terça-feira, 29 de janeiro de 2013


PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (36)

NÃO FAÇO OPOSIÇÃO SISTEMÁTICA A QUASE NADA, SÓ AO SITEMA EXCLUDENTE EM QUE VIVEMOS
Comento aqui dois fatos sobre esse assunto e no final minha conclusão.

Ontem tive uma reunião decisiva sobre um bloco carnavalesco que pretendemos colocar nas ruas bauruenses, o “Bauru sem tomate é mixto” (com x mesmo). Convidei um amigo, Silvio Selva para fazer a letra e ela saiu redonda, pegando pesado em algumas questões municipais e noutras mais leve. Agradou aos presentes, porém quase ao final da reunião recebemos a visita de duas pessoas, achando a letra um tanto leve. Compuseram na hora algumas novas rimas, para pegar um pouco mais pesado na administração municipal. A partir daí achei a letra sem aquele tom de cutucar, de dar o toque, mas de algo a atender interesses que não os pretendidos pelo bloco. Não estamos criando um bloco de carnaval para fazer oposição extensiva a algo, atendendo interesses que não são os nossos. A crítica tem que existir, mas quando passa a ser perseguição, algo doentio, ainda mais tendo um algo mais por detrás, perde o sentido. O bloco soube como contornar tudo e fará uma crítica ao melhor estilo carnavalesco, sem massacrar ninguém, sem perder a galhardia. Se reclamo da intolerância não posso querer agir da mesma forma, estaria sendo incoerente comigo mesmo. No sistema onde vivo, o cruel capitalismo, nós que criticamos precisamos entender se não o fazemos usando o erro do erro do adversário, deixando de enxergar os nossos próprios.

Num segundo momento, recebo via e-mail de Jorge Maskalenka e Marta Caputo, moradores do Parque das Nações, respondendo ao prefeito municipal quando esse se defendendo de algumas críticas saiu-se com essa: “Existem dois moradores que me tratam com muita indelicadeza. Me agridem verbalmente e também pelo Facebook”. Eram eles. Não quero colocar o que li no mesmo patamar da questão acima, pois sei que os problemas da região onde os dois moram são enormes e estão cansados de promessas não cumpridas. O texto deles pode ser lido a seguir clicando no http://www.facebook.com/groups/222430111149327/permalink/469196246472711/. Todos nós temos que estar atentos para não sistematizar em excesso as críticas, afinal, por detrás delas estão sempre o posicionamento pessoal que cada um tem ao longo da vida. Ponderar sempre, entender o outro lado, criticar e sugerir opções outras, as não realizadas, prefiro agir assim.

Em todos os momentos tento me policiar e sei que Jorge e Marta também devem fazer o mesmo, para não praticarmos jogo de interesses que não os nossos. Trabalhei na administração municipal com o prefeito Tuga Angerami, 2005/2008 e vivenciei as dificuldades de tocar a administração de uma cidade sem verbas, recursos. A situação hoje é outra, Rodrigo soube como emprega-los em algumas situações. Noutras, nem tanto. Algumas péssimas companhias o atrapalharam bastante, mas ele optou por elas. Porém, não existe como negar a existência de uma melhor situação de apresentação da cidade no seu todo. Continuo sendo crítico, sem ser impertinente, deselegante, sem ter fixação somente na perseguição ao atual prefeito. Vejo a cidade com inúmeros problemas, alguns sendo resolvidos, uns mais, outros menos. A contundência do casal do Parque das Nações deve ser entendida pelo chefe do Executivo Municipal como algo normal, mas o que vi ontem, na reunião do bloco não. Esse negócio de criticas, feitas aqui regularmente seguem uma lógica, pois tudo o que acontece é inerente ao sistema capitalista, esse sim, cruel, insano, predatório, desqualificador. Todos inseridos nele agimos (ou contribuímos de alguma forma) perversamente, pois isso faz parte do jogo, regras inerentes ao mesmo. Concluo pedindo a leitura de texto recebido do amigo Marcos Paulo Resende, Comunista em Ação, reproduzido numa sala de debates no facebook e a seguir: http://www.facebook.com/groups/222430111149327/

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Nosso prefeito merece uma persiguiçãozinha, pois tem se achado. Entendo sua posição. Vejo que muitos dos que criticam sistematicamente Rodrigo o fazem por interesses. Lutam não para mudar o estado de coisas vigentes, mas para tirar de lá o grupo do Rodrigo e colocar outro no lugar. Igualzinho ao que acontece com o que fazem com o Dilma e fizeram com o Lula. Para esses não existe jeito, são pilantras. E se a critica é merecida, pau neles.
Paulo Lima

Anônimo disse...

Caro Henrique
Belo texto o do Marcos, irretocável. Na veia, deste modelo de sociedade que tem nome e sobrenome. Merece ser difundido por todas as mídias que não sabemos se irão aceitar.

Isaias Daibem

Anônimo disse...

AS PESSOAS PERDERAM O PUDOR
Recebo alguns emails nada simpáticos sobre a ligação feita com o caso de Santa Maria com a corrupção enraizada nesta sociedade capitalista brasileira. O mais incrível é pessoas para defenderem o seu pedaço indefensável parecem querer justificar a corrupção.

Escreverei em uma outra oportunidade sobre a falta de receptividade crítica hoje em dia, neste momento é observável algo tão sério quanto isso, as pessoas perderam o pudor, desde o cidadão comum ao homem público reflexo desta sociedade, antes ainda se tentava maquiar algumas coisas, mas hoje se faz tudo na cara dura mesmo, se faz a corrupção a rodo, muito devido a total alienação das pessoas, incapazes de observar e pensar uma nação, mas também a essa falta de pudor, a convivência natural com a corrupção.

Não se tem um pingo de vergonha na cara mais, até pessoas públicas que no passado esboçavam alguma reação, hoje juntam-se aos porcos, é o Lula com Maluf, Sarney, outro dia com sorrisos e abraços com o José Maria Marín, mesmo sabendo o que representa, o que fez e faz este homem, esta semana os "comunistas" Agnelo Queiroz e Aldo Rebelo distribuindo fartos sorrisos entre corruptos de sempre ao vistoriarem o estádio elefante branco do Distrito Federal já com orçamento estourado acima de 1 bilhão de reais, onde nesta mesma cidade, 2 meses atrás, uma mulher deu a luz a seu filho no chão do hospital por falta de médicos e local disponível, perdeu-se o pudor.

Outro exemplo sério de falta de pudor, foi dias atrás, a imprensa de minha cidade noticiou que a Emdurb, uma autarquia, um órgão do município, estava contratando por quase 700 mil reais, isso mesmo, quase 700 mil reais, uma empresa para fazer um estudo sobre as linhas do transporte coletivo, já que a cidade cresceu, novos bairros surgiram e há a necessidade de um estudo, qualquer pessoa sã e com vergonha na cara, ficaria indignada com isso, qualquer legislador sério também estaria aos gritos, mas não temos mais isso, é de se espantar como ninguém reagiu, tudo é feito hoje na cara de pau, dinheiro fácil, dinheiro jogado na lata do lixo, pergunto: Como o próprio nome diz, Emdurb(Empresa de Desenvolvimento Urbano de Bauru), não era para ser ela a executora de tal estudo?? Não tem funcionários capacitados para isso??? Alguém tem dúvidas que após esses "estudos" as linhas, tudo, continuará a merda de sempre?? Então fecha esta merda. Cuba não gastou isso para desenvolver um novo tratamento de câncer, mas deixa pra lá, falar de Cuba aqui seria uma piada neste país.

É obras super faturadas, grana a rodo para construções de prédios públicos que não precisam, perdeu-se o pudor, e nem mais o grande enganador de político de "esquerda" da cidade parece ter também sobrado algum pudor.

Querer justificar qualquer corrupção que seja, como tentaram fazer em emails cretinos de tão sem noção que são, é porque são igualmente corruptos, perdeu-se o pudor e com isso parece que realmente o fim de mundo não será uma brincadeira mais.

MARCOS PAULO - COMUNISTA EM AÇÃO