LULA 2018 . Tomara e torço para que eu esteja redondamente enganado ....

Henrique Perazzi de Aquino Essa descarga só agora faz parte sim da "estratégia do golpe", não nos iludamos. Compartilhamos mesma linha de pensamento, caro Ze Canella.

Maria Helena Ferrari Vai conseguir ser julgado pela segunda turma do Supremo, o que lhe garante absolvição em caso de empate, com apenas dois votos. Não é nada difícil, com Gilmar e Toffoli.

Ana Amelia Soter · Amigo(a) de Maria Helena Ferrari
"Querido" eu não aceito. Não digo e nem penso.

Henrique Perazzi de Aquino Do conceituado e cultuado jornalista Fernando Morais, agora mesmo em seu facebook: "crônica de um golpe de estado anunciado.
até eu, que não entendo muito de política, cantei essa bola várias vezes. cunha já tinha feito o serviço porco, indispensável para destituir dilma e empossar temer na presidência. chupado o caldo, os golpistas jogam o laranja no lixo.".

Lucia Francisco Duvido que a criatura vá para o lixo. Não com tanto poder em cima da corja do congresso e do stf.

Maria Cecilia Martha Campos Ele continua poderoso, com muita informação e apoios sujos concedidos em sua trajetória. Tem muita gente que não pode se indispor com ele.

Tatiana Calmon Karnaval quantos tempos irão demorar pra decidir sobre os pedidos sobre Temer, o conspirador??? http://atarde.uol.com.br/.../1759078-stf-recebe-pedido-de...

STF recebe pedido de impeachment contra Temer
ATARDE.COM.BR|POR PORTAL A TARDE

Henrique Perazzi de Aquino A eternum, minha cara Tatiana Calmon Karnaval

Claudio Lago legitimando o golpe: a cara de pau é tao grande que so afastaram, nem precisou prender,,,,

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK EDUARDO CUNHA 2:

Maria Cecilia Martha Campos Morrem de medo de prende lo.

Rui Zilnet É isso, camarada. Sempre na luta e com muita lucidez, mesmo nos momentos mais adversos.

Rui Zilnet Henrique, vou rir muito se o único que sobrar para ocupar a cadeira de Dilma, caso o impeachment se concretize, seja o Tiririca. rs rs

Maria Cecilia Martha Campos O Tiririca ja perdeu a graça.

Kizahy Baracat Ele sai mas continua lá os que tem no bolso e no arquivo.

PSTU que sempre desqualificou o governo não tão de esquerda, mas que deixará saudades pelo que se vislumbra no horizonte, se cala e continua na velha cantilena de pau no governo, seja ele quem for.

Kizahy Baracat Ah, quanto pior o governo melhor, foda-se os trabalhadores, assim temos oportunidade de conquistar aparelhos e base organizada. Serão sempre miúdos, como nanicas são seus propósitos.

Kizahy Baracat E o PT também, esse acabou. Torna-se um abrigo de uma esquerdalha que também se fez valer das migalhas que caia da mesa dos barões que estão hoje na porra corrupta república de Curitiba, que se aproveitará do espólio e logo se alinharão em outro barra...Ver mais

Roque Ferreira Sim Kizahy Baracat o mandato é do partido. A fidelidade partidária é uma rua de duas mãos: A instituição partidária e sua direção devem manter a doutrina originária de sua fundação. Nossa desfiliação partidária foi de boa-fé, orientados pelo fiel cumpr...Ver mais

Rodrigo Ferrari Cunha já está levando de 5 a 0. Mas ainda quero ver se ele vai largar o osso tão fácil.

Henrique Perazzi de Aquino "Esse golpe foi muito bem articulado. Vejo esse afastamento do Cunha tardio, veio após o golpe praticamente consumado. O STF esperou, esperou e esperou propositalmente. Uma morosidade não peculiar. O afastamento, não credita méritos ao supremo mas sim ...Ver mais

Henrique Perazzi de Aquino "Pois bem, pouco falo, comento ou público algo relacionado ao cenário político Brasileiro, por respeito e inclusive com responsabilidade e ou compromisso com a instituição no qual trabalho, que por se tratar de intrituicao publica porem a cassação do D...Ver mais

Adilso ndos Reis Um pilantra desmascarado por hora!