segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

RETRATOS DE BAURU (94)

ELISA CARULO, MILITANTE EM TEMPO INTREGRAL
Elisa Carulo dos Santos, 64 anos, milita pelas causas sociais desde a juventude. Nasceu em Garça, veio para Bauru ainda pequena, acabou na capital, onde viveu até os vinte anos. Estudou no Seminário de Agudos, onde “recebeu os hábitos, mas não fez os votos”. Trabalhou na padaria da Lalai e no BTC. Voltou para São Paulo, Jardim Angela e ali pegando ônibus às 4h da manhã para o trabalho conheceu uma pessoa, que no atropelo de subir e pegar lugar no coletivo, acabou por pegá-la na perna. De uma irritação inicial nasce uma amizade e daí uma militância em comum. Começou na igreja, na Ação Católica, comandada na época por Evaristo Arns, daí caiu direto no movimento de resistência a ditadura, atuando no MR 8. Em 72 conhece o marido, metalúrgico, secretário do sindicato e a militância aflora com maior intensidade. Em 85 fica viúva e com 4 filhos volta definitivamente para Bauru em 91, dessa vez para assumir a função de Merendeira, após concurso na Prefeitura. Junto da militância daqui não parou mais, foi uma das primeiras moradoras do Núcleo José Regino e por dois mandatos presidente de sua Associação de Moradores, sendo sua fundadora. Concorreu à vereança, esteve engajada em todas as disputas eleitorais e nos embates sindicais, sempre ao lado dos movimentos sociais. Acabou saindo do PT, ingressou no PC do B e hoje, tenta voltar ao PT. Aposentou-se em 2008 e está por trás da criação de um Movimento Pró-Saúde no bairro onde mora. Acaba de fazer um curso de computação e está aprendendo a dirigir motocicleta. “Essa moçada de hoje é parada. É a segunda geração do pós-ditadura, nós temos que ter paciência com eles. Estão em outra. Filhos e netos do silêncio. Tenho saudade dos movimentos, das lutas todas. Tento esquecer das coisas, mas não tem um dia que não me lembro de tudo”, suas definitivas palavras. Vê-la ao lado da moto em seu quintal é a certeza de que iremos continuar nos deparando com dona Elisa nos enfrentamentos por aí. Não desiste nunca de seu sonho e continua colocando em prática seu modo todo peculiar de enfrentar isso tudo, com a cara e a coragem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Quer bom voce falar de pessoas como a dona Elisa, uma pessoa de muita fibra, resistência e valor mais do que humano. Sofreu bastante agruras em sua vida e deu a volta por cima. Uma família maravilhosa. Essa história da moto eu conheço, pois estava no aeroporto quando da campanha eleitoral e todos aguardando o candidato Mercadante chegar. Ele atrasado e eis que chega um moto-táxi trazendo uma senhora de cabelos totalmente brancos na garupa. Ela fez o maior sucesso e foi o foco das atenções até a chegada do avião trazendo o candidato.

Válter

Anônimo disse...

Querido Henrique!

Posso lhe pedir um favor?
Ou o telefone, ou endereço da Elisa?
Bjs
Rosa Maria Morcelli

Anônimo disse...

OLÁ AMIGOS, BELA MATÉRIA DESSA GRANDE LUTADORA, A ELISA, MINHA COMPANHEIRA DE
GREVES!!!

GILSON GIMENES
SERVIDOR PÚBLICO

Anônimo disse...

Minha tia é uma guerreira e lutou muito por um país justo. Onde seus filhos, sobrinhos e netos pudessem ter uma vida digna.

Regiane Carulo
Sobrinha