sexta-feira, 25 de agosto de 2017

DICAS (163)


O PREFEITO ACERTOU...
A notícia da semana é essa. Venceu o prazo de permanência dos assentados no Acampamento Morada da Lua, lá nas proximidades da Bauru/Jaú, lado direito de quem sai da cidade. Aproximadamente mil famílias residem na região e seriam desalojadas. Num acordo firmado com o prefeito Clodoaldo Gazzetta, esse prazo foi estendido e agora, quando do vencimento, ao invés do despejo com a cruel reintegração de posse, um novo acordo e todos são realocados para outro local, o do Assentamento Cannã, aproximadamente dois quilômetros adiante. O que de melhor saiu na imprensa foi a ida do prefeito ao JC, entrevista esclarecedora sobre os detalhes do que fez: https://www.jcnet.com.br/…/projeto-de-casas-sera-aberto-diz…

Irão permanecer no novo local por dois anos ou até uma definitiva solução. E qual seria essa solução? O prefeito comprou briga com vários setores conservadores da cidade, inclusive alguns dentro da própria Prefeitura, o recomendando para se manter indiferente e permitir que todos fossem para a rua. E o que ele fez foi o mais acertado possível. Sabe que a responsabilidade por esses é também sua e em acordo com as lideranças do movimento, os assentados são deslocados para o Canaã e a partir de agora, tem início uma nova etapa nesta caminhada, a de buscar uma solução definitiva. E qual seria essa solução? A Prefeitura entraria com uma área pública, o Governo Federal entraria com os recursos, o projeto social, que pode vir através do Minha Casa Minha Vida e todos os cadastrados teriam sua residência. E o principal, todos pagariam pela sua morada, nada será de graça.

E por que a grita cidade afora, principalmente pelos meios massivos de mídia? Porque, em primeiro lugar, sempre agiram dessa forma, contra os interesses populares. Depois, fazem questão de desinformar e não de informar corretamente. Na maioria das críticas percebe-se que, criticavam sem o saber que os futuros beneficiados pagariam pelas suas moradas. Ou seja, vieram para “confundir e não para explicar nada”. Possuem um nefasto lado e não se dão ao desplante nem de ouvir o outro, nem de se informar corretamente dos fatos. Fomentam comentários maldosos, violentos, mentirosos e, em alguns casos, fomentam também a violência. Esse desinteresse pela verdade e pelas ações dos movimentos sociais tem nome e sobrenome: defesa de uma minoria, a que sempre fez e aconteceu neste país, a mesma a defender desde sempre o estilo de vida colonial, o da Casa Grande & Senzala.

Diante desses fatos, deixo para o final o meu comentário sobre o posicionamento do prefeito. Vivemos um momento onde predomina as ações de cunho conservador e contrário aos interesses das classes populares e menos favorecidas. Vide o que faz João Dória em Sampa, Alckmin em São Paulo e Temer & Cia Golpista no Governo Federal. O normal hoje é seguir a esses, insensibilidade incomensurável. Confesso ter Gazzetta me surpreendido e positivamente. Já o critiquei por diversos dos seus atos e não tenho nenhum problema em elogiar. Acerta na decisão. As forças contrárias são poderosas e exercem contínua pressão. Ninguém da atual Câmara de Vereadores teria a mesma coragem. E o que fez foi tão simples, o necessário, tão somente isso. Compra briga por defender o povo e suas necessidades. Tomara que sua atitude sirva de bússola para tudo o mais daqui por diante. Vê-lo contrariar gente do seu staff Jurídico e seguindo orientação de outros do mesmo staff é sinal de que nem tudo está perdido. Que a sensibilidade continue sendo a mola mestra do seu, até então, insipiente Governo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você disse que predomina as ações de cunho conservador e contrário aos interesses das classes populares e menos favorecidas.

No Brasil mais de 80% da população é cristã e portanto conservadora.

O discurso de vocês realmente não tem pé nem cabeça. Precisa estudar mais.

Henrique disse...

O comentário acima do medroso, escondendo-se atrás do anonimato não condiz com a verdade. Nem todo cristão é conservador e nem o índice dos que acreditam em histórias da carochinha chegam a 80%. Daí, não sou desmentido e estudar vale para ambos, enfim, nunca para de fazê-lo. Agora mesmo leio, Bocage, mas leio. E gosto muito.
Henrique - direto do mafuá