domingo, 9 de janeiro de 2011

CARTAS (59)

DÁ MEU CARGO DE VOLTA, AHI Ó MEU! *
* Essa carta minha sai publicada hoje na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade, aqui de Bauru. O desabafo é o sentimento de muitos que, assim como eu, não toleram mais comparações de que a esquerda é igualzinha a direita. Os que assim procedem é que abandonaram as hostes esquerdistas e inseriram-se de mala e cuia no predatório sistema do vale-tudo. Resistir é preciso. Continuo, com todas as ressalvas possíveis e imagináveis, acreditando ser o PT o melhor partido dentro de todos os em funcionamento hoje. Depurado, voltaria aos velhos tempos. Se a discussão via imprensa não ajuda muito no processo, o faço por notar não existir vida orgânica em nenhum partido da dita esquerda hoje. E assim sendo, discutiremos aonde? Vamos à carta:

Uma prática das mais abomináveis na política brasileira em qualquer administração pública é a troca de favores. Na eleição da Câmara de Vereadores de Bauru, mais uma vez ficou escancarado que alguns vereadores só votam ao lado dos interesses do município quando recebem favores, empregos como moeda de troca. Sakai e Carlinhos do PS não escondem de ninguém serem useiros e vezeiros da prática, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Uma vergonha que deve ser denunciada, não só de quem pede, mas de quem oferta tais benesses. Ambos são considerados lesivos e predadores, dilapidadores do patrimônio. E todos sabem, cedeu a esse jogo uma vez, fica praticamente impossível dele se desvencilhar. Vira uma bola de neve. Daí para frente a coisa tende a piorar, pois quem recebeu quer sempre mais e quem cedeu se vê obrigado a cada vez abrir mais as pernas. Prostituição política na acepção da palavra.

E os que se dizem de esquerda e diferentes do jogo político mesquinho, como atuam diante disso? Quando entram em campo fazendo uso das mesmas armas e se beneficiando com a mesma intensidade, não se diferem nem um pouco dos que criticaram a vida toda. Abro os jornais de hoje, 07/01 e lá está que vários assessores ligados ao PT, alguns que haviam sido afastados de suas funções no período eleitoral estão voltando a atuar dentro do DAE. E o fazem sob pressão, ou seja, imposição partidária junto a quem de direito. Quem faz a pressão para recontratação? Vamos dar nome aos bois. Pior que tudo é verificar se possuem qualificação para ocuparem a função onde foram designados. Estão sendo admitidos para ajudarem o DAE nesse momento ou fazerem política partidária e com remuneração pública?

No que as pessoas do PT, as que agem iguaizinhos a todos os outros, diferem dos que tanto criticam? Em nada, são iguaizinhos. Os vejo ainda piores, pois fazem uso de um discurso voltado para o social, de ação centrada nas camadas mais necessitadas, mas na prática já estão inseridas no sistema predatório, o pior possível, dilapidando órgãos públicos. Tudo farinha do mesmo saco. Não generalizo isso a nível nacional, mas onde existir precisa ser denunciado, pois continuam proferindo um discurso do qual já abandonaram da prática social faz tempo.

Órgãos como o DAE, COHAB, EMDURB e cargos municipais não de carreira deveriam ser ocupados por gente com qualificação, concursadas ou no mínimo que iriam de fato executar as tarefas a eles determinadas. Repudio isso a ocorrer dentro do DAE nesse momento (um dos mais aflitivos da autarquia, com gente internamente jogando a favor da privatização), como os novos contratados na Câmara, todos com ligação umbilical com a mesma igreja do pastor presidente. Enquanto prevalecer esse pensamento e prática, não avançaremos um milímetro sequer no caminho de administrações realmente saudáveis.

Não basta clamar por dias melhores, precisamos, nesses casos exigir a aplicação da lei. Escancarar seus nomes e expor essa chaga diante dos olhos de todos. Se quero mudar o mundo, transformá-lo, não posso ter as mesmas ações dos que repudio.

5 comentários:

Anônimo disse...

[O Beto Richa deve estar seguindo a “meritocracia” propugnada pelo neto do “dotô” Tancredo, O Moderado – e a intransigência absoluta com o malfazejo que escorre pudica das entranhas do José (S)erra!]
###########################

Beto Richa: deve-se ‘perdoar pecador, não o pecado’ – Por Josias de Souza
em
09/01/2011

Uma das críticas mais recorrentes do tucanato a Lula é a de que o ex-presidente “passou a mão na cabeça de malfeitores”.
Pois bem. Liderança emergente do PSDB, o novo governador do Paraná, Beto Richa, parece ter sido inoculado pelo vírus do ‘deixa-pra-lá’.
Richa acaba de fazer duas nomeações controversas. Numa, acomodou Ezequias Moreira Rodrigues na cadeira de diretor da Cia. de Sanemento do Paraná.
Noutra, encaixou Nelson Cordeiro Justus numa das diretorias da estatal paranaense de Habitação.
Ezequias Rodrigues responde a a um par de processos (peculato e improbidade). Move-os o Ministério Público Estadual.
Nelson Justus encontra-se sob investigação do mesmo Ministério Público num caso que envolve a suspeita de improbidade administrativa.
Sobre as ações contra Ezequias, o grão-duque tucano declarou: “Ele reconheceu o erro e pagou a conta dele...”
“...Nesses casos, sempre me refiro a uma citação bíblica que fala de ‘perdoar o pecador e não o pecado’.”
Quanto ao inquérito que corre contra Nelson Justus, o governador tucano afirmou: “Fiquei sabendo pelos jornais que ele está sendo investigado...”
(...)
Beto Richa não especificou de que trecho da Bíblia retirou o lero-lero segundo o qual deve-se “perdoar o pecador e não o pecado”.
Às voltas com um processado à espera de julgamento e um investigado sob suspeição, o governador alega que nenhum dos dois foi, ainda, *condenado.
(...)
... “os príncipes” [o governador, no caso específico – adendo nosso] também são responsáveis pelo roubo praticado por seus subordinados.
Ao acomodar dois suspeitos em sua equipe, Richa como que atrai para si a suspeição. Se forem condenados, a coisa se complica.
Lembrando o sábio padre Antônio Vieira: “são companheiros dos ladrões os que os dissimulam...”
“... São companheiros dos ladrões os que os consentem; são companheiros dos ladrões os que lhes dão postos e poderes...”
“... São companheiros dos ladrões os que os defendem; são companheiros dos ladrões os que hão de acompanhá-los ao inferno”.
Supondo-se que deseje melhor sorte para Richa, a direção do PSDB deveria chamá-lo para uma conversa. O diálogo poderia começar assim:
“Rezamos para que seus amigos sejam inocentados. Mas será que não há no Paraná nomes que, por imaculados, livrem o governador do risco de se tornar cúmplice?”
#########
*outro adendo nosso: o leitor lembra da abrupta execração pública imposta à Erenice Guerra e ao filho dela?! A própria Marina Ex-Silva, num átimo, tratou de desancar a ex-ministra-chefe da Casa Civil (sic)... Em se tratando de seletividade discricionária, a ecocapitalista tem toda uma plumagem tucana!...
Com relação à hipocrisia e à safadeza dos representantes do PSDB, “não é preciso chover no molhado!”

República Deste Partido Agourento, Hipócrita, Corrupto, Fisiológico, Corporativista, Entreguista, Antinacionalista... E em constante (re)’afundação’! Os alagões crônicos da província de SUMPAULO que o digam!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Beto Richa: deve-se ‘perdoar pecador, não o pecado’ – Por Josias de Souza
em http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br
09/01/2011


República Deste Partido Agourento, Hipócrita, Corrupto, Fisiológico, Corporativista, Entreguista, Antinacionalista… E em constante (re)’afundação’! Os alagões crônicos da província de SUMPAULO que o digam!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Segundo FHC, ‘o príncipe das trevas’, o neto do “dotô” Tancredo [O Moderado] deverá ser o Berlusconi da vez da *DIREITONA oposição ao Brasil, na eleição de 2014 – declaração proferida sob um pijama de bolinhas!
*fascista eterna, MENTEcapta, golpista, Antinacionalista... O cheiro dos cavalos ao do povo!

#############

FHC adere à tese da fila e defende opção Aécio-2014

Fonte: “grande” mídia

República Deste Partido Agourento, Hipócrita, Corrupto, Fisiológico, Corporativista, Entreguista, Antinacionalista... E em constante (re)’afundação’! Os alagões crônicos da província de SUMPAULO que o digam!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

meu caro Henrique:

tu gosta mesmo é de cutucar a onça com a vara curta.

cuidado, meu irmão.

tem gente que pode se enfezar.

Paulo Lima

Anônimo disse...

enfezado, literalmente, cheio de fezes, henrique não fica. bota pra fora como deve ser feito. cuidar faz parte do amor. e, isto ele tem.