domingo, 25 de março de 2018

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (109)


DUAS TESES DISCUTIDAS ONTEM NO CALÇADÃO DA BATISTA E AQUI REVELADAS – MARCO ANTONIO MACHADO E ROQUE FERREIRA

Sai da toca ontem após um recesso pós-operatório e fui logo ver de perto um debate proposto pelas mulheres da Comunidade Negra, ali na esquina da Resistência, Calçadão da Batista com Rua Primeiro de Agosto. Finda a manifestação, surgem as rodas de conversa. Numa delas, eu, Sivaldo Camargo, Sergio Bispo, Roque Ferreira e Marco Antonio Machado. Mais ouvi que falei, até porque a boca ainda em fase de adaptação não está para grandes arroubos (Roque me aconselhou: “melhor quando a boca com problemas, ficamos de boca mais fechada”). Uma conversa dessas com temática ampla, geral e irrestrita. Claro, falamos de Marielle e Marco pergunta para Roque: “E daí, vamos ficar sabendo quem matou de fato a Marielle?”. Roque responde: “Sim. Não vai ter como esconder por muito mais tempo, até porque todos sabem quem o foi”. Se todos sabem, nem é preciso repetir por aqui. A maior altercação da manhã do sábado foi entre Bispo e Marco, um a defender que o STF devia ter referendado a prisão de Lula e Bispo desdizendo e com muita argumentação. Aliás, argumentação não faltam em rodas onde o diálogo ainda é possível, sem aquela odienta briga de foice. Prosseguimos, eu continuei mais ouvindo.

Num segundo round, eu e Sivaldo só ouvindo, Bispo teve que descer calçadão abaixo, foi quando Marco e Roque esmiuçaram suas distintas teses para o tal julgamento de Lula no STF, o que o isentou de prisão até pelo menos dia 4/4. Vamos a elas:

Tese de Marco: “O Lula se quiser vai escapar da prisão. O acordo já está selado junto aos grandões do STF e tudo o mais. Depende só dele escapar da prisão. Pra mim, diante de tudo o que vi, já lhe foi passado que, a votação será favorável e eles escapará da prisão, mas para tanto terá que abdicar ou aceitar pacificamente o fato de não ser mais candidato. Se o fizer, estará livre e se quiser peitar o sistema, será preso”.

Tese de Roque: “A elite brasileira está dividida em quem melhor a representará nos seus interesses após Temer. Parte rompe definitivamente com Lula, mas parte contemporiza e o aceita como o melhor governante que eles poderão ter para não ocorrer algo pior, que seria uma convulsão social e povo nas ruas. Só Lula pode conter as massas caso elas se revoltem e só ele pode fazer o serviço dessa transição sem violência e aos moldes sem grandes transformações sociais”.

O assunto rendeu. Sivaldo precisava seguir seu caminho, eu com fome, mas ainda deu para Marco, no velho estilo daquele zagueirão noroestino tão eficiente dar a nota final, com uma história e pergunta para Roque pra lá de instigante: “O Noroeste vivia tempos atrás dois períodos distintos, dois presidentes se alternavam no poder, o Amantini no poder e o Medina, saia um entrava o outro, até o momento em que, os dois juntos apoiaram e foi eleito Badih Massad. A primeira providência que esse fez ao assumir o poder foi dizer aos dois, “obrigado, vocês me ajudaram, foi bom, cheguei aqui, mas agora é comigo” e os dispensou". Relembra Marco, o fato de Badih ter tocado o Noroeste sem eles. E daí pergunta para o Roque: “O Lula não deveria ter feito o mesmo quando eleito? Ele tinha tudo, o povo ao seu lado, a imprensa ainda favorável, mas não, preferiu compor com esses e ao invés de empurrar pra fora do seu Governo, gente das empreiteiras, por exemplo, se aproximou e deu no que deu”. Roque começou assim a resposta: “Ele poderia ter ido pras rádios toda semana, ir consolidando o apoio popular, daí por diante”. Isso não foi feito, nem nós pudemos continuar a refrega ali na escaldante manhã. E nem pude expor a minha tese. Não tive como, a boca ainda com o maxilar travado me impede de falar muito, mas de mastigar não, pois meu cirurgião acaba de liberar algo leve, sem grandes arroubos, tipo um churrasco. Já de altercar a voz, não o consultei e daí, mais ouvi que falei.


ESTOU QUERENDO CONTINUAR NAS RUAS E CONTO COM O REFORÇO DOS DE LÁ DE CIMA DANDO AQUELA FORÇA PRAS CONTENDAS TODAS QUE VIRÃO PELA FRENTE
Sigo aqui nas contendas me espelhando em Eduardo Galeano, Garibaldi, Che Guevara, Lenin, Hugo Chávez, Marighella, Saramago, Marx, Pagu, Rosa de Luxemburgo, Brizola, Simone Beavouir, Fidel Castro, Chico Mendes, Olga Benario, Torquato Neto, Apolônio de Carvalho, Jorge Amado, Darcy Ribeiro, Carlito Maia, Gabriel Garcia Marquez, João Antonio, John Lennon, Santo Dias, Plínio Marcos, Leminski, Florestan Fernandes, Gregório Bezerra, Prestes, Luis Gama, Lima Barreto, Gonzaguinha, Paulo Freire, Joâo Cândido, Lela Diniz e tantos outros e outras.
Miguel Repiso, na edição de hoje do melhor jornal diário da América Latina, o argentino Página 12.

Um comentário:

Anônimo disse...

Inclua aí, caro Henrique Perazzi de Aquino, nessa lista mais gente boa lá de cima: Vladimir Herzog, Mussum, Jamelão, Jackson Martins, Carlinhos de Pilares, Adoniran Barbosa, Bezerra da Silva, Jovelina Pérola Negra, Ismael Silva, Aniceto do Império, Dina Di, Sabotage, Padre Josimo, Roseli Nunes, os tombados na Guerrilha do Araguaia, Silas de Oliveira, Santo Dias, Maria Quitéria, Emiliano Zapata, os bravos Camisas Negras do Vasco de 1923 que se atreveram a bater de frente com o racismo no futebol brasileiro, Antonio Conselheiro e os tombados em Canudos, Flavio La Selva e todos os fundadores da Gaviões da Fiel que já se foram, os tombados na Favela Naval e na chacina da Candelária, Clementina de Jesus, João Nogueira, Candeia, Pablo Neruda, Lampião e todo o seu bando, Corisco, Malcolm X, Martin Luther King, todos os Panteras Negras que já se foram, Simon Bolívar, Sacco e Vanzetti, os três heróis tombados na greve em Volta Redonda, os amigos do MST tombados em Eldorado dos Carajás, os que tombaram na ocupação do Pinheirinho, Noel Rosa, Marielle Franco, Manoel Fiel Filho, Sandino...

WANDER FLORENCIO