quarta-feira, 28 de abril de 2021

CENA BAURUENSE (213)

 AS CENAS FISGADAS PELA AGUÇADA LENTE DE DESASSOSSEGADO MAFUENTO* *Confesso estar mais do que cansado de acompanhar as sacanagens dos atuais mandatários de Bauru - em todos seus escalões, daí sem paciência, hoje posto minhas "figurinhas", as fotos que junto pelas redes sociais como "Cena Bauruense" e aqui as publico intercaladas com escritos de gente conhecida, eles descrevendo algo da pouca vergonha em curso.

CENA 1 - postado em 28/04/2021: "Casarão da família Quaggio, nas imediações do Fórum, jardim Bela Vista, rua Casimiro de Abreu com a padre Anchieta, resistindo ao tempo, demonstração de ostentação, poder e até hoje, representando no meio de todas as demais residências no entorno, algo bem explícito no mundo capitalista: dinheiro. Foto extraída da página História de Bauru".

"Deplorável a declaração do general Braga Ramos quando confidenciou que foi se vacinar “escondido”. Justificou que “a orientação era ficar em casa”. Quem orientou? Um general de Exército não pode se submeter a uma situação de servilismo em um país onde quase 400 mil pessoas foram mortas vítimas da Covid", jornalista René Ruschell.

CENA 2 - postado em 26/04/2021: "Olhem o trampolim da piscina do clube Tirintan. Todo aquela floresta ao lado do posto da Comendador era o clube Tirintan. Qualquer pessoa que vivia na Vila Santista, no Terra Branca e até na Independência frequentou o Tirintan, e até casou lá. Hoje é uma floresta linda ao lado de uma das avenidas mais cheias de carro de Springfield", com esse texto e foto, Luís Paulo Césari Domingues descreve o que ainda resta de antiga e famosa piscina, que nos meus tempos de moleque era a festa de muitos da minha idade. Assim como outra, a Recreio, essa na região da avenida Nuno de Assis, ambas populares, acabaram sucumbindo e despareceram ao longo dos anos.

"Dialogo com a bonita que entrava nos meus posts enchendo o saco :
Eu - "Meu Deus, o Brasil é o país que mais está morrendo gente."
A gado bolsonarista: claro que não, você precisa olhar proporcional a população, não em números absolutos.
Eu"Meu Deus, o Brasil é um dos países que menos vacina!”
Bolsonarista: claro que não, você precisa olhar número absoluto, não proporcional a população.
Eu:Vc não lê as noticias?
Ela -"cala a boca comunista, não vejo noticias da globolixo e desses jornais do mundo que querem derrubar o capitão!
Ainnn eles tem que postar o numero de curados! Fica ai só falando dos que morrem, todo mundo vai morrer um dia, tem que reabrir tudo, a economia não pode parar!"
É isso gente...", cabeleireira Bia Bassan.

CENA 3 - postado em 24/04/2021: Não existe como generalizar em nenhuma questão, muito menos nessa envolvendo o trabalho de voluntários e da categoria dos profissionais da Saúde, todos muito requisitados neste período de pandemia, daí, inconcebível querer associar o caso isolado de uma servidora terceirizada no Posto de Saúde da Vila São Paulo fornecendo vacina para quatro parentes próximos, todos fora da fila, como retrato de algo acontecendo por todos os lugares. Continuo botando muita fé em todos os servidores da Saúde e casos isolados ocorrem em todos os setores e não degeneram o todo.

"A Prefeitura fez B.O para a enfermeira que vacinou os familiares. Mas não fez contra Médicos que ganhavam sem ir trabalhar", bacharel em Direito Pedro Valentim.

CENA 4 - postado em 21/04/2021: Por muito tempo foi considerado como a "Jóia da Coroa", dentre as preciosidades pertencentes a Prefeitura Municipal de Bauru, mas com o passar dos anos, muitos preferiram tratá-la com o devido descaso, enfeitiçados pelo "canto da sereia", apregoando como solução o Estado Mínimo e dane-se se os preços da água para os usuários subiriam desmedidamente, pois em alguns casos, isso é o que menos conta quando dessas intrincadas negociações.

"Conceito de Bolsonarismo: Bolsonarismo é uma doença de caráter neurodegenerativo, que afeta o sistema nervoso causando agressividade, além de provocar danos incisivos ao córtex pré-frontal, comprometendo capacidades cognitivas como senso crítico ou noção da realidade.
A doença apresenta também danos no lobo temporal, afetando a capacidade auditiva.
Isso alimenta tendências a acreditar em teorias fúteis como terraplanismo e geocentrismo.
O contágio se dá através de contatos com notícias duvidosas (fake news) e os maiores meios de transmissão são por WhatsApp e Facebook.
Alguns sintomas incluem: Olavismo; Irritabilidade; Falso nacionalismo; Falso moralismo; Ignorância; Negacionismo; Terraplanismo; Cinismo; "tendências fascistas e defesa irrestrita
da violência"; destruição de conceitos eticos; insanidades;
É o fim da racionalidade...", psicóloga aposentada Rose Maria Barrenha. 

CENA 5 - postado em 20/04/2021: Em foto de minha lavra do ano de 2016, mas com certeza, tudo ainda no mesmo lugar, o busto do patrono da praça Machado de Mello, diante da estação da NOB. Lembro dela neste dia, pois ontem foi o Dia do Índio e um dos que mais dizimou silvícolas nestas terras foi o homenageado, o que dá nome à praça, quando na qualidade de recrutador, diria, contratador para a limpeza das áreas por onde iria circular a ferrovia, sendo também predador no que se pode dizer da pior espécie, referência e lembrança.

"Episódios que ocorreram em 5 cidades diferentes em 1 semana. Chego representando servidores públicos municipais e peço reunião com Prefeito. Gabinete enrola, desrespeita e nega acesso. Aí a gente vê duplas de engomadinhos sendo recebidos enquanto aguardamos, sendo representantes de empresas. Escuto da secretária no atendimento sempre a mesma pergunta: "de qual empresa?". Na sala de espera sempre as mesmas revistas sobre as pautas das empresas e das elites. O "Estado é o comitê de negócios da burguesia". Bem aula prática mesmo. Rs. Enfim. Hoje solicitei reunião e ouvindo sempre a mesma pergunta: qual empresa? Eu respondo: empresa Tortorella Mandl! Dito e feito. Reunião feita! Na próxima falarei que sou de um empreendimento comercial... rs. Virá até um cafezinho... rs", advogado campineiro Alexandre Mandl.

CENA 6 - postado em 19/04/2021: Adoro recados subliminares, feitos para intimidar, ainda mais quando são interrompidos e não se sabe o seu teor por inteiro, como nessa inscrição num muro na rua Saint Martin, quadra de cima da avenida Rodrigues Alves. Que será poderia acontecer com quem se arriscasse a escalar o muro e adentrar lugar tão enigmático? Fosse moleque, 50 anos atrás, pularia o muro só para me certificar do que se trata...

"Começou, enfim, a CPI do Genocídio. Não sem muita trapalhada. Um juizeco de 1a instância, por uma liminar, proíbe Renan Calheiros de assumir como relator. Teve seus 5 minutos de fama. TRF -1 cassa a liminar. Flávio Bolsonaro, depois de uma fala bem irônica sobre a participação das mulheres na CPI, sugere que esperemos a vacinação...ou a pandemia passar...francamente!", polícia civil aposentada Claudia Lucciola.

CENA 7 - postado em 14/04/2021: Avenida Nuno de Assis, muito perto da praça da Bíblia, ao lado da quadra de esportes para pessoas com necessidades especiais, onde um dia foi uma quadra de esportes de grupo nipônico, depois abandonado e hoje um dos tantos locais abrigando moradores em situação de rua. Numa rápida circulada pela cidade, lugares abandonados com esse, possuindo algum tipo de cobertura, passaram a ser disputadíssimos, abrigando grupos ou famílias inteiras, numa clara demonstração do aumento da pobreza.


"Começou, enfim, a CPI do Genocídio. Não sem muita trapalhada. Um juizeco de 1a instância, por uma liminar, proíbe Renan Calheiros de assumir como relator. Teve seus 5 minutos de fama. TRF -1 cassa a liminar. Flávio Bolsonaro, depois de uma fala bem irônica sobre a participação das mulheres na CPI, sugere que esperemos a vacinação...ou a pandemia passar...francamente!", advogado Márcio Machado.

CENA 8 - postado em 13/04/2021: Amiga me envia a foto, tirada ontem à noite num posto de combustível, marca Ipiranga, avenida Nuno de Assis, quando num paredão ao fundo a faixa denuncia o rumo político ideológico de seu proprietário, na defesa de onde investe sua força e disposição.

"A Anvisa não liberou a vacina Sputinik porque age tecnicamente e é muito responsável com a saúde da população, mas libera mais de 400 agrotóxicos por ano e alguns que não são aceitos em nenhum outro país do mundo. (...) "Que país é esse onde um ministro vai tomar vacina escondido? Que país é esse em que o ministro da Economia quer que as pessoas vivam pouco pra poder consertar a economia?”, criticou o ex-presidente Lula #ForaGenocida - #Lula2022", ativista Lili Rocha.

CENA 9 - postado em 12/04/2021: Fiquei quase um ano sem passar diante da Unesp, na avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube e ali, até onde me lembrava, dois comércios bem atuantes, num deles um restaurante e noutro, o azul, uma casa de cópias, auxílio para os universitários e hoje pela manhã, a ingrata surpresa, ambos além de não mais existirem, estão com as edificações sendo colocadas abaixo e no lugar mais algo daquilo, o vazio urbano e essa dor pelas tantas perdas, dessas que nunca mais veremos.

"Brasil, o maior produtor de grãos e carnes e o povo morrendo de fome. O Agro é dinheiro nas mãos de poucos, o AGRO é fome", eletricitário aposentado Lázaro Carneiro.

CENA 10 - postado em 10/04/2021: Ontem à tarde diante do Posto de Saúde da Vila Cardia, a cena que se repete por todos os lugares, quando idosos são obrigados a esperar no sol, horas ali parados, até chegar sua hora de tomar a vacina. Para buscarem o benfazejo, ficam expostos, sem nenhum critério de olhar piedoso, à tudo que lhe é oferecido e da forma como lhe é disposto. Zelo por estes, só dos atendentes, quase nenhuma preparação prévia advinda dos organizadores, a Secretaria Municipal de Saúde.

"Queria entender esses parceiros metido a valentão que precisa impor sua “agressividade” para que de alguma forma se afirmar.
Falam “Se encosta no meu cachorro eu mato” mas não coloca água e nem limpa a sujeira dele...
Ou fala “Se olha para minha mina eu arrebento”, mas o mano não dá uma atenção para a própria mina.
“Se xinga a minha mãe eu quebro” mas não da uma atenção para a mãe,, não abraça ela e só reclama dela.
E no final só falam msm...", ativista anarquista e entregador Ifood Matheus Versatti.

Nenhum comentário: