quinta-feira, 3 de maio de 2018

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (55)


A GENTE ESCUTA DEMAIS A VOZ CONTRÁRIA
Quando se tem um caminho a ser seguido, quando a coisa já está traçada dentro do sujeito ele é inquebrantável e não se deixa levar por picuinhas e historinhas mal ajambradas. O que mais existe hoje em dia nesse tal de facebook são provocações, tretas para te confundir do que deve ser feito e gente querendo botar medo no outro, para que deixem de fazer o que já deveria ter sido feito faz tempo. Tudo não pode, tudo não é permitido, tudo é motivo para te denunciarem e daí, na retranca a gente acaba por não fazer nada e é exatamente isso o que eles querem.

Tenho um vizinho inquilino e conto algo dele só para exemplificar o que escrevo. Fico algumas horas do dia batucando uns escritos pouco lidos aqui no mafuá e ele vai chegando assim do nada, se encosta e me mostra mais uma. Ontem foi a da nota com o carimbo, estava convicto de que o banco Central já havia proibido e quem tinham as tais notas não teriam com quem trocar. Fui mostrar pra ele que não é bem assim. Noutro dia veio me mostrando um vídeo com a tal da entrevista da Gleice Hoffman, a presidenta do PT para a emissora Al Jazzira e ali, segundo o que me passava, ela chamando os islâmicos para virem guerrear aqui. Paro tudo e lhe mostro que o que me mostra foi editado exatamente para que gente como ele, desavisada caia no conto do vigário e passe a crer que a mulher do PT vai encher o país de gente com metranca nas mãos.

As pessoas hoje acreditam em tudo. Não se informam mais por nenhum meio de comunicação dos ainda confiáveis, mas só pelos petardos recebidos no seu celular e daí, sem mesmo darem uma checada em quem postou, o que está de fato por detrás daquilo, repassam adiante. “Tá tudo dominado”, repito o mantra de um vereador pouco assíduo a falar e trabalhar daqui de minha terra. Se até os com alguma convicção se deixam levar e acreditam que o tríplex é mesmo do Lula, imagina o resto. Por mais que você prove por A + B que o tal juizeco de roupas escuras, o de primeira instância, lá de Curitiba, o Moro fez um monte de coisa errada, as pessoas já estão de cabeça feita e quando encontram pela frente algo desdizendo do que ele faz, credita logo isso a “coisa de petista” e continua botando fé no cara, que ajudou a muito a destruir o país que tínhamos. Vejo muito cara com muito mais preparo e manejo que este mafuento e rabugento HPA caindo no conto do vigário, acreditando que o tal pato da FIESP era mesmo contra as falcatruas do país e que os verde-amarelos nas ruas desfilavam porque estavam protestando contra a corrupção.

Ou a gente para com tudo, dá um breque e deixa de ser besta ou seremos engolidos pelo que de pior existe neste país. O emburrecimento cresce e se espalha como praga e o facebook é talvez hoje, o maior propagador de medos, mentiras, falácias, baboseiras e executa uma espécie de serviço sujo sobre nossas mentes, pois faz com que mudemos o rumo do que precisamos fazer. A TV e o facebook hoje servem para nos conter e quem está plugado neles é como se estivesse se movimentando dentro de uma camisa de força. Se libertar não é fácil, pois foram anos de inclusão e hoje todos estamos inclusos, bitolados e bestas feras. E vai você tentar explicar para os convictos de que a verdade está ali no que reproduz, mentira deslavada, mas o que quer ver acontecendo. Pelo menos isso serviu para afastar definitivamente uns retrógrados pra bem longe de mim. Ando pelas ruas cada vez mais sozinho e sei, cada vez menos pessoas leem o que escrevo. Como não escrevo o que eles querem ler, virei inimigo de uma pá de gente que me cumprimentava e até conversávamos até bem pouco tempo. Hoje não mais. Impossível. Amanhã nem sei como vai estar isso tudo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não desanime, amigo! Eu só falo com quem me interessa, não respondo a ninguém que seja coxinha ou fascista e vou em frente. Não adianta querer convencer ninguém: as pessoas só acreditam no que querem. Freud explica.

Maria Helena Ferrari, sua amiga da Folha Seca, Rio de Janeiro.