quinta-feira, 12 de julho de 2018

BAURU POR AÍ (154)


BAURU EM TRÊS MOMENTOS DISTINTOS E MUITO ESCLARECEDORES

1.) MOÇÃO DE APLAUSO NA CÂMARA DE BAURU É BOÇALIZADA - FAZEM VISTA GROSSA PARA DONA HILDA

Quando dizem pela aí ser essa atual Câmara de Vereadores de Bauru a mais surreal de toda sua história, alguns dizem existir exageros na afirmação, mas quando se vai conferir passo a passo o que ali ocorre, não só a confirmação, como a constatação da regressão daquela antiga Casa de Leis, hoje servindo com seus atos para boçalizar os procedimentos, ocorrências e os homenageados pelos atuais edis. As tais Moções de Aplauso são escolhidas a dedo para levantar a moral do vereador que a indica e pouco vale para realçar algo do homenageado. Por ali a maior representação de pastores evangélicos homenageados por metro quadrado da face da Terra. Bastou completar um ano de púlpito, pronto recebe a honraria, mas nada de ação social que o façam de fato serem merecedores de algo pomposo. A última foi uma piada. A PM faz seu trabalho nas ruas e em alguns casos são merecedores de rasgados elogios, em outros cumprem a obrigação, nada além disso. Muitos dos seus membros já foram homenageados, mas desta feita algo estranho. Um PM ganha a honraria por parar a viatura e ajudar uma idosa a atravessar uma rua. Ato louvável? Claro. Não só policiais fazem isso. Eu mesmo já o fiz, outros idem. Por ter vindo de um carro da PM, nenhum estranhamento, ou seja, natural quem se comova e ajude os semelhantes. Desta feita quem o fez ganhou Moção de Aplauso. Eis o link: https://www.facebook.com/fabio.manfrinato.9/posts/1196577517148815. A PM não precisa disso, a Câmara idem. Fico triste, pois enquanto isso, dona Hilda, do alto dos seus quase 80 anos, continua recolhendo o lixo reciclável do centro da cidade com seu carrinho de mão e nem é lembrada. Ela ajuda toda uma cidade a se ver livre do inservível e não a enxergam. Nenhum vereador, creio eu, nunca a enxergou e, portanto, ela nunca poderá ter o prazer de entrar uma única vez no recinto da Câmara de Vereadores com os seus e receber uma Moção de Aplauso. Algo dela: https://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=dona+Hilda. Eu não tenho nada contra o policial ter parado o carro e ajudado a senhora atravessar a rua, mas tenho muito a ver dos motivos de Bauru não enxergar e valorizar gente com dona Hilda.

2.) "VOU TRABALHAR PRO DÓRIA", ME DIZ UM AMIGO - DOU MINHA OPINIÃO
O desespero de causa dos sem trabalho e sem ter mais onde buscar fontes de renda só aumenta. A cada virada de esquina as histórias se repetem e sem saída, alguns buscam o que lhes restam de alternativas ainda possíveis nesses tempos mais que sombrios. O golpe e tudo o que veio depois dele fechou portas, lacrou possibilidades e estagnou o país, tornando os miseráveis ainda mais dependentes das migalhas desse cruel e insano sistema neoliberal predatório. Entendo o desespero de causa do amigo e quando me diz, diante de todas as portas fechadas, tendo que viver praticamente de favor, clamando até por um prato de comida, não tenho como lhe apunhalar e virar as costas. Sento com ele e tento dar minha modesta opinião:

- Veja bem, tanto eu como você sabemos muito bem o que representa esse João Dória na política. Ele não nos engana, aliás é muito transparente. Veio para fazer o serviço sujo da elite, um que não tem nenhuma dó de nós, os que lutamos por direitos coletivos e movimentos sociais. Tendo isso bem claro e diante de uma oferta de trabalho temporário na sua campanha política e da sua situação pessoal no momento presente, ao aceitar e começar a receber, poder continuar sobrevivendo com algum no bolso, vejo que poderia fazê-lo da seguinte forma. Faça o mesmo que ele faz conosco. Ele finge que defende os interesses do povo. Todos dizem isso, mas sabemos quem de fato o faz. Esse não faz, mas da boca para fora diz que faz. Mente. Minta para ele também, simples assim, vá lá e faça de conta que trabalhe. Na frente dos que lhe pagam seja um ótimo ator, desempenhe o papel a lhe render os cobres no final do dia, mas quando distante deles, continue a ser quem sempre foi. Estará conseguindo algum e ao ludibriar gente como ele, certamente não estará fazendo nada de tão errado. Errado mesmo é a situação vivida pelo país, com tudo pela hora da morte e o povo num mato sem cachorro. Tente ao menos agir dessa forma, para ser ao menos original e verdadeiro com o seu eu interior.

3.) ACORDO E COMO SEMPRE, NO PÁGINA 12, ALGO SOBRE O QUE ACABEI DE SONHAR - RICO NÃO PAGA SUA CONTA DO DAE
https://www.pagina12.com.ar/127866-el-rico-no-paga
Fui ontem a noite ver o lançamento da candidatura do amigo Roque Ferreira para deputado federal no próximo pleito eleitoral. Ele insiste e vê-lo defender seus belos argumentos é motivo suficiente para não sair da lida. No meio de sua fala algo a me fazer sonhar. Ele dizia, sem sei porque citou isso, mas minha mente se apropriou e sonhei com o tema. É sobre os grandes devedores de água de Bauru, os endinheirados que devem muito ao DAE - Departamento de Água e Esgoto e não pagam suas contas. Dizem que um dos maiores é a ARCO - Associação da Expo Bauru. Ele brinca: "Vai você, caro Nicola (e cita um dos presente) dever alguns meses e verá o que lhe acontece. Já os caras devem há anos e nem são citados. Por que isso acontece?". Bastou para virar sonho, ou melhor, pesadelo.

Acordo com os olhos esbugalhados e como faço toda manhã (vício bendito), não saio de casa sem ler a edição virtual do melhor jornal diário da América Latina, um ainda possível, o argentino Página 12 (www.pagina12.com.ar). Dentre outras coisas, algo sobre o motivo do meu sonho e a pergunta que não quer calar: Por que o pobre é obrigado a pagar sua conta e se não o faz tem o serviço sumariamente cortado e o rico, o que possui capital para pagar não o faz e nem molestado é? Como a resposta para isso não vou encontrar na mídia massiva bauruense, só mesmo na independente ou na isenta estrangeira, o faço e reproduzo para conhecimento de tudo, todas e todos. E novamente o assunto poderia voltar à baila. Por que mesmo, hem? Sendo os pobres maioria, daí outra pergunta, por que permitem isso?

Nenhum comentário: