sábado, 22 de dezembro de 2012

COMENTÁRIO QUALQUER (107) - corresponde a texto de 21/12/2012

COMÉRCIO NATALINO, SAPIÊNCIA, HUGO CHÁVEZ, CASA DOS CONSELHOS E A MULHER (MÁ E FEIA) DO ANO

Chego à cidade do Rio de Janeiro para uns dias por aqui e vejo, assim como aí, uma intensa movimentação no comércio, tornando a vida dos pobres mortais menos consumistas um transtorno. Cidades entupidas e intransitáveis, uns lucrando, muitos gastando e algo que poucos vêem, a imensa maioria pastando, observado, babando e de cabeça baixa. Observei também outra coisa. Por esses dias o que mais está em movimentação no comércio... Mas que tipo de comércio move tudo isso... Com certeza, os grandões, atacadistas, varejistas, redes de franquias, etc. Os pequenos tentam a todo custo sobreviver dentro desse universo desigual. E como é difícil dentro de uma concepção onde um comprador de uma rede de supermercados compra em imensas quantidades, com descontos de grande monta e um pequeno lojista compra só para ele, pequenina quantidade, preço sem desconto. Difícil conseguir ter seus preços equiparados aos dos grandões. Os que não foram engolidos, fazem das tripas coração para continuarem com as portas abertas.

FERNANDO DA SAPIÊNCIA – UM PAPELEIRO A RESISTIR - Fernando Antonio Reis, 61 anos, proprietário da Livraria e Papelaria Sapiência, instalada há décadas na Rodrigues Alves e mais recentemente na esquina dessa avenida com a Rio Branco é um papeleiro resistente. Ano passado vendo-se às voltas com um aumento desproporcional no preço do aluguel, localizado entre o Liceu Noroeste, uma pastelaria e tendo na esquina o famoso Foto Guedes, propõe ao vizinho comerciante, unirem as forças num só local. A papelaria, antes com grande movimentação, numa época de pioneiros, não estava mais resistindo. “Estou aqui antes da Jalovi, quando meu pai comprou do antigo dono a loja, aqui no centro tinha só a Tilibra, a Tipografia Comercial e a Cruzeiro no nosso ramo de negócios. Permanecemos de 1969 até 1999 na esquina de cima, do outro lado da rua e de lá para cá no endereço que fechei dois meses atrás. Meu pai se aposentou em 1980 e daí em diante assumi a loja. Sou antigo aqui, do tempo em que havia umas lacerdinhas plantadas no centro da avenida”. Resiste, insiste e pela vibração com que toda seu pequeno negócio é um comerciante a ser destacado nessa época onde os grandões fazem a festa.

Fora desse clima festivo, um preocupação, uma que talvez passe batido pela maioria e para outro tanto, talvez não diga nada. Existem também os que torcem contra, ou seja, torcem pelo desfecho trágico. Falo de HUGO CHÁVEZ, adoentado, em recuperação de um intermitente câncer, após nova cirurgia feita em Cuba e tendo que tomar posse até 10/01, ou novas eleições terão que ocorrer na Venezuela. Não existe como negar que seu legado para toda a América Latina é uma rica contribuição para que nos tornemos mais libertos e libertários. O charg
 ista argentino REP publicou esse desenho em seu blog pessoal e o reproduzo aqui. 

A jornalista Gisela Nardelli possui um portal de notícias em Bauru, o Digital News e nele pesco algo que já foi motivo de escrito desse blog. “O PTB protocolou na ultima quarta feira,19/12, ao Promotor Fernando Masseli Helene, pedido de investigação de possíveis irregularidades na Casa dos Conselhos em Bauru. A solicitação reforça o pedido de investigação feito pela Câmara Municipal, no ultimo dia 08 de novembro de 2012, um ano e meio após denuncia feita ao chefe de Gabinete da prefeitura, Giasone Albulquerque Candia, pelo integrante do Conselho Municipal da Saúde, Genival Francisco da Silva, em abril de 2011. O PTB também justifica sua intervenção por conta de que as supostas irregularidades na Casa dos Conselhos podem ter ligação direta com o Caso SEAR. Há suspeitas inclusive de que o local possa ter sido utilizado para reuniões com objetivo de fabricar falsas denuncias contra o ex-secretário da SEAR, Ricardo Oliveira, além da utilização do telefone da entidade para fins privados e campanha eleitoral A expectativa agora é pela manifestação do promotor Fernando Masseli Helene, determinando, ou não, a abertura de inquérito Civil para apurar os fatos”. Esse o fato e além dessa denúncia, saliento que Pedro Valentim já havia feito pedido similar e esse mafuento escrevinhador idem. Seria louvável se mais pessoas e entidades estivessem interessadas em saber de fato e de direito o que ocorre nas entranhas daquela antes tão laboriosa Casa de discussão política. Hoje, infelizmente, um arremedo disso. Na foto, uma que dignificou aquela casa por anos, MÁRCIA PESTANA, que além de fazer muita falta, com toda certeza não teria permitido que a situação chegasse no ponto atual. Outros tempos e modos de conduzir lugares públicos.

Por fim, algo mais da internet. Chego ao Rio, abro o jornalão da cidade e lá está estampado num artigo em sua página de editoriais. “Rosemary, a Mulher do Ano”, escrito por Guilherme Fiuza. Sim, Rosemary merece destaque mais do que negativo, mas para mim não merece esse título, pois trata-se de mais uma ladra encravada dentro de governos. Com algum poder de mando, fez e aconteceu. Uma vergonha anunciada e repetida em diversos escalões e de variadas matizes. Aqui, ali e acolá. Mas para título de grande pompa como esse escolheria outra mulher. Quem me deu a dica definitiva de quem poderia ser essa mulher foi Gilberto Maringoni, ontem pelo facebook quando publicou uma foto de uma senhora pouco pouco conhecida com o título: “Hoje eu pensava na pessoa mais feia do ano 2012, e apesar da grande competência em nojeira de vários serezinhos não tenho dúvidas de que a minha eleita é a perua sem coração Juíza Márcia Loureiro, que entra para a história como a pessoa que assinou a ordem de reintegração de posse da área do Pinheirinho, em São José dos Campos. Que vergonhoso legado” Ganhou disparado de todas as outras.

OBS.: Na sequência das fotos, Fernando da Sapiência, charge/tira de Rep, Márcia Pestana e a Juíza Márcia Loureiro, a feia.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Fernando é nosso velho conhecido. Que bom voce lembrar dele nesse momento. Continua ali a mesma pessoa de sempre, guerreando contra as adversidades e os grandões papeleiros. Seus parentes moram aqui vizinhos da Feira do Rolo. Ele é primo do ex jogador de bola, o Afonsinho, que é de Jaú. E a Márcia, que sorriso lindo, não a conheço, mas já fiquei seu fã. Já da juíza que despeja pobres, horrorosa.

João Queiroz
Feira do Rolo

Anônimo disse...

HENRIQUE, meu caro

Já sei, fugiu de Bauru por esses dias. Volto para Prudente logo depois da passagem do Ano. Preciso conversar contigo. Gostei muito do que escreveu sobre o padre Severino. Lá onde trabalho o MST é muito atuante e poderia lhe render boas histórias.

Leio seu blog e sua percepção de boas histórias é impressionante. E de valorizar as pessoas simples, como os dois citados no escrito de hoje.

Uma pessoa que percebe essas coisas nas pessoas, dá valor para detalhes que outros não vêem, só pode ser diferente.

Faça o que mande seu coração e tenha um boam ano novo, dentro daquilo que escreveu ontem sobre o Natal.

um abraço do

Paulo Lima

Anônimo disse...

os milionários tem sempre uma toga amiga
lazaro carneiro

Anônimo disse...

Domingo 23/12 anti-véspera do Natal, comércio
aberto em sua totalidade e o povo se dirige à ele
à todo vapor para fazer as suas compras. E o que
o aguarda pela frente e por detrás? Policiais Militares
com uma "voracidade" de multar e guinchar muitos
carros estacionados irregularmente.
E TOME MULTA!!!!!!
A indústria lança
milhões de carros anualmente aumentando a população
automobilistica nas cidades, e os orgãos competentes
nada fazem para criar novas áreas de estacionamentos.
Foi vergonhoso o que ví pois a "indústria da multa"
não dá moleza à ninguem. Ou dá? (Aldo Wellichan)