domingo, 6 de maio de 2018

COMENTÁRIO QUALQUER (175)


DOMINGANDO COM MARX, A MISÉRIA NA ARGENTINA, RACISMO E GRAFITE EM BAURU
Charge de Miguel Rep

1.) AOS 200 ANOS DO NASCIMENTO DE MARX
UFA! AINDA PODEMOS DISCUTIR ABERTAMENTE SUA OBRA E OS EFEITOS DELA SOBRE NOSSAS VIDAS - ATÉ QUANDO?
https://www.pagina12.com.ar/112609-la-peor-lucha-es-la-que-no-se-hace
No link acima, publicado hoje no melhor jornal diário do continente americano, o argentino Página 12, algo para os que ainda se propõe a compreeder e discutir com serenidade os escritos deste que revolucionou nossas vidas, quer queiramos ou não. Viva Marx!!!

2.) A CRISE ARGENTINA MACRISTA DEGRINGOLOU DE VEZ E AFUNDA O PAÍS NA PIOR RECESSÃO - HOJE O PAÍS MAIS VIOLENTO E PERIGOSO DAS AMÉRICAS

"Mauricio Macri foi celebrado por toda a direita brasileira e global quando foi eleito. Que exemplo de competência! Empresário e executivo, importou práticas de gestão do setor privado para seu governo! Colocou altos executivos e empresários como ministros! Que maravilha! Aqui no Brasil, jornalistas como Miriam Leitão, Sardenberg, Mara Luquet e analistas como a celebrada Monica de Bolle, teceram loas a Macri, enamorados de seu estilo. Apresentaram-no à opinião pública como o protótipo do anti-PT. Em dois anos de governo Macri quebrou a Argentina...", Mauro Lopes

Após essa leitura duas citações. Na primeira, ao passar pelo mercado espio, como sempre faço as manchetes dos jornalões numa banca e na capa do Estadão de hoje a comprovação do que o neoliberal Macri fez (e continuará fazendo até ser deletado pelo povo) com a hoje miserável Argentina. Isso sem contar na violência com opositores, pois ontem invadiram com ordem judicial o apartamento do jornalista de oposição Victor Hugo Morales, levaram quadros de suas paredes, numa evidente retaliação pelo que faz contra a bestialidade vigente hoje naquele país. Veja a matéria do Página 12 sobre o assunto: https://www.pagina12.com.ar/112588-lo-que-quieren-es-humill…. Lá o opositor é tratado com muita violência, numa ação policial de elevada insanidade.
Victor Hugo paga o preço por criticar Macri|Clarin


Por fim, para ilustrar bem o que se passa no vizinho país e em breve estará acontecendo da mesma forma e jeito aqui no golpista Brasil. Em uma entrevista dentro do programa La Mañana, na rádio 750AM, o com resistente Victor Hugo Morales, ele entrevistando alguém sobre o nível de violência no país. Foi algo mais ou menos assim: "Algo impressionante ocorre hoje na Argentina, mais precisamente em Buenos Aires. Nunca esteve tão alto o nível das pessoas a cometer seus primeiros delitos, seus primeiros atos de surrupiar algo por absoluta necessidade". Deixando a população numa situação de total fragelo, num beco sem nenhuma saída, com a fome mais do que batendo em suas portas, qual a solução? O estomago fala mais alto e, pelo que sei, costuma derrubar governos e enviá-los para os quintos dos infernos. Aqui e lá, o neoliberalismo chegou a um grau elevadíssimo de insanidade, só que lá, ainda, a violência é maior que aqui. Não se sabe até quando a daqui não seguirá pelo mesmo caminho...

3.) POBREZA EM CÓRDOBA - ARGENTINA: PEDIR PRA COMER

Com um carrinho de supermercado, a família toda sai de porta em porta, como último recurso para não passar fome. Na Argentina a situação do país desde a chegada do neoliberal Maurício Macri ao poder é de falência e violência, desemprego e desalento. Por aqui, por mais que se queiram dourar a pílula, em breve estaremos adentrando algo similar. Com o golpe estamos de mal a pior, muito pior. E enquanto não reagirmos, tudo continuará como dantes e a miséria só avançando sob nossos costados. Vejam o link: https://www.facebook.com/eldocetv/videos/1727346157301708/.

4.) RACISMO NO DIA A DIA - ALGO DA AÚSTRIA
AUSTIEG RECHTS – SAÍDA À DIREITA - O filme AUSSTIEG RECHTS é um curta-metragem inúmeras vezes premiado dos cineastas austríacos Rupert Höller e Bernhard Wenger que trata da questão do racismo no cotidiano.
No muro da RFFSA em Bauru
Um jovem negro é atacado verbalmente por um homem sem qualquer motivo, dentro de um ônibus, num ato claramente racista. O que fazer numa situação dessa? Calar-se e fingir que não está vendo ou levantar-se e mostrar à pessoa racista que ela ali está sozinha e que seu comportamento é inaceitável? Este filme provoca e alerta sobre o racismo e as tendências de extrema-direita que afetam atualmente não somente a Áustria, mas também a Alemanha e muitos outros países da Europa e do mundo. Uma trágica comédia, que convida a refletir sobre um problema sério que afeta a todos nós.

Publicamos o vídeo aqui com a autorização da equipe AUSSTIEG RECHTS - Kurzfilm.
Vale a pena assistir. E, se gostou, compartilhe e curta a fanpage do filme:
https://www.facebook.com/ausstiegrechtskurzfilm/
Vídeo legendado em inglês no Facebook:
https://www.facebook.com/ausstiegrechtskurzfilm/videos/1801347926554389/
O LULA LIVRE ganha os muros do país inteiro.

Filme completo legendado em inglês no Vimeo:
https://vimeo.com/114343978

5.) GRAFITEIROS SABEM O QUE FAZEM...
Passo hoje pela manhã pela praça Machado de Mello e logo após o Hotel Cariane (fechado e em abandono total), eis que no cruzamento da rua Alfredo Ruiz com avenida Rodrigues Alves, logo no comecinho da avenida Pedro de Toledo, num muro da antiga RFFSA, cheio de belos e instigantes grafites, um deles bem atual, recente e me chamando muito a atenção: LULA LIVRE. Desço do carro na pracinha, tiro as duas fotos e saio comentando comigo mesmo: Esses grafiteiros são mesmo antenados e mente livre, leve e solta, com o lado palatável e saudável deste país. Se deixaram a marca registrada do anseio popular por ali, com certeza devem ter feito em mais lugares. Quero um desse no muro frontal aqui do mafuá. Parabéns!!!

Nenhum comentário: