sábado, 26 de janeiro de 2013

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (25)

NO RETORNO À BAURU, COMPARAÇÕES E MAIS COMPARAÇÕES
De onde vim, da cidade do Rio de Janeiro (15 dias por lá), não se fala em outra coisa: dos problemas herdados pelos atuais ocupantes das Prefeituras e os que deixaram o poder ocultando problemas mil para debaixo do tapete. Nilópolis não é só a cidade da escola de samba Beija Flor, sendo também a menor da região, mas herdou algo muito comum em toda Baixada Fluminense, uma imensidão de cargos fantasmas (só lá mais de 700, todos comprovadamente nunca trabalharam, mas recebiam salários) e dívidas astronômicas, vencidas há meses (em alguns casos, anos) e não pagas. De tudo o que a região de Bauru pode ter de semelhança, Jaú é o melhor exemplo dessa bestialidade administrativa. O atual prefeito, Rafael Agostini – PT, herdou a cidade de prefeito oriundo do PV e uma impagável dívida, comprovando gestão anterior  fraudulenta, ineficiente, arrogante e despreparada. Enquanto ninguém for obrigado a devolver nada, tudo continuará como dantes? E para que serve mesmo o tal de Tribunal de Contas que não havia detectado nada até então? Estranho, no mínimo.

Também no Rio, outra situação calamitosa a de Caxias, também Baixada Fluminense, quando o ex-prefeito Zito, além do seu salário de prefeito, possuía um de aposentado como segurança municipal de R$ 28 mil mês, totalizando aproximadamente R$ 50 mil mês. Nem seu salário como prefeito era próximo da aposentadoria, mas recebia tudo todo santo mês. Está sendo pego em infinitas atividades ilegais, só vislumbradas agora. Cadê o Tribunal de Contas? Um dos quesitos de péssima qualidade em Caxias é o da Saúde, onde o município repassa mensalmente valores astronômicos para que a mesma seja administrada por entidades particulares, ao estilo do que corre hoje em São Paulo, com a FAMESP. Bauru virou foco dessa particular empresa, toda gerida diretamente da cidade de Botucatu, com repasse astronômico feito mensalmente do Governo do Estado para que esse gerencie os nossos Hospitais: Estadual, Manoel de Abreu, Base e agora o de Base. Alguém sabe o que se passa nessa entidade? Seus balancetes? Sua vida pregressa? Clamor geral por transparência, só isso. Zito já está sendo indiciado em Caxias e aqui em Bauru quando o será o capo das negociatas da AHB? Bauru vivenciou erro grasso com dinheirama repassada pelo Estado para o Base, gerido por gente indicada pelos tucanos locais e até agora ninguém foi para a cadeia, nem foi obrigado a devolver nada. Caixias e Bauru se parecem muito nesse quesito, impunidade.

No Rio o que mais se comenta é da desapropriação e futura demolição de um antigo e desativado Museu do Índio, prédio ao lado do Maracanã. Decisão já tomada pelo governo Sérgio Cabral é pela imediata demolição e integração da área ao complexo do novo estádio, tudo visando a Copa do Mundo.  Lá, pelo visto, não existem alternativas, mas aqui em Bauru li e vejo que as Oficinas da extinta RFFSA, área imensa e pertencente ao Governo Federal está sendo toda transferida para a Prefeitura Municipal. Planos e mais planos do que pode ser feito no local, mas até agora nada. Nem na Estação da NOB, localizada junto da praça Machado de Mello existe um plano real de ocupação e destinação (a Câmara Municipal caberia com sobra num daqueles andares). Tudo indefinido, pois nunca foi criado uma Comissão para discutir os destinos dos imóveis férreos na cidade. Tudo sempre foi feito no campo das hipóteses e até prova em contrário, tudo continua sendo executado dessa forma. Crie algo concreto, sr prefeito, algo palatável, com gente séria discutindo e acompanhando isso. Está tudo muito nebuloso nesses questionamentos. Qualquer iniciativa ou idéia lançada não passará de mera idéia, pois além do prefeito, não existe mais ninguém que possa responder por isso dentro da Prefeitura. No caso de Bauru e na comparação com o prédio carioca um alento, pelo menos até agora ninguém já tem como certa a demolição de tudo. Ufa!, pelo menos isso.

Passo ontem por São Paulo antes de retornar à Bauru e lá as comemorações do aniversário da cidade e os 80 anos do Mercadão Municipal, local do mais rechonchudo sanduíche de mortadela que já comi na vida. Bauru já possui dois shoppings centers e outros centros comerciais de pequeno porte e nenhum Mercado Municipal. A iniciativa de ocupar um barracão da extinta Cia Paulista, junto da Feira do Rolo, para ali ser instalado um Memorial da Indústria Bauruense (sic) empacou e não mais sairá do papel. Faltaram investidores e vejo que ali é o ideal local para instalação de algo que revolucionará a cidade, o seu Mercado Municipal, que ao meu ver já tem até nome, MERCADO MUNICIPAL BACCAN, um ilustre artista que viveu parte de sua vida naquela região. Sr prefeito, faça história e nomeie pessoas sérias para tocar esse projeto de transformação do centro da cidade. Não perca essa rara oportunidade de sem muita grana fazer algo marcante para Bauru. Ou q1uer que aquilo tudo permaneça fechado ad eternum?
OBS.: As quatro tiras são do argentino REP e foram gileteadas do Página 12 (devem continuar, pois a última saiu publicada na edição de hoje do diário do país hermano).

7 comentários:

Anônimo disse...

Que seja assim, quem é ou quem são os que estão indicando as pessoas para os cargos ou empregos e, quais são essas pessoas e o que elas fazem na vida? Indicar quem não PODE comparecer ao trabalho porque tem OUTRAS atividades é muita sujeira junta, o IDEAL, JUSTO e MORAL seria abrir CONCURSOS PÚBLICOS e aqueles que irão pros cargos de confiança que antes de tomarem posse sejam sabatinados PUBLICAMENTE... Nada contra essas coisas mas, que tem ASPONES espalhados por aÍ todo mundo sabe...
José Luiz Schubert

Anônimo disse...

Quando cheguei em Bauru e as pessoas viam meus trabalhos o primeiro nome que ouvi foi do BACCAN, "VC CONHECE O BACCAN ?" REALMENTE UM ARTISTA QUE SE IMORTALIZOU , DEDICADO PRODUZIU MUITO foi bonito ver seus trabalhos em varios locais, sempre que encontro passo varios momentos observando sua obra sempre tem um aluno que fala que tem pinturas dele em casa .pena não ter conhecido pessoalmente.
LEANDRO GONÇALEZ

Anônimo disse...

Sim Perazzi, Baccan foi um artista de garra e luta lembro nos anos 66 que Baccan ficava na praça Rui BArboza desenhando suas pintura achava-o o máximo e a conversa inteligente e ressltava tudo o que era belo de Bauru na época saudades daqueles tempos simples que as pessoas converavam tanto sobre vários assuntos ali na praça hoje não tem mais isso mas Baccan é pintor de BAuru homen simples tem que ser homenageado. ELIZA cARULO

Anônimo disse...

Sempre digo, como vc escreve bem... melhor que isso, transforma em texto inteligente, td o que eu e muitos outros pensam e, o perfeito: dá sugestões fantásticas para muitos dos problemas da nossa querida terrinha.
Cláudia Pinto

Anônimo disse...

Em 83 trabalhei praticamente em frente onde Bacan morou na evans boutique do sr joel evans e dna sueli e jr. pouco tempo de trabalho mas valeu amizade agradavel
Guilherme de Souza

Anônimo disse...

Henrique

Não sei se voce já sabe

Seu amigo, o Tristan de Botucatu morreu hoje cedo. Via agora na internet.

Daniel

Anônimo disse...

Henrique

EU NÃO ME ESQUEÇO DE UMA COISA QUE VOCE ESCREVEU AQUI TEMPOS ATRÁS.

O DEPUTADO VICENTINHO PASSANDO POR BAURU FOI QUESTIONADO SOBRE COMO RESOLVER OS PROBLEMA DAS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES QUE OCORRIAM NO HOSPITAL ESTADUAL E SEM QUE A IMPRENSA BAURUENSE FALASSE NADA. A RESPOSTA DO DEPUTADO FOI MAIS OU MENOS ESSA, ME BEM ME LEMBRO: "GANHEM A ELEIÇÃO E MUDEM ISSO".

A TAL ELEIÇÃO PARA RETIRAR OS TUCANOS DO PODER VAI REVELAR UMA CAIXA PRETA HORROROSA, MAS ISSO AINDA NÃO FOI CONSEGUIDO. E TALVEZ SÓ SAIBAMOS DO QUE REALMENTE OCORRE NOS SEUS BASTIDORES QUANDO ELES SAIREM DE LÁ.

NEM ACUSAR OS MANDANTES DA AHB ESTAMOS CONSEGUINDO E NA IMPRENSA NÃO SAI NADA DO NOME DOS GRANDÕES. ACOBERTAM ISSO DESCARADAMENTE.

UMA VERGONHA.

PAULO LIMA