quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (02)
Fabi Zancha surgiu aqui neste mafuá como num passe de mágica. Algo de muito importante nos une, a mesma linha de pensamento e ação. Gosta de militar mais à esquerda e seus pensamentos em relação à América Latina são iguais aos meus. Bateu uma sintonia. Depois fico sabendo que ela já conhece outro velho frequentador desse blog, o Marcos Paulo. Sei pouco dela, mas a amizade flue como se fossemos velhos amigos. Milita em sua região, se não me engano em Americana, interior paulista. Participa do blog com rotineiros comentários e hoje publico aqui algo que me enviou para meu e-mail pessoal. Um contundente texto, sobre América Latina, Socialismo, Chávez, Venezuela, Brasil e o futuro de todos nós. Achei melhor sua reprodução aqui e uma ampliação da discussão. Pois que assim seja:

"Olá Henrique, desculpa por invadir sua caixa de e-mail, mas estou na praia e a conexão daqui não é muito boa, iria escrever esse texto no mafuá mas como essa net esta horrível e vive caindo resolvi mandar por e-mail . Ontem antes de me deitar entrei no site do cubadebate e li a reportagem que o presidente Hugo Chávez Frias havia escrito para o blog, fiquei a noite pensando na Venezuela, nas suas lutas e em todo empenho desse presidente tão pouco conhecido entre nós brasileiros, desconhecidos somente para nós que vivemos com cabrestos impostos pelos norteamericanos onde despejam mentiras sórdidas sobre os reais líderes da América latina.

Eu já fui uma dessas que pensavem que Hugo Chávez era um louco, querendo levar o povo a uma guerra e a pobreza , mas é claro eu estava totalmente contaminada pelas calúnias infundadas que recheiam nossos jornais e revistas, todas comandadas por canalhas burgueses que preferem ver pessoas morrerem de fome a perder suas luxuosas mansões. Mas hoje posso dizer que me libertei dessas amarras e vejo tudo com mais clareza e humanidade porque antes de mais nada é isso a luta de um revolucionário , lutar pelos humildes , é como o comandante Che disse uma vez : É preciso ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido de justiça e verdade para não cair em dogmatismos extremos, em escolasticismos frios, em isolamento de massas. É preciso lutar todos os dias para que esse amor à humanidade viva e se transforme em fatos concretos, em atos que sirvam de exemplo e de mobilização."

E é isso que Hugo Chávez está fazendo na Venezuela, e isso são comprovados com fatos : em 1998 mais de 49% da população vivia na pobreza, hoje esse número caiu para 26% , a alfabetização está entre os mais altos da América latina ( ONU). Hugo Chávez é considerado uma das pessoas mais influentes na Ámerica Latina e promove o antiamericanismo e o anticapitalismo em todos os seus discursos, não permitindo ser um fantoche na mão dos norteamericanos interessados nos recursos naturais da Venezuela, pois estamos falando do petróleo , o ouro negro, tão importante para o mundo e usado de forma inescrupulosa durante anos pelos paises capitalistas para o consumo desenfreado da população.

Hugo Chávez nos dá uma lição: de que é possível viver em uma nação sem os mandos e desmandos dos norteamericanos . Uma nação soberana livre da miséria e da pobreza com educação e saúde para todos, é assim que Hugo Chávez quer a Venezuela é para isso que ele luta como muita coragem e humanidade contra todos que acham que podem escravizar e explorar o seu povo. Um homem aclamado pelos humildes e odiado pelos burgueses , é assim esse lider revolucionário e é assim que termino esse breve relato sobre Hugo Rafael Chávez Frias, e para ele a frase que ecoa por toda a Ámerica latina: HASTA LA VICTORIA, SIEMPRE .
FABIANA".

3 comentários:

FABI disse...

Olá Henrique

Obrigada pelo carinho!!!! e temos mesmo que nos unir pra fazer desse mundo um mundo mais justo para todos. Só uma correção eu sou de Limeira terra da laranja e de muitas desigualdades sociais. Mas a luta continua!
bjs Fabi

Anônimo disse...

Chávez não é louco, muito menos insano. Ele sabe muito bem o que quer. Cavalgo ao lado dele e de quem estiver ao seu lado.

Paulinho, Jaú SP

Cassio Cururu disse...

Viva...sim Chavez é tudo isso ai e mais alguma coisa...Juntamente com Evo Moaralez da Bolivia realmente estaõ conduzindo seus povos para a verdadeira libertação nesta America Latina tão sofrida e tão espoliada. Oxalá nosso governo siga com coragem estes mesmos passos desta duas grandes figuras que realmente sabem o querem e saber fazer o que deve de ser feito e do jeito certo.
Um grande abraço

Cassio Cururu