domingo, 9 de dezembro de 2012

RETRATOS DE BAURU (134) 

MARIA INÊS FERREIRA, JORNALISTA, SEMPRE GUERREIRA
Se algum adjetivo pudesse ser dado para essa jornalista, algo que numa só palavra pudesse expressar o que ela representa, sem sombras de dúvidas, seria GUERREIRA. Essa espevitada personagem bauruense não é dessas muito acostumada a ter patrões e ser mandada, tanto que inventa seus serviços faz tempo. Primeiro manteve até quanto pode um jornal com a sua cara, O Atalho, remando contra a maré e também a cutucar e espezinhar poderosos de plantão. Incomodou e padeceu pela falta de anunciantes. Relembramos outro dia a reação de um anunciante ao ver o teor do seu jornal: "Assim não dá. Não posso ver meu nome associado a algo assim". E assim, pelo medo que alguns possuem de ver transformações em curso, não houve mais jeito de bancar o seu próprio jornal. Deu a volta por cima e hoje presta assessoria e é uma espécie de faz tudo para três informativos de sindicatos e associações de classe. Vê-la pelas ruas tendo numa das mãos um bloco de anotações e noutra sua máquina fotográfica é algo natural, pois bate nas onze posições, tendo sempre também a tiracolo a filha, que a acompanha nas incursões jornalisticas. Passa o tempo e Inês continua como dantes, espevitada, agitada, antenada e fazendo o que gosta e de uma forma pouco usual, pelas beiradas, sem estar inserida numa grande empresa ou tendo que cumprir regras e manuais de redação. Ela criou o seu próprio manual e assim construiu uma reputação, consolidada ano após ano, demonstrando que o espírito libertário só abandona mesmo as pessoas quando essas se entregam. Inês não é dessas que se entrega facilmente e a prova disso é passar um bom tempo sem nada saber a seu respeito e no reencontro constatar que ela continua com a mesma força, firme e altaneira. Guerreira de fato e de direito.

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Acho que a Inês não me conhece, mas a conheço muito bem e sei valorizar as pessoas batalhadoras. Tenho muitas amigas dentre as amigas delas e todas sempre me falaram muito dela, de sua garra e disposição. Suas fotos ficaram muito boas,

Aurora

Anônimo disse...

Depois, momento por momento, Eu conheci teu coração. E se mudou meu sentimento Em doce e grave adoração". Parabéns a nossa amiga Inês. Parabéns que me inspira seu trabalho e sua amizade. Valeu Henrique Perazzi de Aquino, só gente boa!
Décio de Souza

Anônimo disse...

Querido Henrique Perazzi de Aquino muito obrigada!Estou emocionada!Quero agradecer pessoalmente. Como diz Almir Sater" Hoje me sindo mais forte. Mais feliz, quem. Só levo a certeza de que muito pouco sei. Ou nada sei", bjos.
Maria Inês Ferreira

Anônimo disse...

aeee Inês!! Saudade de vc!!! Beijos e Parabéns!!!

Mário Câmara

Anônimo disse...

falou td, Henrique, eita mulher porreta!!!
Cláudia Pinto

Anônimo disse...

Extraordinária jornalista, mulher, mãe... Toda força à essa pessoa incrível que é essa pequena grande mulher! Beijão no seu coração Inês!!!!
ALCIMIR CARMO

Anônimo disse...

é pena que o atalho tomou outros caminhos
Lázaro Carneiro