domingo, 30 de janeiro de 2011

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (48)

DITADURA MILITAR ACABOU FAZ TEMPO, MAS O PAÍS AINDA TEME O FANTASMA FARDADO
Eu devia ter no máximo uns quatorze ou quinze anos, anos 70, em plena vigência da ditadura militar, estudava na Escolinha da Rede, a Aurélio Ibiapina, da Extinta RFFSA, cursava o ginásio e junto um curso técnico, com especialização em Metalurgia (que nunca exerci na vida). Um meninão, mas já lia o Pasquim e começava a entender um pouco dos porques da vida. Tenho uma lembrança de algo que fiz e na época com muito medo, cagaço mesmo. Meus pais já moravam ali pertinho da praça Washington Luiz, a da igreja Nossa Senhora Aparecida, rua Araujo Leite, à caminho do centro de Bauru. Ouvia regularmente pelo rádio um programa de variedades no rádio, apresentado por Flávio Pedroso. Do programa não me lembro o nome, pouca coisa, mas do que fiz, isso lembro muito bem. Um ato de ousadia. O programa permitia que o ouvinte falasse ao vivo, pedindo e oferecendo músicas. Aproveitando disso, arquiteto um plano. Vou até a praça, onde num dos cantos tinha um orelhão, ainda com fichas. Ligo, peço a música ao vivo e Flávio como sempre fazia, pergunta para quem ofereceria. Tremendo que nem uma vara verde, temendo ser descoberto, respondi rápido e sai correndo sem olhar para trás: "Essa ofereço para o pessoal do Partido Comunista".

Fiz só isso e morri de medo de que pudesse ser descoberto. Já entendia viver numa cruel ditadura militar e essa foi minha demonstração de descontamento e irreverência. Isso nunca me saiu da memória. Mas o que quero concluir com esse meu medo do passado é que mesmo após décadas do fim da ditadura, o povo brasileiro ainda continua com medo de suas Forças Armadas e prestando uma reverência absurda de receio do que "eles" ainda possam fazer conosco. O fantasma fardado persiste a assustar o país e esse continua sendo um dos motivos pelos quais o país ainda não conseguiu ser o que deveria ser de fato. Escrevo isso nesse exato momento, pois muitos ainda denominam o que ocorreu com o país em 1964 de "revolução", quando é mais do que evidente não ter passado de uma quartelada. Pior que tudo é constatar a grande maioria dos países latino americanos que tiveram sob o tacão de ditaduras militares conseguiram com o passar dos anos responsabilizar os algozes pelos crimes cometidos. O Brasil não. Nenhum de nossos governantes após o fim da ditadura ainda teve coragem suficiente para aprofundar o debate sobre os crimes dos anos de chumbo. Acredito que Dilma poderá fazê-lo, mas com um ministro da Defesa como Nelson Jobim, um civil fazendo o jogo duro dos velhinhos do Clube Militar, se ocorrer será algo que deverá ser parido a fórceps. A presidente Dilma visita a Argentina (um país que corajosamente puniu todos seus algozes) e pede para ter um encontro pessoal com as Madres de la Praça de Mayo. Esse encontro é emblemático e tem muito a ver com o medo coletivo brasileiro. Torço para que ela dê os passos necessários para resolver isso de uma vez por todas.
Em tempo: Texto inspirado em editorial de Mino Carta, "O fantasma fardado e outras histórias", revista semanal Carta Capital, edição 631.

9 comentários:

Anônimo disse...

Hj ninguém precisa ter medo de dedicar algo a partidos comunistas aqui no Brasil pq acabaram com todos, e não foram os militares, foram os proprios integrantes que pelegaram e destruiram tudo, alias não temos nem o que dedicar pq os ditos de esquerda no passado hj estão aí de braços dados com familia Sarney, com Delfim Neto, com Collor, recebendo dinheiro dos banqueiros, dos oligarcas deste país, dos que sempre comandaram este país. Fazem um revisionismo safado com pseudos intelectuais de bosta, hj nao precisa nem sentir medo de dizer algo, pq ninguem se atreve a falar mais além do normal permitido por esse velho estado, é como a dona Dilma disse ao canalha do Datena sobre o comunismo, ela "amadureceu". E é por essas e outras que ainda temos que abrir páginas do jornal e ver colunas em destaque do "professor" Delfim Neto disparando contra Cuba e o socialismo. A cegueira do fanatismo não permite alguns de enxergarem a traição. E esta traição em um ponto do passado nos dá essa herança maldita sem resistencia e sem um olhar de um futuro diferente. A base da discussão tem que ser sempre a estrutura de estado e não as marionetes que quando preciso são acionadas para defender este velho estado.
Morte aos porcos e aos traidores.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

E só mais uma observação, não chamem ou comparem esses partidos aqui do Brasil(PT, PC do B, PCB,PPS e outros), pq todos vivem na legalidade deste estado e seus membros sim são comparáveis ao que o Gorbachov fez com a perestroyka na URSS, com que Deng Xiaoping iniciou na China, a derrocada e destruição de toda estrutura socialista, no caso da URSS Krushov começou em 56 e Gorbachov matou posteriormente de vez, e a China hj que massacra os trabalhadores na exploração capitalista é exemplo para os "esquerdas" do pc do b por exemplo rasgarem elogios como um exemplo de "socialismo" do seculo 21. Um absurdo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

SR MARCOS

Posso discordar o seu jeito duro de tratar as coisas, do seu jeito rápido e meio sarcástico de resposta, não tenho discordar de suas conclusões. A vida partidária hoje está pela hora da morte, todos são iguais e a vida partidária dentro dos partidos atuais uma prostituição generalizada. O início dessa bandalheira se deu no período militar. Nao xistem mais partidos comunistas e seus membros atuais deixaram de se faz tempo. O medo persiste sim, pois somos uma cambada de cagões, que ainda abaixamos a cabeça ao veralguém com um quepe na cabeça.

A. Trento

Cassio Cururu disse...

Marco Paulo, concordo plenamente com você e acho que um devemos abrir o debate realmente sob este foco. Devemos abrir os olhos e começar a enxengar direito e não dar "brilhos" às "migalhas" que nos empurram como um novo tempo sob a pecha de pretensos avanços sociais.

Anônimo disse...

Antes eu achava que esse Marcos Paulo era mais um bufão querendo o seu lugar ao sol na politica brasileira, mas ao ler suas criticas neste blog, ler o que henrique escreve dele e o que ouvi de pessoas por esta cidade, que grata foi minha surpresa.
Este rapaz tem não só idealismo mas tambem dignidade.Continue assim Marcos paulo com seu sarcasmo rebeldia, as pessoas precisam ouvir certas verdades precisam de jovens assim mais do que possa imaginar, há muita gente boa por ai espalhada que só está a espera de ouvir coisas assim de uma liderança para acordar.
Nunca desista de sonhar e de ser este autentico comunista que é.
Um grande abraço e parabens ao blog por sempre dar espaço a pessoas com voz ativa.

Daniel

Anônimo disse...

é ISSO MESMO, PRECISAMOS PARAR DE ENDEUSAR AS PESSOAS ERRADAS. FICAMOS ELOGIANDO TANTO CERTOS POLÍTICOS, QUE NA VERDADE FAZEM TODOS O JOGO DO PODER. LEMBRA-SE DO LÍDER DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA, O MAIS LÚCIDO, O MAIS CRÍTICO, QUE DONA ESTELA DISSE DELE, QUE PODERIA CRITICAR QUANTO QUISESSE, FALAR DO JEITO QUE BEM ENTENDESSE, MAS NA HORA DE VOTAR, O FARIA SEMPRE AO LADO DO QUE ELA INDICASSE. E ELE ASSIM PROCEDE. POR ISSO ANDO DE SACO CHEIO DOS POLÍTICOS E DANDO CADA VEZ MAIS RAZÃO A QUEM NOS ABRE O OLHO, COMO ESSE JOVEM AÍ, O MARCOS PAULO.

ANDRÉ

FABI disse...

Como sempre as palavras do comandante revelam toda a verdade sórdida desses abutres da política falsos idealistas que usam o povo para chegarem ao poder.
E como disse o comandante Marcos:
MORTE AOS PORCOS E AOS TRAIDORES

HASTA LA VICTORIA,SIEMPRE
FABI

Anônimo disse...

isso mesmo apoiem e deem asas ao monstro e depois nao reclamem quando um novo ditador surgir por estas terras

FABI disse...

Caro anônimo quem me dera se todos os monstros fossem iguais ao camarada Marcos , e já que vc vive na terra do faz de conta e se esconde atras do anônimo pq é covarde é melhor tomar cuidado pra "cuca não te pegar"....