quinta-feira, 26 de setembro de 2024

CARTAS (233)


DEPOIMENTO PESSOAL
PORQUE ESTOU JUNTO DE CLAUDIO LAGO NA SUA BUSCA POR SER VEREADOR EM BAURU
Respondo e não o faço como se perguntado a mim e sim, eu explicando dos meus motivos para acreditar e estar ao lado de Claudio Lago, agora candidato a vereador na cidade de Bauru e pelo PT.

Para mim, tudo tão simples. Acompanho e estou ao lado de Lago há algumas décadas. O conheço muito bem e posso, realmente e tão somente, colocar a mão no fogo por este meu amigo. Não o faria e não faço isso por ninguém que deixe a desejar, mas Lago possui algo a diferenciar muitos dos que já vi e vejo militando, como se fossem esquerdistas ou defensores das causas sociais. Pra gente conhecer bem uma pessoa se faz necessário um pouco de convivência e a possuo. Escrevo com propriedade.

Não convivi com ele no seu tempo de Sindicato dos Bancários e nem nos tempos quando atuou nas hostes do Banco do Brasil. Em ambos os lugares teve atuação exemplar. Pelas histórias que ouço, em todas, inegável, marcou uma época. Ele foi um dos protagonistas da queda do dito João do Crime, então presidente do Sindicato dos Bancários. Foi um período mais que histórico em Bauru e ele foi, não só testemunha, mas protagonista dessa bela história de resistência. Sua formação política se deu a partir daí, não mais arredando pé da lida e luta em prol da defesa do interesse dos trabalhadores. Tem passagens memoráveis neste e nos períodos posteriores.

O conheço pelo idos do começo dos anos 2000. Ele chegava com uma baita bagagem e acabamos nos tornando amigos. A primeira vez que o revejo foi numa manifestação, creio que na Esquina da Resistência, ele junto de seu outro irmão, Paulo Lago. Ambos, bravos lutadores, vidas entrelaçadas e dedicadas a uma casa, a social e transformadora. Fomos nos aproximando pouco a pouco. Passei a conviver, a partir dali, com um ícone na história de luta desta cidade.

Estevemos juntos a partir daí em tanta coisa juntos. Dilma sofreu um golpe e estávamos nas ruas. Em toda injusta perseguição a Lula estávamos colocando a cara a tapa. Quando os índices de rejeição ao PT e Lula estavam baixíssimos, devida ao trabalho insano de criminalização atingiram índices altos, nunca abdicamos de defender as injustiças. Padecemos juntos por causa dessa abnegada e corajosa luta. Lembro de um dia no SESC, show do Chico César, o cantor fazendo um show contido, quando eu e Lago levantamos uma faixa no meio do público, a "Não vai ter golpe". Chico botou seu lado mais forte pra fora, cantou a plenos pulmões e nós dois, fomos defendidos no meio da turba, por alguns poucos.

Devo ter ido para Curitiba acompanhar a saga de Lula pela reconquista de seus direitos, pelo menos umas quatro vezes. Enfrentamos de tudo, inclusive cercos na estrada. Na cidade, nunca nos vergamos e estivemos em todas manifestações e protestos. Acompanhamos tudo do lado de dentro do furacão. E em Bauru, enquanto muitos se aquietavam, Lago nunca se amedrontou. Foi e é um bravo guerreiro. Dentro do PT, a luta sempre foi árdua, pois ciente por todos, como foi conduzido durante muito tempo, numa forma onde foi feito de tudo e mais um pouco para impedir o surgimento de novas lideranças. Quem detinha o poder, no caso a vereadora Estela Almagro, no seu período comandando o PT, sempre teve Lago e este HPA como fortes críticos.

Nunca corcordamos com a condução do partido na cidade. Vivenciamos fatos horrorosos, como o pleito municipal, quando também se lutava por candidatura própria e o partido teve como seu representante um tal de Almirates. Inexplicável, algo ainda ser contado em detalhes, pois nem tudo ainda é do conhecimento público. Quando o grupo do qual faço parte, o do Núcleo de Base DNA Petista conseguiu conquistar o DM - Diretório Municipal, pouco depois descobrimos, foi uma Vitória de Pirro, pois com o partido tendo 50% compondo duas alas, pouco a pouco, quem deteve o poder por longo tempo foi conquistando adeptos e nem reuniões foi possível realizar, pois fizeram de tudo e mais um pouco para o partido não possuir vida.

Este grupo, que tudo fez para o partido não andar, nessa eleição, quando o PT nacional opta por uma Federação, que supostamente facilitaria o entendimento entre ditos progressistas, a mesma pessoa que travou o partido, se junta ao PCdoB e a uma nova composição do PV, feita só para consolidar o que estava sendo urdido, dão as costas para a direção local, que havia decido por Candidatura Própria e optam por colocar em prática uma explícita traição. Com Gazzetta, depois Crepaldi, depois novamente Gazzetta; Lago, o DNA Petista e boa parte dos militantes do PT não aceitaram o que estava sdendo imposto. Ou seja, Lago em nenhum momento aceitou a trama. A denunciou desde o princípio e quando foi consolidada, opta por continuar sua luta.

Essa continuidade se deu, por decisão também do DNA Petista, chegar a vereança. Com o PT tendo amplas possibilidades de eleger dois representantes se faze necessário alguém como Lago lá. Primeiro por não aceitar fazer acordos com a parte contrária, no caso o desGoverno da atual alcaide, Suéllen Rosim. Inadimissível um vereador do PT gritar contra os desmandos e na hora de votar o fazê-lo ao lado dos interesses da alcaide. Este um dos principais motivos para se colocar Lago lá. Com ele lá, isso não será mais possível. E Lago possui, sendo confirmado pela sua trajetória, bagagem suficiente para ser um ótimo fiscalizador do Poder Executivo, algo também pouco exercido pelos vereadores atuais. Não basta ter um mandato com aparência de defesa dos interesses da população, mas sim, em todos os momentos, inclusive no momento das votações. Com Lago, acordos como o que inviabilizaram a candidatura própria e permeiam a hoje definição do nome na disputa, não serão possíveis.

Eu me alonguei e escreveria muito mais. Tenho a mais absoluta certeza, Lago está preparado para ser vereador. Em seu mandato, toda e qualquer decisão, terá que ter a anuência do Núcleo de Base que o norteia. Tudo terá como princípio a defesa dos interesses populares. Lago é Lula, é o algo novo, transformador e realmente realizados, com muita transparência e sem nenhum possibilidade de algo ser votado em desacordo com o precito da justiça social. Inadmissível o exercício para usufruir de benesses públicas. Eu sigo ao lado de Lago, pois ele não me decepciona. Vejo como atua, sei como o faz e o danado incomoda exatamente por causa disso, ele representa aquilo que tanto buscamos dentro do PT, algo perdido ao longo do tempo e com ele sendo reconquistado. Daí, por causa disto tudo, tenho a mais absoluta certeza, Lago é o melhor candidato hoje pra o exercício da vereança em Bauru. 

Dos 350 postulantes, sei outros são também possuidores e imbuídos do mesmo currículo. Eu fico com ele, pois o conheço. Me dedico nessa campanha, eu e muitos outros, todos atuando de forma voluntária, sen nenhuma remuneração, mas por acreditar ser possível termos alguém como ele na Câmara de Vereadores. Sou um militante petista, acredito no que faço, luto por algo transformador, coloco a cara à tapa e desta forma, escolho e divulgo, LAGO É O CARA.

Nenhum comentário: