segunda-feira, 9 de julho de 2018

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (119)


O JUIZ FAVRETO E MAIS TRÊS EXEMPLOS DE ENFRENTAMENTO AO PODER ESTABELECIDO - E UM QUINTO DESAPARECIDO PARA TODO O SEMPRE
Juiz Favreto e a coragem em falta na maioria dos brasileiros
 

O país amanhece nessa manhã de 9/7 ainda querendo entender o que ocorreu com mais uma sacanagem proferida contra os preceitos jurídicos, quando todos agora possuem a plena convicção: os golpistas não libertarão Lula em hipótese nenhuma, pois possuem a plena convicção de que, solto convulsionará esse país e derrubará esse insano golpe, um dilapidando o que ainda nos resta de nação, outrora soberana. A lei, como já era sabido, mas foi confirmada mais uma vez, vale para uns, os donos do poder, mas não vale para Lula e os petistas, os esquerdistas e gente dos movimentos sociais. Quem defende o país de fato pena e muito com um Judiciário cada vez mais parcial, intolerante, totalmente dominado e controlado pelos interesses do golpe em curso. De ontem, as notícias todas expõe esse país, com as vísceras mais do que expostas e o que de melhor vejo ter acontecido foram algumas conclusões, como a do militante JC Miranda, da Esquerda Marxista: “Nosso candidato à Presidência é Guilherme Boulos (PSOL) e nosso programa é anticapitalista, e não o da conciliação de classes. Não temos acordo político com Lula e o PT. Mas não compactuamos com uma prisão política. Lula está preso porque é favorito à eleição, especialmente pela força que tem entre os trabalhadores mais pobres. A classe dominante quer impor um governo inteiramente comprometido com a destruição de direitos, entrega de riquezas e aumento da exploração. Para tanto, é preciso destruir garantias democráticas. Não aceitaremos!”. Quando até os do mesmo campo de ação da esquerda se unem, algo de muito positivo para a continuidade da luta.
De Sanctis ousou um dia...


Queria escrever algo sobre o juiz que ontem, quando em seu plantão resolveu tentar reestabelecer a seriedade das atividades judiciais neste país, o Rogério Favreto, do TRF4 de Porto Alegre. Eis algo dele e do seu ato, publicado num site sério, atuando dentro da verdade dos fatos, o Diário do Centro do Mundo: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/…/nao-tenho-ativi…/. Adoro os corajosos, os que, como ele o fez no dia de ontem, arriscam a própria pele e com o intuito de fazerem o que tem que ser feito, seguindo o ordenamento jurídico natural para esse e todos os demais atos. Quando o país observa cenas lamentáveis de desvios de conduta, alguém querer agir dentro da Lei, isso causa estupor, pois não agindo como manada, não seguem o prescrito pela bestialidade do momento. Favreto vai pagar caro pelo seu ato de defesa da lei. Já começou a pagar ontem com a divulgação de seu telefone particular por um irresponsável jornalista e podem esperar por punições. Tenho lembranças de outro juiz, paulista e dele nunca mais ouvi nada, o Fausto de Santics, que tempos atrás andou peitando os donos do poder paulista, o tucanato e o banqueiro Daniel Dantas. Eis algo dele: https://www.conversaafiada.com.br/…/juiz-que-prendeu-dantas…. Temo pelo futuro do Favreto, pois como é sabido até pelas pedras do reino mineral, vivemos momentos de plena anormalidade política institucional e os atos prevalecendo sob todos os demais são os de exceção. Ele ontem foi grandioso, sabia dos riscos e pagou pra ver. A parcela da população ainda sensata, não envolvida com as falácias golpistas precisa e muito lhe dar o devido apoio, não permitindo punições insufladas por essa doentia mídia massiva brasileira.
A secundarista Ana Julia encheu de orgulho o país.


Escrevo isso e relembro duas capas da revista Carta Capital onde dois corajosos, gente do povo, pessoas simples como nós ali estão e por causa da coragem dos seus atos. A primeira foi a menina paranaense, a então estudante secundarista Ana Júlia. Eis algo lindo do pós pronunciamento na Assembleia Legislativa Paranaense: https://brasil.elpais.com/…/28/polit…/1477657388_783213.html. Virou notícia nacional, esteve no palanque de Lula em Curitiba e continua na cancha de luta. A capa de Carta Capital foi um momento auspicioso, desses de real valorização do que fez, como fez e dos motivos de ter feito.
Ela enfrenta os golpistas como poucos.
A outra capa é a desta semana, com a advogada nordestina Raquel Souza e a manchete “Uma advogada desafia os entreguistas”. No sub título: “Autora de 90% das ações contra o desmanche da Petrobras, Raquel Souza barra as vendas das subsidiarias e campos de petróleo e impede 60% da privatização pretendida”. Ele faz o que todos nós deveríamos fazer em nosso campo de ação, ou seja, arregaçou as mangas e lutou, enfrentou o leão à unha. Ela é advogada dos sindicatos dos petroleiros e com sua iniciativa dá um exemplo para todos nós, o de que algo ainda é possível, basta querer e ir fazer. Ele fez e continua fazendo. Já antevejo a capa da revista para a próxima semana com o juiz Favreto e algo assim na manchete: “Em fim um juiz desafia a insanidade nacional”. São quatro exemplos grandiosos e para sempre imortalizados. Sonhei com eles todos nessa noite, numa convulsão mental, onde não dormi direito, me fizeram até levantar no meio da noite e ir anotando algo para essa escrevinhação. Como gosto de gente assim, corajosos.
Que fim terá levado Luiz Francisco?


E, por fim, a pergunta que não quer calar: que fim terá levado o procurador da época do governo FHC, o Luiz Francisco Fernandes de Souza, perseguidor implacável dos malversadores em sua época. Foi calado, contido, relegado a um segundo plano e nunca mais dele se ouviu nada. Por onde andará? Será esse o mesmo destino do juiz Favreto?



MAS QUE DIA É MESMO HOJE?
O FERIADO DO GOLPE NÃO CONCRETIZADO

Hoje é 9/7 e em todo estado de SP, feriado estadual. Desde que me conheço por gente veneram a Revolução Constitucionalista de 1932, uma que libertaria os paulistas do jugo do ditador Getúlio Vargas e tornaria SP independente. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento. Qualquer professor de História desmonta essa farsa num piscar de olhos. Os paulistas foram insuflados pela sua elite cafeeira, uma que via seus interesses sendo contrariados e a partir daí, promoveram o levante no estado, tudo não para atender os clamores de liberdade, mas para ter seus privilégios garantidos. Foi uma grande vergonha nacional. Todos aqueles velhinhos que vi durante a vida toda comemorado a data, vestindo com esmero seus ternos nesse dia foram, de certa forma, enganados. Nunca lhes contaram a verdade. Sempre foram para as comemorações no dia 9 como se estivéssemos a comemorar uma REVOLUÇÃO, mas na verdade foram instrumentos de um GOLPE urdido pela elite paulista, os endinheirados de sempre, os que em todas as épocas de nossa história não pensam um só momento no povo e em suas reivindicações, mas só nas suas benesses. Um dia, lá na frente, quando formos muito mais sérios que hoje, ensinarão para nossos alunos o que de fato se deu em 32 e esse feriado cairá por terra. Nessa terra varonil, o povo é enganado desde sempre.
Esse só mais um belo exemplo. Pior que tudo, além de enganado, crendo estar lutando para libertar SP, mas o fazendo para tornar ainda mais rico e insano os algozes de sempre. Ainda bem não fomos vitoriosos. Dói muito rever as fotos antigas desse movimento, os paulistas entrincheirados e bravamente lutando, muitos morrendo nos campos de batalha, por algo que nunca tomaram conhecimento das verdadeiras intenções. Um pouco de História não faz mal a ninguém. Dói saber a verdade, mas ela não pode ser escondida ad eternum. Quem estava por detrás dessa tal revolução não possuía boas intenções e desmontar essa farsa é mais do que necessário, mesmo que o povo paulista venha a sofrer muito com isso, mas ele precisa entender a grande sacanagem feita sob seus costados. Igualmente o enganaram agora, no golpe de 2016, quando a mídia massiva, criminosa e irresponsável lhes vendeu uma verdade mentirosa dos fatos. Dilma/Lula, como sabemos, são os que menos possuem culpa na grande sacanagem nacional, uma destruindo o país dia após dia. E dessa forma, hoje, segunda, 9/7 ainda é feriado em SP. Uma vergonha, mas é.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK DA MENTIRA DO 9 DE JULHO:
Adilson Talon HPA foram realmente enganados, e, continuamos sendo enganados até hoje.

Carlos Norberto Osilieri dia 9 deveria ser lembrando como o dia da imbecilidade, onde os paulistas entraram em uma guerra onde não tinham nenhuma possibilidade de vitória e em 4 meses foram dizimados e humilhados pelas forças legalistas, já que eles eram os ilegais.

Ademir Elias Muito boa a reflexão meu caro Henrique Perazzi Aquino. A grande maioria dos paulistas e paulistanos não sabe e nem faz questão de se aprofundar na verdadeira história. E salve o MMDC!!!

Fabiana Rissato Tentativa frustrada de fazer voltar a República Oligárquica, por isso, uso sempre o termo "Revolução" entre aspas.

Henrique Perazzi de Aquino LI SEU TEXTO, GOSTEI MUITO E AQUI COMPARTILHO: "9 de Julho - Dia da "Revolução" Constitucionalista de 1932

Em 9 de julho, o Estado de São Paulo comemora o aniversário da “Revolução” Constitucionalista de 1932, que ocorreu devido à insatisfação de grupos paulistas com relação à política do Governo Provisório de Vargas. Como parte das oligarquias de São Paulo era considerada empecilho para a execução das reformas previstas pelo governo, Vargas excluiu tais grupos da administração, nomeando um interventor militar para governar o estado. Isso provocou intensa reação dos paulistas que organizaram campanhas pela constitucionalização do país e pela autonomia dos estados.
[VAINFAS,Ronaldo (et al)].

(...) Na história oficial, a "Revolução" Constitucionalista ficou como uma tentativa frustrada de fazer voltar a roda do tempo, para os idos da República Oligárquica, da política dos governadores, das atas falsas e da política do café com leite. A Oligarquia do café, nesta versão, resistia como podia ao Brasil moderno. (...) A versão paulista, é claro, era totalmente distinta, indicava um movimento pela constituição, pela democracia e pela liberdade, mas na verdade, os paulistas, queriam acima de tudo, garantir sua autonomia e independência em relação ao poder central. (...) [Fonte: Simon Schwartzman. “O sentido da Revolução de 32” Jornal do Brasil 6 nov. 1982].

Obs.: o termo revolução está entre aspas porque muitos historiadores não o consideram muito adequado para esse movimento, "pois não houve uma mudança no sentido de alteração das relações de poder ou qualquer coisa que significasse uma limitação no processo de desenvolvimento capitalista".
(Alexandre Hecker. professor de Hist. Contemporânea - Unesp)", de Fabiana Rissato.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK DA MENTIRA DO 9 DE JULH (2):
Dino Magnoni Paulista é uma espécie tão abestada, que criou um feriado para louvar a derrota, o couro que tomou, do restante do País!

Maria Salete Magnoni Hahahahahahahaha, boa!

João Winck Síndrome de Estocolmo

Roque Ferreira Viva o 9 de Julho, dia da luta operária !
Foi em frente a Fábrica Moinho Matarazzo, que o operário sapateiro José Martinez, foi assassinado pela polícia no dia 9 de julho de 1917. Era vitoriosa Greve Geral de 1917 que paralisou totalmente São Paulo, que colocou como central a questão social e do trabalho no Brasil, e que mais tarde seria consolidado na CLT.
O 9 de julho tradicional, que aprendemos na escola, é uma homenagem á chamada Revolução Constitucionalista de 1932, a revolta Paulista, descontente com o fim da política do café-com leite, que alternava São Paulo e Minas, na Presidência do Brasil.
Segundo o historiador José Luiz Del Roio, no livro “A Greve de 1917 - Os Trabalhadores entram em cena”, Editora Alameda, “‘a revolução de 32, foi uma tentativa de golpe para derrubar Vargas, fruto de outra ‘revolução’”, que nos dois casos, “foi uma briga das elites dirigentes. A burguesia preocupada em controlar o poder e assim manter seu privilégios.”

Matheus Versati http://obviousmag.org/coisas_de_dri/2018/greve-geral-de-1917-marco-do-movimento-operario.html
greve geral de 1917 no brasil

Jose Francisco Martins Parabéns . Excelente e esclarecedor. Texto
Revolução no Brasil nunca existiu. Sempre foram golpes e acordos Independência, República , etc...

Vanda Silvia Novelli Ótimo texto.

Matheus Versati Os pobres lutando a batalha dos ricos

Matheus Versati Pode compartilhar?

Josef David Yaari Excelente! Obrigado Henrique Perazzi de Aquino!

Marcia Nuriah Meu avo acreditava que tinha lutado por uma constituicao. E olha que ele estava na cavalaria do exercito.

Henrique Perazzi de Aquino "A Legião Negra - Por Oswaldo Faustino
9 de julho de 2018... 86 anos da data em que a oligarquia paulista irrompeu a Revolução Constitucionalista de 1932, que historiadores chamam de "a maior guerra civil da história deste País"... em apenas 87 dias, brasileiros mataram milhares de brasileiros... a estrondosa inferioridade numérica de combatentes fez com que inúmeros civis paulistas se alistassem voluntariamente... filhos e netos de ex-escravizados formaram a Legião Negra Paulista e foram lutar pelos interesses dos escravizadores de seus antepassados... nem a derrota, em 2 de outubro, impediu São Paulo de se declarar vitorioso... enganam-se os historiadores a guerra civil continua nas periferias das cidades e milhares de jovens negros e negras são as principais baixas, pelos interesses da mesma oligarquia e de seus apaniguados. Até quando?", transcrito do facebook de Juarez Xavier.

Mafuá do HPA disse...


COMENTÁRIOS FACEBOOK DA MENTIRA DO 9 DE JULHO (03):
Aparecido Ribeiro Como sempre, meia dúzia manobrando milhares de desinformados.

Ricardo De Callis Pesce A verdadeira revolução no Brasil foi a de 30, quando interrompeu-se o ciclo político do Café com Leite. O movimento de 32, como bem expôs o Henrique Perazzi Aquino, foi só uma tentativa de retornar ao "stato quo ante". Muitos paulistas, até hoje, não sabem que em 32 foram manipulados para fins espúrios. Mas a História deixaria claro que não seria a única vez.

Renato Bueno - 09 de julho de 1932 "a revolução da oligarquia paulista"

Carlos Souza - Perfeito

Vanda Silvia Novelli - Ótimo e esclarecedor texto.

José Francisco Martins - Revolução no Brasil nunca existiu. Sempre foram golpes e acordos. Independência, República , etc...

José Luis Portiolli - Conheci a história de uma pessoa que lutou nesta contra revolução, o pai deste numa atitude que hoje seria estranha, fez o filho alistar-se para agradar o seu patrão, cujo filho que participou das manifestações na capital, na hora H embarcou para a Europa a fim de "completar seus estudos". Sem treinamento, com armamento precário, um fuzil de fabricação francesa que desmontava a cada tiro, lutou, ele menciona que fez vigília em um cemitério onde estava os combatentes mortos, ao perceber que havia movimentos na lona onde estavam os cadáveres, levantou ela, qual não foi a surpresa que os corpos (há vários dias insepultos) estavam sendo devorados por ratos.
Outro depoimento foi de um antigo militante anarquista, que dias antes da eclosão deste movimento, vários militantes de sindicatos, partidos de esquerda foram presos.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE O JUIZ FAVRETO (01)
Cleide Portes - Extremamente importante que se leia esse texto. Parabéns Henrique Perazzi de Aquino.

Margarida Pais - Vcs que gostam de postar longos discursos, leiam com isenção de ânimo este. Vale a pena ler.