quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDOI (122)


ATÉ EXPOSIÇÃO SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA NUMA LIVRARIA INCOMODA
Já era esperada essa reação por parte da parcela significativa (infelizmente) da população bauruense, num reflexo do que acontece em âmbito nacional, para iniciativa da única livraria de um dos shoppings da cidade, o Boulevard Center. Uma livraria tem que abarcar público distinto, enfim, cada um com seus gostos e preferências. Obras de cunho acadêmico, histórico e com abordagens de temas de forma mais profunda fazem parte do cabedal do livreiro, vendendo de tudo um pouco. Isso o mais normal de ocorrer em ambientes normais. Porém, como sabemos o Brasil de hoje já ultrapassou todos os limites da normalidade. Disso não existe a menor dúvida. Estamos vivendo tempos irracionais e se nada for feito, a treva se aproxima de forma galopante. O exemplo mais vivo disso ocorreu dias atrás na livraria desse shopping e foi retratada de forma sensata por Roque Ferreira em seu facebook. Eis seu relato:

"INTOLERÂNCIA  - Raramente vou a shopping. Hoje abri um precedente para minha filha. Passamos pelo Empório Cultural, e foi muito legal o papo com a galera que trabalha por lá.  Papo vai papo vem, me disseram que organizaram um estande com livros sobre a Revolução Russa, que completou 100 anos. Várias pessoas que entravam na livraria questionavam os atendentes sobre o tema , com uma pergunta comum: "vocês são comunistas"? Santa ignorância e intolerância".


Hoje fui no shopping junto de meu filho e fiz questão de passar com ele na livraria. A exposição já havia sido desmontada, mas alguns continuavam expostos e com títulos normais em qualquer país civilizado deste planeta. Fotografei o que vi numa das prateleiras e não vejo nada demais, enfim, temas que me atraem até para ampliar o conhecimento histórico e poder debater, continuar fazendo pelo qual não consigo me abster, a leitura de temas ampliados. Não perguntei nada para ninguém da loja, pois sei que nos tempos atuais, identificando alguém é bem capaz de trogloditas se apresentarem e denunciarem a pessoa. Fiquei no papo com meu filho e ele me confessa que nos poucos dias que está em Bauru, sempre se encontra com amigos no espaço da livraria e ali, todos juntos, fazem rodada de discussões, temais variados e uma das dicussões foi exatamente esta: o dos livros sobre a temática soviética. Ele me diz que alguns estavam expostos na vitrine e foram alvo de pessoas fazendo questão de adentrar o local e questionar se os donos ou a livrareia era comunista. Tudo idêntico ao já relatado pelo amigo Roque.

O que dizer disto. Tenho pouco a acrescentar e sim, muito a lamentar. Se chegamos neste grau de emburrecimento, vislumbro estarmos a um passo para perseguições e listas do que se é permitido expor numa mera vitrine de loja. O ocorrido serve para exemplicar de forma límpida como anda a cabeça de parcela significativa do povo brasileiro, não sabendo mais separar o joio do trigo. Muitos insuflam isso, ações desta natureza e são facilmente identificáveis no facebbok. Propagam fake news escandalosos, mentiras deslavadas e tudo com o intuito de tornar o país o paraíso da bestialidade. E vamos deixar isso acontecer? Daí, só ando pelas ruas com minhas camisetas guevaristas e com o adesivo no vidro do carro: "Yes, nós somos bananas!".

Nenhum comentário: