segunda-feira, 30 de setembro de 2024

CENA BAURUENSE (256)


NO ÚLTIMO DIA DE SETEMBRO, CENAS SEGUNDO MINHA VISÃO DA CIDADE ONDE MOR0
01. Publicado em 22.08.2024: Local marcante em minha vida, tempos idos, quando voltava pra casa com meu Palio branco, documentos em atraso e na rua prof. Durval Guedes de Azevedo, lateral da Nações Unidas, na curva bem diante da Amantini Veículos, o receio de se deparar com um comando policial. Por ali, sempre acontecem e não existe como retornar. Era o mesmo que fazer roleta russa: atalho bem antes, trecho bem mais longo ou seguir, sem possibilidade de escapar. Prender a respiração e contar com a sorte. Numa dessas paradas, carro já identificado, eu no aguardo do guincho, crio o maior problema, quando por mais de meia hora fico ali observando os que são parados e digo ao comandante da operação: "Tenho que te dizer, mas só param carros velhos, como o meu. Novos passam todos incólumes". Subiram o tom comigo, mas era pura constatação, observação feita num dos locais onde mais ocorrem os tais comandos na cidade de Bauru. Até hoje, passando pelo local, inevitável as lembranças.

02. Publicado em 24.08.2024: Desde que me conheço por gente, tempos idos, quando morei na vila Falcão, sempre vi placa nesta casa, rua Carlos de Campos, quadra 6, depois da FEB/Bombeiros, vendendo mel. E ela continua por lá, mesmo hoje um tanto apagada. Resistir é preciso.

03. Publicado em 26.08.2024: Na ponte no rio Bauru, começo da rua Inconfidência, junto da avenida Nuno de Assis, trecho onde dizem que a água, antes bostenta, está limpa - transparente já está - e daí, vejo já instalado um pneu sob cordas, para balanço sobre as águas.

04. Publicado em 28.08.2024: Essa é a bucolidade da praça localizada nos altos do Parque Vista Alegre - popularmente conhecido como PVA -, junto da EE Madureira, onde em tempos idos, anos 70, cursei alguns anos do então Ginasial. Morava perto da Baixada do Silvino, junto ao rio Bauru e então, subia e descia diariamente, fazendo sol ou chuva, frio ou calor, o desfiladeiro até chegar exatamente neste local, onde aos fundos, está localizada a escola, ainda funcionando quase que do mesmo jeito e maneira. Inevitável passar por ali e não me vir à mente lembranças intensas de tempos que já vão se esvaindo da mente, devido passagem do tempo, porém, algumas permanecem, dessas que nunca mais se apagam, como a de encontros, alguns inconfessáveis, mesmo depois de tantos anos - coisas de moleque safado -, tudo sendo rememorado com certo prazer e contentamento, enfim, sobrevivi, assim como a praça, ambos antes mais pujantes, belos e hoje, meramente dando continuidade a sua existência. Seguimos, eu, a praça e a escola, assim como a eterna subida que nos trazia para os bancos escolares. Hoje, suaria um bocado na tal subida e talvez, despencasse na descida, não conseguindo mais frear, pois as pastilhas de meu freio de mão estão um tanto desgastadas.

05. Publicado em 29.08.2024: Na parede frontal da Escola de Samba Estação Primeiro de Agosto, a lembrança de seus artífices, os que dignificam sua história, tudo registrado bem na sua fachada, deixando bem claro quem faz e acontece por ali.

06. Publicado em 02.09.2024: Diante de tão poucas bancas de revistas de rua ainda abertas, vendo mais essa fechada, junto da paróquia católica na Comendador Martha, vem junto de triste notícia: seu proprietário está adoentado e segundo dizem, provavelmente suas portas dificilmente serão novamente levantadas.

07. Publicado em 03.09.2024: Muitas vezes conhecemos a maioria das edificações pela sua fachada, a parte frontal. Neste caso, mostro como é o outro lado, o detrás de edificação residencial localizada na quadra 4 da Rua Primeiro de Agosto.

08. Publicado em 05.09.2024: A Prefeitura Municipal, administração da incomPrefeita Suéllen Rosim incentiva pinturas ecológicas nas duas praças ladeando a USP - Universidade de São Paulo e ambas são retocadas, pintadas com cores e dizeres pela luta da ecologia. Nesta, numa das pontas, a Praça Universitária, algo a realçar a reinante hipocrisia. Num canto dela, num pequeno entrave haviam três imensas árvores, derrubadas sem piedade com a justificativa do solo debaixo do asfasto estar oco. Foram sacadas e no lugar um coqueirinho, já na praça dizeres da luta ecológica, algo um tanto distante dentro das hostes de quem possui o tacão e, principalmente, o facão. Constatem, com poucas chances de erro, a Bauru de hoje é recordista no corte desmedido de árvores.

09. Publicado em 06.09.2024: Ficamos meses, algumas vezes até anos, sem um circo dar o ar da graça em Bauru, porém, neste exato momento, dois dos bons aqui se encontram e, estranhamente, muito próximos, um na Jorge Zaiden, outro na Nações Unidas. Nos dois extremos da foto, luzes das duas tendas embelezam a noite.

10. Publicado em 08.09.2024: Junto ao trevo de saída do Gasparini, no acesso junto da rodovia, patrocinado por uma loja de bebidas ali instalada, uma vez por mês, neste domingo, funcionou um imenso aparato, com cobertura para degustação no local, assados de costela, girando numa taquitrana inventada por eles e funcionando muito bem. Impossível não atrair a atenção dos passantes, primeiro pelo cheiro, depois pelo visual de ver a carne girando debaixo do escaldante sol. Fácil adivinhar o que fiz e depois, uma conversa para saber se aquilo ocorria todo domingo e a resposta: "Deu sorte, passou justamente no domingo do mês. Quem veio hoje, tudo bem, agora só no mês que vem".

11. Publicado em 09.09.2024: Essa edificação na esquina das ruas centrais de Bauru, a Virgilio Malta com Ezequiel Ramos é muito bonita e me lembra algo como ter sido construída para abrigar um banco. Não consigo me recordar disto, porém lembro dele funcionando por anos como restaurante e agora, nessa foto noturna, todo iluminado uma academia de ginástica. São desses que, possuem história e pelo já vivenciado, devem ser reverenciados e ter sua trajetória revivida. Enfim, o que foi ali mesmo antes do restaurante? Minha memória anda fraca. Tento vasculhar no passado, mas não consigo lembranças a me desvendar a incógnita.

12. Publicado em 11.09.2024: Na dificuldade de se deparar com alguém lendo nas ruas, quando isso ocorre eu paro o carro e vou lá tirar uma foto. Hoje pela manhã, na quadra 24 da rua Gustavo Maciel, ela estava ali, quietinha no seu canto e fazendo o que? Lendo. Divina cena.

13. Publicado em 13.09.2024: 
O brasileiro adora tanto futebol - mais que tudo -, a ponto de pintar toda a fachada de sua residência com as cores de seu time coração, como aqui vemos em residência no Geisel, numa pracinha, bem junto de onde, anos atrás ocorria os ensaios da Escola de Samba Águia de Ouro.

ALFINETADA (245)


NO DIA DO FERROVIÁRIO, A MALHA FÉRREA BAURUENSE FENECE A OLHOS VISTOS
No Brasil em duas datas é lembrado e comemorado o Dia do Ferroviário. Hoje, 30 de setembro uma delas. Bauru teve um dos mais importantes entroncamentos ferroviários deste país e hoje o que se vê estacionado um sua malha férrea é o que foi criminosamente sucateado desde a privatização da ferrovia. Lastimável o cenário, como este, vislumbrado de muitos carros, vagões e locomotivas abandonadas, da avenida Nuno de Assis para dentro da ainda área ferroviária. Uma data sem nada a ser comemorado, pois até um dos maiores Museus Ferroviários deste país, mesmo com atividades esporádicas, se mantém fechado ao público por todo o período do mandato da atual alcaide, Suéllen Rosim, sem perspectivas de reabertura. Tudo abandonado nos trilhos, dois sindicatos praticamente definhando por falta de sindicalizados e um museu que não reabre. A data não poderia ser mais triste para uma cidade onde a ferrovia foi uma das maiores impulsionadoras de seu progresso.

"É muito triste ver a Ferrovia morrer! Se eu estou aqui em Bauru é graças a Ferrovia ! O meu avô Jorge Alves de Mello seus irmãos e a minha Bisavó Luisa Barreto de Albuquerque Maranhão vieram do Rio de Janeiro para trabalhar na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil! Aqui a família fincou raízes tudo isso graças à Ferrovia!", Dirceu Mosquetti Junior.

GENTE DA GENTE APOIO LAGO VEREADOR (8)
Maringoni Gilberto, para nós bauruenses, o eterno Beto Maringoni, mestre não só de Relações Internacionais, onde atua, mas muito mais pelo seu inconfundível traço, presente em variadas publicações. Maringa bateu asas e hoje reside em Sampa, de onde escreve e se posiciona ao lado de todas nossas questões, nacionais e principalmente latinas. Mais que um ser pensante. Diria mesmo, um ser pulsante. Pois bem, assim sendo, não se mostra indiferente quando a questão é a necessária renovação dos postulantes para a vereança na cidade. Crava seu apoio com contundente depoimento para Claudio Lago.

Eis o link da gravação: 
https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/545775507972541

GENTE DA GENTE APOIO LAGO VEREADOR (9)
Ricardo Santana é jornalista atuante aqui na região de Bauru. Formado pela Unesp, atuou em vários órgãos, inclusive o Jornal da Cidade. Hoje, presta Assessoria de Imprensa e dignifica a atuação do Sindicato dos Jornalistas, em atuação regionalizada em pról dos interesses destes trabalhadores. Sua opção pela defesa e engajamento da campanha de Claudio Lago foi algo natural, concebido por estar envolvido na luta empreendida por este e da necessidade de posicionamento mais firme, propositivo e realmente fiscalizador do Poder Legislativo lpvs. Com seu firme depoimento de apoio, a explicitação da certeza da necessidade da mudança.

Eis o link da gravação: 
https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/988510203290120

GENTE DA GENTE APOIO LAGO VEREADOR (10)
Osvaldo Marmitao Batista trabalhou como bancário todo seu tempo com carteira assinada e numa instituição não mais existente, o BANESPA. Desde essa época conheceu um militante do seu sindicato da categoria, Claudio Lago, este atuando na época no Banco do Brasil e já se tornando um líder sindical na cidade de Bauru. A amizade vem desde essa época e foi só se solidificando com o passar dos anos. Ela perdura até hoje e neste momento, o hoje conhecido pelo apelido dos seus tempos de banco, Marmitão, se reencontra com o velho amigo e decide não só votar nele, mas ajudar, dar o seu quinhão de contribuição para solidificar sua campanha. Se incorpora ao time de militantes petistas e desde então se dedica em tempo integral, de corpo e alma na campanha. Sua explicação para fazê-lo é bem simples, Claudio representa tudo aquilo que o trabalhador necessita, desde as condições de estar em seu lugar de forma digna, segura e sem falsidade. Depois, alguém com um passado de lutas, todas essas na defesa de algo bem consistente, de alguém em busca de um país menos desigual, mais justo e com o trabalhador valorizado. Osvaldo e Claudio se reencontram e estão novamente juntos, dessa vez numa luta pela conquista de uma vereança liberta de amarras. Ele deixa isso bem claro em seu depoimento de apoio.

Eis o link da gravação: 

domingo, 29 de setembro de 2024

FRASE DE LIVRO LIDO (206)


R$ 5 REAIS CADA LIVRO NO SEBO DO BAU - A PROMOÇÃO CONTINUA
O Roberto quer reformular o Sebo do Bau, ali na Treze de Maio, pouco acima da Rodrigues Alves. Para tanto, está vendendo desde a semana passada todo seu andar inferior por módicos R$ 5 reais. Muitas preciosidades, raridades, bastando a pessoa ter tempo para garimpar, vasculhar estantes. Eu indico e ao invés de escrever, o faço com fotografias...
Eis o link de pequeno bate papo com o querido Roberto, tentando se reiventar:
https://www.facebook.com/100000600555767/videos/pcb.9091676484195613/1204748424123248


GENTE DA GENTE APOIO AO LAGO VEREADOR (5)
Sant'Anna Zanin M Cristina sem palavras. Ótimo para dar ânimo neste domingo. Contundente e elucidativo, dos motivos do empenho por eleger Claudio Lago vereador.
Impossível não se emocionar ao ouví-lo. Ela, uma contundente advogada, membro atuante da ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, tem vida muito ativa em todos os quesitos sociais e com seu emocionante depoimento, algo para renovar e recarregar baterias. Eis o link da gravação: 
Aqui o depoimento do professor Cido, geógrafo , membro atuante da AGB - Associação Geógrafos do Brasil, esposo da também professora, a peruana Rosio, entendida em Patrimônio Histórico. Seu depoimento de apoio volta no tempo e relembra de Claudio Lago, dos tempos quando defenestraram João do Crime do Sindicato dos Bancários. Ou seja, está na lida e luta faz tempo, sendo que, nunca arredou - e nem arredará - pé de suas convicções. Adivinha por que essa quantidade de militantes o segue e o querem como vereador em Bauru? Um depoimento a explicitar bem disso tudo. Eis o link da gravação: 
GENTE DA GENTE APOIO LAGO VEREADOR (7)
Wellington Jorge Braga DE Oliveira é um quase aposentado, após tantos anos atuando como Agente Penitenciário e hoje vice-presidente do sindicato de sua categoria. No movimento sindical conheceu Claudio Lago e hoje, ciente do papel a ser desempenhado por um vereador com suas característivas dentro do Legislativo municipal, presta irrestrito apoio, declara seu voto e explicita seus motivos. Dá gosto ouvir algo descrito dessa forma. Isso é o que nos move. Eis o link da gravação: 

sábado, 28 de setembro de 2024

RETRATOS DE BAURU (294)


FRAGMENTOS, INSTANTES PRECIOSOS DE UMA CAMPANHA QUE POUCO DESCANSA
Na lida, luta, disputa e ocupando espaços...
HPA, terminando a semana, últimos dias da disputa, com energias renovadas e coração na ponta da chuteira. Acreditando na real possibilidade de um vereador como Claudio Lago na Câmara de Vereadores de Bauru. 

GENTE DA GENTE APOIO LAGO VEREADOR (2)
Maria Cecilia Campos é DEZ. Nós aqui, parte considerável da militância verdadeiramente ativa do PT Bauru, todos do DNA Petista Bauru temos Cecília como eterna guru, espécie de conselheira mór, nossa socióloga sempre de plantão, até para aplacar nosso ímpeto. Não poderíamos estar melhor acompanhados e desta forma, cientes dela ao nosso lado e compreendendo melhor que todos tudo o que se passa por aqui nas hostes da esquerda, quando ela declara seu voto, seu apoio e sua consideração por Claudio Lago, pode ter certeza, é algo realmente auspicioso, valoroso e destas coisas sem preço, neste mundo coisificado e com tudo precificado. Quem a conhece não a esquece jamais e além de tudo, melhor companhia não há. Sua serenidade a todos conduz, a todos embala e se assim decidiu, tendo declinado seu apoio e voto em Lago, por que iríamos contrariar? Nem argumentos teria par tanto. Ou seja, com um apoio destes, vamos longe, pois onde Maria Cecília Campos estiver, a certeza absoluta, sem frustração, sem decepção de ser o caminho certo e a escolha mais acertada. Eis o link da gravação: 
https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/1576980839865778

GENTE DA GENTE APOIO LAGO VEREADOR (3)
Jesus Francisco Garcia é sindicalista de velha cepa, ainda em atuação e já tendo atuado mundo afora pela Federação dos Eletricitários. Acumulou experiência e sempre atuou em sua cidade, junto a luta em prol da defesa dos interesses dos trabalhadores. Petista de longa data, participou junto de Claudio Lago e tantos outros, de todas as lutas reivindicatórias. Hoje, natural estar envolvido, novamente com Lago, agora quando este tenta chegar a vereança, numa tentativa de levar um autêntico trabalhador para o Legislativo . Ele diz da importância de ter alguém como Lago por lá. Eis o link da gravação: 

GENTE DA GENTE APOIO LAGO VEREADOR (4)
Ivana Spetic Selva batalhou uma vbida inteira em Sampa como metroviária. Quando retorna a Bauru, monta seu espaço de podologia, bem junto do estúdio do grande Silvio Selva. Os Selva sempre foram de luta e posicionamentos aos lado de Lula, da esquerda e, neste momento, não podia ser diferente, estão mais do que unidos e contribuindo muito na campanha eleitoral de Claudio Lago vereador. Eles sabem muito bem do que a Câmara precisa neste momento. Em seu depoimento de apoio isso fica muito claro. Eis o link da gravação: 

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

COMENTÁRIO QUALQUER (253)


GENTE DA GENTE APOIOS CANDIDATURA LAGO VEREADOR BAURU (01)
CELSO ZONTA
Começamos com o professor Celso Zonta na noite de hoje, com seu contundente e retumbante DEPOIMENTO DE APOIO pra candidatura vereador de Claudio Lago em Bauru. A partir de amanhã, sábado, 28/09 e até o último dia de campanha serão três por dia.
Vamos compartilhar e multiplicar essa ideia. Rumo a vitória.

Essa história precisa ser melhor contada. Essa campanha está sendo tão bem recebida, tão cheia de bons e valorosos apoios, que não podem permanecer contidos, ocultos e sem virem à tona. A ideia foi minha e a coloquei em execução no dia de hoje. Serão ao longo destes dias, os restantes de campanha, publicados ao longo dos dias e com solicitação para serem compartilhados, espalhados por aí com o vento, chegando para tudo quanto é lugar.

Em primeiro lugar, reafiormo e confirmo aqui, a campanha segue altiva e muito ativa nas ruas, principalmente na periferia da cidade, nas portas de lojas, supermercados, empresas, entidades públicas e tudo o mais, ou seja, estamos gastando sola de sapatos, expondo nossa cara, apresentando nossa proposta e dizendo, deixando claro a que viemos, dos motivos de aqui estar, representando o que e dos motivos deste grupo, o Núcleo de Base DNA Petista, ter decidido tempos atrás definir um nome, o do Claudio Lago, para nos representar. 

Não vamos abrir mão disso. Essa nossa primeira tarefa. Outro dia, encontrei com um amigo num corredor de supermercado e lhe disse dessa necessidade que, todo possuem, de preencher espaços virtuais, com nossa propaganda e de como ainda estamos insipientes neste quesito. Ele, que é do ramo, me disse, ser isso muito importante, mas disse também, sermos nós, os da velha guarda, adoradores de algo feito uma vida inteira, que é o contato pessoal, a conversa e o encontro com o cidadão, onde ocorre a exposição de ideias. Fazmos algo pela internet, me dizia, mas não devemos nunca abdicar deste rico contato com o semelhante. Sim, ele é primordial e se o fizemos uma vida inteira, não será agora que o abandonaremos.

Portanto, estamos nas ruas e também buscando um nicho que sabemos temos muita penetração. Existe na cidade de Bauru um segmento que vota com a esquerda. Ele foi bem representado em algumas de nossas últimas eleições. Estes todos, estão plugados na internet e quando recebem algo vindo do lado de cá, estarão atentos e com o visualizado, temos a certeza, além de receber algo bem latente desta caminhada, poderá decidir seu voto. Essas gravações, com depoimentos de apoio de gente conhecida da vida urbana bauruense foi pensado neste sentido.

Começar com o professor aposentado da Unesp Bauru e também Doutor em Psicologia, Celso Zonta foi também de caso pensado. Ele muito nos representa e com ele, o pontapé inicial em mais uma iniciativa de campanha. Serão pessoas conhecidas de todos nós e aqui expondo dos motivos de estar com Claudio LAGO neste momento. Acompanhem, espalhem, compartilhem, multiplique e confirme. A disputa está acirrada, dura, porém, temos a certeza, o Lago tem uma bela proposta, tem currículo, tem história, quer muito mudar e fazer política sem envolvimentos outros com quem quer que seja, que não a intransigente defesa dos interesses dos trabalhadores, sempre voltado para uma ação concreta junto dos movimentos sociais. Estou aqui por causa disto, conheço Lago e vamos compartilhar ideias de outros, todos acreditando e apostando suas fichas nele, nessa coletiva proposta de ter na Câmara de Vereadores alguém diferente, ousado, fiscalizador de fato, que denuncia e na hora do voto não o faz junto de quem até então criticou. Ou seja, o que faz não é da boca pra fora.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

CARTAS (233)


DEPOIMENTO PESSOAL
PORQUE ESTOU JUNTO DE CLAUDIO LAGO NA SUA BUSCA POR SER VEREADOR EM BAURU
Respondo e não o faço como se perguntado a mim e sim, eu explicando dos meus motivos para acreditar e estar ao lado de Claudio Lago, agora candidato a vereador na cidade de Bauru e pelo PT.

Para mim, tudo tão simples. Acompanho e estou ao lado de Lago há algumas décadas. O conheço muito bem e posso, realmente e tão somente, colocar a mão no fogo por este meu amigo. Não o faria e não faço isso por ninguém que deixe a desejar, mas Lago possui algo a diferenciar muitos dos que já vi e vejo militando, como se fossem esquerdistas ou defensores das causas sociais. Pra gente conhecer bem uma pessoa se faz necessário um pouco de convivência e a possuo. Escrevo com propriedade.

Não convivi com ele no seu tempo de Sindicato dos Bancários e nem nos tempos quando atuou nas hostes do Banco do Brasil. Em ambos os lugares teve atuação exemplar. Pelas histórias que ouço, em todas, inegável, marcou uma época. Ele foi um dos protagonistas da queda do dito João do Crime, então presidente do Sindicato dos Bancários. Foi um período mais que histórico em Bauru e ele foi, não só testemunha, mas protagonista dessa bela história de resistência. Sua formação política se deu a partir daí, não mais arredando pé da lida e luta em prol da defesa do interesse dos trabalhadores. Tem passagens memoráveis neste e nos períodos posteriores.

O conheço pelo idos do começo dos anos 2000. Ele chegava com uma baita bagagem e acabamos nos tornando amigos. A primeira vez que o revejo foi numa manifestação, creio que na Esquina da Resistência, ele junto de seu outro irmão, Paulo Lago. Ambos, bravos lutadores, vidas entrelaçadas e dedicadas a uma casa, a social e transformadora. Fomos nos aproximando pouco a pouco. Passei a conviver, a partir dali, com um ícone na história de luta desta cidade.

Estevemos juntos a partir daí em tanta coisa juntos. Dilma sofreu um golpe e estávamos nas ruas. Em toda injusta perseguição a Lula estávamos colocando a cara a tapa. Quando os índices de rejeição ao PT e Lula estavam baixíssimos, devida ao trabalho insano de criminalização atingiram índices altos, nunca abdicamos de defender as injustiças. Padecemos juntos por causa dessa abnegada e corajosa luta. Lembro de um dia no SESC, show do Chico César, o cantor fazendo um show contido, quando eu e Lago levantamos uma faixa no meio do público, a "Não vai ter golpe". Chico botou seu lado mais forte pra fora, cantou a plenos pulmões e nós dois, fomos defendidos no meio da turba, por alguns poucos.

Devo ter ido para Curitiba acompanhar a saga de Lula pela reconquista de seus direitos, pelo menos umas quatro vezes. Enfrentamos de tudo, inclusive cercos na estrada. Na cidade, nunca nos vergamos e estivemos em todas manifestações e protestos. Acompanhamos tudo do lado de dentro do furacão. E em Bauru, enquanto muitos se aquietavam, Lago nunca se amedrontou. Foi e é um bravo guerreiro. Dentro do PT, a luta sempre foi árdua, pois ciente por todos, como foi conduzido durante muito tempo, numa forma onde foi feito de tudo e mais um pouco para impedir o surgimento de novas lideranças. Quem detinha o poder, no caso a vereadora Estela Almagro, no seu período comandando o PT, sempre teve Lago e este HPA como fortes críticos.

Nunca corcordamos com a condução do partido na cidade. Vivenciamos fatos horrorosos, como o pleito municipal, quando também se lutava por candidatura própria e o partido teve como seu representante um tal de Almirates. Inexplicável, algo ainda ser contado em detalhes, pois nem tudo ainda é do conhecimento público. Quando o grupo do qual faço parte, o do Núcleo de Base DNA Petista conseguiu conquistar o DM - Diretório Municipal, pouco depois descobrimos, foi uma Vitória de Pirro, pois com o partido tendo 50% compondo duas alas, pouco a pouco, quem deteve o poder por longo tempo foi conquistando adeptos e nem reuniões foi possível realizar, pois fizeram de tudo e mais um pouco para o partido não possuir vida.

Este grupo, que tudo fez para o partido não andar, nessa eleição, quando o PT nacional opta por uma Federação, que supostamente facilitaria o entendimento entre ditos progressistas, a mesma pessoa que travou o partido, se junta ao PCdoB e a uma nova composição do PV, feita só para consolidar o que estava sendo urdido, dão as costas para a direção local, que havia decido por Candidatura Própria e optam por colocar em prática uma explícita traição. Com Gazzetta, depois Crepaldi, depois novamente Gazzetta; Lago, o DNA Petista e boa parte dos militantes do PT não aceitaram o que estava sdendo imposto. Ou seja, Lago em nenhum momento aceitou a trama. A denunciou desde o princípio e quando foi consolidada, opta por continuar sua luta.

Essa continuidade se deu, por decisão também do DNA Petista, chegar a vereança. Com o PT tendo amplas possibilidades de eleger dois representantes se faze necessário alguém como Lago lá. Primeiro por não aceitar fazer acordos com a parte contrária, no caso o desGoverno da atual alcaide, Suéllen Rosim. Inadimissível um vereador do PT gritar contra os desmandos e na hora de votar o fazê-lo ao lado dos interesses da alcaide. Este um dos principais motivos para se colocar Lago lá. Com ele lá, isso não será mais possível. E Lago possui, sendo confirmado pela sua trajetória, bagagem suficiente para ser um ótimo fiscalizador do Poder Executivo, algo também pouco exercido pelos vereadores atuais. Não basta ter um mandato com aparência de defesa dos interesses da população, mas sim, em todos os momentos, inclusive no momento das votações. Com Lago, acordos como o que inviabilizaram a candidatura própria e permeiam a hoje definição do nome na disputa, não serão possíveis.

Eu me alonguei e escreveria muito mais. Tenho a mais absoluta certeza, Lago está preparado para ser vereador. Em seu mandato, toda e qualquer decisão, terá que ter a anuência do Núcleo de Base que o norteia. Tudo terá como princípio a defesa dos interesses populares. Lago é Lula, é o algo novo, transformador e realmente realizados, com muita transparência e sem nenhum possibilidade de algo ser votado em desacordo com o precito da justiça social. Inadmissível o exercício para usufruir de benesses públicas. Eu sigo ao lado de Lago, pois ele não me decepciona. Vejo como atua, sei como o faz e o danado incomoda exatamente por causa disso, ele representa aquilo que tanto buscamos dentro do PT, algo perdido ao longo do tempo e com ele sendo reconquistado. Daí, por causa disto tudo, tenho a mais absoluta certeza, Lago é o melhor candidato hoje pra o exercício da vereança em Bauru. 

Dos 350 postulantes, sei outros são também possuidores e imbuídos do mesmo currículo. Eu fico com ele, pois o conheço. Me dedico nessa campanha, eu e muitos outros, todos atuando de forma voluntária, sen nenhuma remuneração, mas por acreditar ser possível termos alguém como ele na Câmara de Vereadores. Sou um militante petista, acredito no que faço, luto por algo transformador, coloco a cara à tapa e desta forma, escolho e divulgo, LAGO É O CARA.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

FRASES (249)


"A POPULAÇÃO PODE FICAR TRANQUILA" e "TEM GENTE QUE É TÃO SEM IDEIA, QUE ACABA ROUBANDO IDEIA DE OUTRO"
Essas duas frases entre aspas do título deste meu curto texto são da autoria da nossa alcaide, intitula por mim, como IncomPrefeita Suéllen Rosim. Nem preciso entrar em detalhes dos motivos de assim denominá-la, pois se existe alguém, levando uma administração na flauta, flanando descaradamente e surfando em lives, horrendas aparições onde expõe um jeito abominável de governar algo público. Porém, como vivemos tempos de plena distorção, desde valores como conceitos, quem age na contramão, hoje é visto como o que melhor conduz um veículo desgovernado.

As duas lapídares frases foram proferidas e ouvidas por mim na campanha eleitoral. Na primeira, toda vez que ouço alguém a repetindo, lembro de Túlio Maravilha, um centroavante do Botafogo carioca que, antes da partida começar, inquerido sobre o que teria pela frente, dizia sempre em alto e bom som: "Pode deixar comigo". Nem sempre dava certo. Túlio ao menos marcava muitos gols, mas Suéllen marca mais contra, porém, continua na crista da onda.

Quando ouvi a segunda frase, primeiro quase caí da cadeira, depois soltei sonora gargalhada e só depois fui me dar conta da clara intenção de engambelar tudo, todas e todos. Essa frase foi proferida quando afirma irá levantar o tal Hospital Municipal, que é um grande bobagem. Primeiro, porque não iurá resolver nosso problema da Saúde. Resolverá sim o do Kassab, pois certamente ele estará por detrás dessa grandiosa obra, depois, a danada não resolve os problemas mais que urgentes dos nossos Pronto Socorros, UPAS e tudo o mais, falta de leitos nos hospitais já existentes e ainda quer inventar. Sabe-se que, joga pra galera, mas essa ainda acredita, sem ao menos questioná-la da viabilidade de algo tão surreal, ou seja, mais um elefante branco, que não deve sair do papel e se sair, só deixará nossa cidade mais pobre, pois os recursos serão utilizados de forma nada justificável.

Suéllen é uma espécie de PIADA PRONTA, porém, segue iventando obras que não sairão do campo das ideias e se sairem, triste sina a desta cidade, onde a Saúde está nas mãos de um grupo político dos mais surreais em toda sua história. O legado que herdaremos disso tudo, o que sobrará de contas a pagar dessa esdrúxula aprovação de R$ 3,5 bilhões nos bolsos dos bauruenses, será algo penoso, lembrado por muitas décadas. Por fim, se as ideias da alcaide são essas, imagino a fumaça que sai de sua cabeça quando bola perversidades como a deste hospital. Resolver o problema da Saúde, isso nem pensar, pois pelo que se sabe, navega em outros mares. E mais, quem seria o louco de roubar uma ideia tão sem pé nem cabeça como essa?

Escrevo isso e mereço comentário de VANESSA BORGES TEIXEIRA: "eu sinto um RANÇO ENORME ao vê-la e principalmente ouvi-la e, juro, não acredito como esse gado está hipnotizado por essa coisinha. O Hospital não tem verba no Orçamento pro próximo ano, mas no metaverso ele já deve estar em construção!!".

RALINHO, O MONSTRO DAS FRASES CURTAS
Reúno aqui algumas das frases escritas pelo amigo Ralinho, também conhecido como Luiz Manaia, o mestre das baquetas desta terra pouco varonil. No final, constataremos juntos, o danado, além de dominar o instrumento mais barulhento que conheço, também craque na construção de frases lapidares, curtas, porém, poderosas:
- "Não tem mais frente fria, agora é só frente frita!".
- "É tipo assim: o da Chiara e do Raul, temos o telefone fico. O da Suéllen, é aquele 0800".
- "Com a prisão de Gustavo Lima, surge uma nova vertente, o Sertanejo Penitenciário".
- "O Dr Raul, tem um carisma de um feriado que cai no domingo".
- "Descobri uma dica boa pra ansiedade! No mês que vem qeu conto".
- "O Datena, não teve pena!".
- "Chiara vai trazer água do rio BAuru, Raul do Tietê e Suéllen das Cataratas do Iguaçu".
- "O que falta pro Raul e pra Chiara é uma sobrancelha igual a da Suéllen".
- "Pelamor, que tempo seco! Tá faltando humildade no ar!".
- "O X foi banido do Brasil, agora só pode usar ch. Exemplo: Chou da Chucha".
- "Eu já vi muito escroto babaca, mas igual esse Pablo Marçal, nunca!".
- "Por enquanto, o único ouro do Brasil é aquele que Bostonaro levou pra vender em Miami".
- "Estava eu no mercado hoje, com minha boina, quando alguém se aproxima e diz: O sr é artista né? Respondi: Sim, por que? Ele: O senhor tem cara de pintor de quadro".
- "Pobre EUA, um sem memória que podia tá no asilo e outro sem vergonha e agora sem orelha, que podia tá no hospício!".
- "Parabéns a Inglaterra e a França pelas eleições! Fora fascistas".
- "A coisa tá começando a ficar JÓIA".
- "A impressão que dá desses últimos quatro anos é que terceirizamos Bauru para um empresa de Birigui".
- "Calçada se varre, não se lava! Pelamor, tenha consciência".
- "Lira dá folga de uma semana aos 513 deputados irem as festas juninas! É a saidinha de São João".

O cara não para. É uma atrás de outra, ou melhor, uma melhor que a outra. A sequência cronólogica é detrás para frente. Muito bom, né!!!. Antonio Augusto Ferraz comenta dele: "O Ralo é denso e consistente! De ralo não tem nada!".

RAVENGAR, NÃO O BRUXO DA NOVELA, MAS O DE NOSSA ALDEIA, SE FOI...
Inesquecível o papel do ator Antônio Abujamra no papel do bruxo Ravegar na novela "Que Rei Sou eu?". Tempos depois, um bauruense, fazia uso das ruas desta aldeia com muita propriedade e pela transformação ocorrida em seu visual, desleixado, porém soberano, acabou por incorporar a mesma alcunha. Era um sujeito reservado, muito culto, amante da boa música e de todos que o conheciam, nenhum consegue tecer algum comentário desairoso. Circulava pelo centro velho bauruense com muita desenvoltura. Um soberano, igual o Ravengar, também icorporado pelo Abujamra.

Este daqui se foi e de uma forma, a mais natural dentre os solitários. Esses desaparecem e quando alguém de dá conta, vai procurá-lo e o encontro já em estado de decomposição. Ele circulava pela aí e depois se recolhia aos seus aposentos, onde solitariamente vivia e fazia suas coisinhas. Não era de inportunar ninguém, mas dias atrás andou reclamando de sua saúde. Hoje, quando já está enterrado, passa a ser mais uma dessas pessoas imortais para os sonhadores e os que gostam de tocar suas vidas na contramão, ou pegando ônibus errado, navegando em mares com ondas icertas e destinos inusitados.

Pouco sabia dele, mas o que sei me é sufiente para admirá-lo e me lembra dele eternamente como um dos tantos resistentes desta pouco varonil cidade. Um dia ainda irei concluir meu livrinho com os tais personagens desta cidade, aqueles pelos quais todos um dia devemos dar ouvidos, olhar com mais atenção e se possível, se achegar. Escreverei dos ainda vivos e de alguns que se foram, hoje lendas vivas. Tenho algo de memória de muitos destes, coisinhas poucas, com algumas fotos, a maioria tirada por mim, onde quero, com a publicação, impedir que caiam no esquecimento. Ravengar é um destes. Se for consultar seus poucos amigos de fato, me cobtaram algo mais, dessas coisas que, se soubesse antes, teria dele se aproximado em vida. Tudo a gente deixa passar. Eu demoro demais para se aperoximar de algumas pessoas e quando penso nisso, o tempo já as levou para outras paragens.

Ravengar me faz pensar nisso tudo. O amigo e dono de sebo Aran Carriel posta dele algo aqui compartilhado: "Caramba, RAVENGAR m0rr3u: o sonho de ir pra nossa Santos acabou
Encontrei ele semana retrasada, me disse estar meio doente com "tosse ou gripe". Agora é a luta pra achar algum familiar ou mais próximo desse verdadeiro #outsider das ruas bauruenses; tive minha paciência empática reconhecida por ele, q visitava direto a #extincaodiscos: as conversas breves refletiam nossa solitude urbanoide, cada um ao seu modo bem particular. Assim fomos amigos.
*O #contato na segunda foto é pra quem tiver informações da família/relacionados".

terça-feira, 24 de setembro de 2024

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (134)


BEIRUTE – SOCORRO !!!!!
Estou de volta a 1975!
Naquele ano, meu pai, libanês que emigrou para o Brasil aos 20 anos, já havia falecido e não viu a violência de 1.975.
Naquela ocasião, ainda triste com o falecimento de meu pai, pensei:
- Pelo menos ele não está vendo essa violência toda em sua terra!
Só sei que sempre penso em Beirute. Na destruição, na morte de jovens, mulheres e crianças.
O cinismo do governo de Israel é algo que nunca vi em minha vida!
E a Globo, no JN, quando fala do Hezbollah, coloca o adjetivo, “grupo extremista” Hezbollah. Mas quando fala de Israel, fala como se Benjamin Netanyahu fosse um governante normal, sem qualquer adjetivo de extremista ou terrorista.
O que posso dizer?
Que Beirute não está sangrando em vão.
Quando vejo as bombas caindo, quando vejo as chamas, as crianças, a destruição de bairros inteiros, tento pensar que tudo isso não será em vão.
Tento pensar que seus muros destruídos, seus prédios abandonados, a fuga de seus habitantes, a morte e assassinato de inocentes não pode ser em vão.
Talvez eu tenha encontrado o que me faz completo – você, Beirute.
Não te conheço Beirute.
Minhas irmãs e irmão foram te conhecer há alguns anos, e eu não pude ir junto.
Mas senti, como se estivesse com eles lá, o abraço que deram nos dois carvalhos, árvores frondosas em Baabdath, aldeia próxima a Beirute, onde nasceu meu pai, e onde ele contava que brincava à sombra dos dois carvalhos.
Mas sou apenas humano. Não sou culpado, Beirute!
Vejo seus muros, suas balas, suas lágrimas, Beirute!
Não quero te fazer chorar, quero curar as marcas de uma guerra eterna, mas sou apenas humano.
Penso que alguma coisa terá que acontecer para tirar Benjamin Netanyahu do governo de Israel e um acordo de paz ser alcançado.
Não sei mais o que dizer!
Michel Labaki
24/09/2024

PRAGA - SERÁ?!?
A MEDIEVAL CIDADE DE PRAGA, FOI FUNDADA NO SÉCULO IX
*Boa noite Amigos, saúdo-vos cordialmente e convido-vos a desfrutar desta bela, maravilhosa, magnífica e espetacular Fotografia do Céu numa noite chuvosa Caminhando e percorrendo as ruas depedrada, as casas antigas e ao fundo vislumbra-se a Catedral na linda e Fantástica Cidade de Praga*
Praga é a Capital da República Checa e da Região da Boêmia. Situada nas margens do Rio Moldava, tem aproximadamente 1,2 milhões de habitantes, tornando-a a cidade mais populosa do país e a sétima da Europa Central.
A Área Metropolitana de Praga tem uma população de 1,9 milhões de habitantes. Sua beleza e património histórico fazem dela uma das vinte cidades mais visitadas do mundo.
País: República Checa
Capital: Praga
Subdivisões: 12 distritos
Outros nomes: A Cidade das Cem Torres, a Cidade Dourada, a Mãe das Cidades, o Coração da Europa.
Lema: «Praga Caput Rei Público æ»
«Praga: Capital da República»
Coordenadas: 50°05′00′′ de latitude norte 14°25′00′′E / 50.083333333333, 14.4166666667
Fundação: século IX
Superfície: Total 496 km2
Altitud: Média 399 m s. n. m.
Clima: Continental Húmido
Curso de água: Rio Moldava
População: Total 1'362.106 habitantes
Densidade: 2500 Hab/Km2
Área Metropolitana: 2.300.000 habitantes
Gentilício: Praguense
A cidade de Praga foi fundada no final do século IX, tornando-se uma das capitais mais importantes da Europa nos séculos VIII e IX.
Antiga Capital do Reino da Boémia e da Checoslováquia, no S6lo XX sofreu os efeitos das Duas Guerras Mundiais e da Ditadura Nazi.
Depois da Segunda Guerra ficou dentro da esfera da influência soviética. Após a Revolução de Trrciot e a Queda do Muro de Berlim, a cidade se adaptou à economia de mercado.
Praga, cujo Capacete Histórico foi Declarado Património Mundial pela UNESCO em 1992, é considerada uma Cidade Global de «Classe Beta+», na Altura de Roma, Atenas ou Berlim.
Atenciosamente
Oscar Javier Victoria Galeana

A EXPERIÊNCIA DE ROGER COM OS LIVROS E O QUE ISSO TROUXE DE MELHORIAS PARA SUA VIDA
"Cheguei às categorias de base do clube aos 17, no segundo grau do colégio. A tendência para um garoto nessa situação é focar totalmente no futebol. No entanto, duas pessoas foram fundamentais para que o estudo não saísse dos meus planos. E isso me ajudou bastante ao longo da minha carreira.

Uma das minhas irmãs mais velhas, a Lena, é formada em Letras, professora de francês. A pessoa mais insistente que conheço. Sempre que eu ia viajar com a delegação para algum campeonato, ela colocava um livro no meio dos uniformes que eu levava para a concentração.

Toda vez era isso. Eu cheguei a perder a paciência com ela.
— Ô, Lena, tu colocou um livro na minha bolsa de novo?
— Bah, vai que dá vontade de ler…
— Poxa, tu sabe que eu não tenho o hábito da leitura. Não vou ler.
— Quem sabe um dia atrasa o voo, atrasa o ônibus, a viagem é longa, tu pega e sente vontade de ler…
Te disse que ela era insistente, né?

Mas não é que um dia o ônibus atrasou, o avião não saiu no horário e… Eu peguei o livro… E comecei a ler… E não parei mais. Virei o cara que os guris do time olhavam e diziam: “Lá vem o Roger, com o livro na mão”. Eu sempre estava lendo alguma coisa no tempo livre. No aeroporto ou na concentração, na fase boa ou na fase ruim, eu mergulhava nos livros como se fosse a coisa mais importante do mundo. Eles eram meu ponto de fuga do ambiente de pressão que envolve o esporte de alto rendimento. 

A insistência da Lena valeu a pena. O hábito da leitura, esse gosto pelo acúmulo de conhecimento, me transformou em um jogador mais consciente da minha profissão, do aspecto social do futebol e das oportunidades que eu havia conquistado através dele. Também me tornou mais crítico do que acontecia à minha volta.

Esse conhecimento tu quer dividir com mais gente. Hoje, como treinador, outro hábito que eu tenho é o de presentear meus atletas com livros. Digo a eles que, quando tu abre um livro, tu abre uma janela para o mundo. E a cada janela que tu abre, tu enxerga o mundo de um jeito diferente.” – Roger Machado. #ArquivoTPT