sábado, 15 de janeiro de 2011

AMIGOS DO PEITO (47)

AMIGOS EM EFERVESCÊNCIA CRIATIVA: FAUSTO, MARCÃO E GONÇÁLEZ
1. Fausto Bergocce, meu parceiro num livro que estamos parindo juntos, ele na arte do traço e eu na escrita, sobre a história da cidade de Reginópolis, está hoje sendo homenageado num projeto inédito de resgate de Memória dos Artistas Gráficos Brasileiros. Todo sábado no auditório da Biblioteca de São Paulo (Parque da Juventude – Santana – Capital), um renomado artista gráfico prestará depoimento sobre sua vida, obra e sua técnica para o público presente. Tudo gravado e transcrito, gerando cadernos biográficos e Fausto deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada a um totem da fama dentro da biblioteca. Dentre alguns dos homenageados estão: Zélio, Luis Gê, Laerte, Elifas Andreatto, Maurício de Souza, Angeli, Ziraldo, Guto Lacaz, Chico e Paulo Caruso, Fausto e tantos outros. Gostaria muito de estar lá e poder abraçá-lo pessoalmente, fato que o farei só em 24/01, quando estaremos juntos em Reginópolis.
2. Marcos Paulo Casalecchi Resende, que um dia já foi torcedor do São Paulo e hoje é mais argentino que nunca está em estado de graça nesse final de semana. Cada vez mais rejeitado, escamoteado e isolado aqui em Bauru por causa de seus posicionamentos políticos, participa regularmente de grupos de estudo, discussões e ações com pensamento comunista e revolucionário na Grande SP. Sabe que por aqui não o convidam para mais nada, mas acaba de receber um Convite do grupo paulistano e estará participando nesse domingo em Buenos Aires, Argentina como palestrante de um Fórum de Debates contra o Neoliberalismo, como um dos representantes brasileiros. Com tudo pago pelos organizadores embarca hoje e como mino para esse dileto amigo, promete me recarregar com as versões impressas do diário Página 12, que ambos lemos diariamente via internet. Voltará mais argentino que antes.
3. Leandro Gonçález é um cartunista, desenhista, artista plástico, chargista e professor de desenho, radicado em Bauru há uns nove anos e hoje, além de tudo o que relatei (devo ter esquecido algo), estará no final do mês ministrando palestra no SESC Bauru, junto da amiga Jussara Lanzellotti, sobre a obra do pai desta, o mestre Lanzellotti. Os dois estão num contentamento de dar gosto e espalhando convites para lotarmos aquele auditório no próximo dia 27/01. Mas o gajo não pára e continua produzindo a todo vapor histórias em quadrinhos de cunho popular, o “Pau de Arara”, que está sendo vendida na Banca Pavan (Rua Primeiro de Agosto, quadra 6). Nesse número uma história em quadrinhos sobre Vlado e as torturas nos porões da ditadura (que a Folha SP insiste em denominar de ditabranda). No Pavan você encontra esse e o primeiro número. Edição para colecionadores.

OBS.: Amanhã tem Noroeste novamente em campo pelo Paulistão, lª Divisão, 16h, aqui em Bauru contra o Santo André. Concentração na Sangue Rubro e cervejamente (ou seria cervejante?) estarei presente, batendo cartão, com radinho de pilha e coração pulsando a mil.

5 comentários:

Anônimo disse...

Camarada Henrique envio saludos direto da querida argentina, estou a poucos intantes de iniciar o debate aqui na universidade e o fervor portenho aqui ja esta a mil.
abracos e aguarde o pagina 12 e outras lembrancas q o camarada merece.
hasta la victoria siempre

Marcos Paulo
comunismo em acao

Anônimo disse...

Conheci o Fausto quando este veio expor umas charges sobre a Copa do Mundo, acho que de 2004 e depois disso voltou sempre para Bauru. Você deve ter culpa disso, pois ficou amigo dele logo de cara. Vejo que ele lança sempre seus livros por aqui. Leio sobre isso no Jornal da Cidade e como sou de Pirajuí, ali pertinho da cidade dele, Reginópolis, fico contente em saber que estão escrevendo um livro juntos. Não se esqueça de que Reginópolis um dia pertenceu a comerca de Pirajuí. Sei da fama dele, que já trabalhou num monte de jornal. Parabéns a vocês e a ele mais ainda por estar gravando sua mão numa calçada da fama.

Pedro Prado

Anônimo disse...

Henrique

Li aqui, fui na banca do Pavan e comprei o fanzine. Guardo por saber de um resistente, pois foi feito em cópias ao estilo xerox, encadernadas pelo próprio autor e revendidas sem lucro algum, tudo pela divulgação do seu trabalho. Encontrei erros de ortografia, de concordância, que o autor, com um esmero maior poderá sanar. Seui traço e suas idéias são muito boas, parabén Leandro.

Geraldo

FABI disse...

Olá henrique

Estou viajando , mas sempre arrumo um tempinho pra entrar no seu blog, já se tornou um hábito, e estou muito curiosa pra saber as novidades do camarada Marcos na Argentina. bjsss Fabi

Anônimo disse...

Valeu GERALDO , prometo melhorar cada vez mais , mas é verdade não quero perder o ritmo e parar com a produção de hq , que é tão dificil e ainda bancar tudo e fazer sozinho mas quero evoluir estou sempre em produção seja tela , pintura em guache sobre papel e muitas outras coisas , valeu Henrique por estar sempre prestigiando o que venho fazendo , já esta na banca o numero dois , obrigado a todos .

Leandro gonçalez