O VEREADOR MEIRA TENTOU DEMONSTRAR DA INVIABILIDADE DO DAE, MAS HOJE ACABOU FAZENDO O CONTRÁRIO: DEIXOU CLARO QUE O MOTIVO NÃO É FALTA DE GRANA E SIM, FALTA DE INTERESSE EM VÊ-LO SOBERANO, ALTIVO E RESOLUTIVONa sessão semanal da Câmara dos Vereadores de Bauru, não vi como o momento mais importante a instalação da CEI - Comissão Especial de Inquérito, no caso das Contrapartidas, rejeitada pelo Baixo Clero dos vereadores, mas sendo obrigada sua implantação, por decisão judicial. Ver vergado o interesse destes tantos protetores dos interesses da atual alcaide, sempre é bom vê-los vergados e sendo obrigados a ter suas decisões contrariadas. A juíza Elaine Cristina Storino Leoni contrariou o procedimento frequente até então, o dos próprios vereadores regulamentarem a abertura de CEIs. No entendimento já consensual país afora, a Justiça somente ratificou a participação de todos os representantes do povo nessa iniciativa. Se a CEI vai dar algo contra os interesses estabelecidos, difícil, mesmo quando a maioria deles age contra o prescrito da legislação, porém, algo deve ser levado em consideração, o Baixo Clero, a maioria com menos poder de fogo de importância na Casa de leis, quando se juntam, passam a ganhar todas, daí, os próximos passos serão dos mais interessantes.
Enfim, vi a presidência da Casa tendo que instaurar a CEI, mesmo contrariando como algo já previsto, daí, nenhuma novidade. Instaurar é uma coisa, dar em algo, bem outra. Porém, sem tempo para assistir a sessão por inteira, me reservo a comentar uma das falas, a do vereador coronel Meira, que como de vezes anteriores, investiu pesado contra o DAE como autarquia pertencente à Prefeitura Municipal de Bauru. Ouvi atentamente sua fala, a citação dos índices, os percentuais todos, mas nenhum deles me convenceu, pois a conta é simples e não foi feita pelo coronel vereador. Ele, mesmo diante de tantas evidências em contrário, já decidiu seu voto pela privatização e entrega da autarquia para a iniciativa privada, daí, junta argumentos para convencer incautos.
Reafirmo, convence somente incautos e desprovidos de entendimento lógico, pois do contrário não dá para comprar a ideia da entrega de tão rentável autarquia para a iniciativa privada. O próprio coronel em sua fala, demonstra isso, o da alta quantidade de valor arrecadado e do quanto de grana entra nos cofres municipais advindos não só de arrecadação. Ele demonstrou isso, fazendo até questão de citar os valores todos e foi justamente aí, que deixou bem evidente do principal motivo pela não privatização. Explico. A justificativa do vereador é a de que, não existe vontade política de fazer o DAE funcionar a contento, pois mesmo com muita grana não fazem o que tem que ser feito. Em toda sua fala, reafirmando sempre este ponto, o de como várias administrações, mesmo diante de todas possibilidades de fazer o DAE vingar e voltar a ser a "Joia da Coroa", fizeram sempre exatamente o contrário. Ou seja, o problema não é falta de recursos e nem de incompetência, mas de falta de vontade política de ousar fazer o que tem que ser feito.
Entendi assim a fala do Meira: nenhuma das últimas administrações teve vontade de ver o DAE realmente trabalhando para a cidade, sendo, fazendo e acontecendo. Demonstra como poderia tudo ter ocorrido diferente e diz textualmente, da incompetência, má vontade e por causa disso é a favor da privatização. Pois é exatamente por causa disto que sou contra a privatização. Se existe grana suficiente para reverter a situação do DAE e as administrações não o fazem, por que então entregar tudo para que um empresa o faça? Primeiro, também não farão e só ganharão muito, sem melhorar nada. Vão é piorar, aumentar o preço da água e prejudicar ainda mais o consumidor. O que falta, algo simples, ao meu ver é apontar os erros, demonstrar quem age contra os interesses do DAE, mostrar dos motivos de todos seus administradores até então terem agido contra o próprio patrimônio e deste forma, aliado aos seus trabalhadores, buscar uma solução, sob pressão, fazer com que na indicação de quem o dirige, seja colocado alguém capacitado e corajoso para fazer o DAE funcionar a contento. Este o momento de ser dado nome aos bois, apontar quem são os que atrasam e empacam o DAE, o fazem patinar e causar tantos danos para a cidade.
Se como disse o vereador, o DAE poderia ter agido diferente, este o momento, antes que o desgrassem, apontar seus erros e ir em busca do acerto, do caminho correto e sendo conduzido por gente não só capacitada, mas também com coragem de lutar contra as adversidades impeditivas dele vingar. Meira não me convenceu com seus argumentos favoráveis à privatização, creio eu, nem a ele próprio, pois pelo que entendi, pode mudar de posição se algo for feito. Pois que este algo comece a ser feito neste momento, com os trabalhadores, através do Sinserm, o sindicato da categoria, começando a produzir uma séria denúncia sobre tudo o que ocorreu até hoje, tornando o DAE improdutivo e incompetente. E sendo mostrado o outro caminho. Existindo algo muito forte e consistente neste sentido, existe uma grande chance do DAE ser salvo. Aposto nisso.
LOGO DEPOIS...
RAFAEL SANTANA DE LIMA CORROBORA O QUE JÁ HAVIA ESCRITO COM:
"VEREADOR MEIRA/ENERGIA FOTOVOLTAÍCA - ( E MÁ GESTÃO DO D A E ).VEREADOR MEIRA FALOU NA SESSÃO HOJE COM MUITA PROPRIEDADE SOBRE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PELO DAE, QUASE "50 MILHÕES", E A POSSIBILIDADE DE COMPRAR NO MERCADO LIVRE ECONOMIZARIA 30%, E A FOTOVOLTAÌCA, QUE PROPORCIONARIA ATÉ UM SUPERÁVIT PELO DAE.
POIS BEM...APRESENTEI INSISTENTEMENTE VIA SAGRA, PEDI Á ALGUNS VEREADORES, FOI QUESTIONADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A UM ENGENHEIRO DO DAE PELA VEREADORA ESTELA, MANDEI E-MAIL PRO DAE SOBRE O PROJETO DE FOTOVOLTAÍCA, QUE SERIA IMPLANTADO NO ASSENTAMENTO HORTO AIMORÉS, NO QUAL 10% DO SUPERÁVIT SERIA DESTINADO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR, ATÉ MESMO UM ENGENHEIRO ELÉTRICO DA SECRETARIA DE OBRAS SOLICITOU PARA QUE ME ACOMPANHASSE NA APRESENTAÇÃO DO PROJETO AO EXECUTIVO, IRIA ARGUMENTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FOTOVOLTAÍCO.
SABEM O QUE ACONTECEU...NADA...ASSIM CAMINHA BAURU, FALTA VONTADE POLÍTICA E O PIOR " VONTADE DE TRABALHAR ".
Obs. deste mafuento HPA: Não é uma questão de defender o Meira, longe disso, mas mer atentei, assim como o Rafael, para algo simples: O DAE tem conserto, a fala do Meira demonstra isso, mesmo ele sendo a favor da privatização. Falta, neste momento, uma administração que defenda o DAE e o coloque à serviço da população, fazendo o que tem que ser feito para que volte seus olhos para a cidade, com gestores qualificados no seu comando. Mas, para isso ocorrer, precisa em primeiro lugar, a administração municipoal querer, pois o DAE é uma autarquia municipal e está sob o comando de quem foi eleito para administrar a cidade. Se este (a) é contra, daí só mesmo com muito sangue, suor e lágrimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário