sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (54)

A QUESTÃO DE SER BLOGUEIRO – E QUANDO PINTAR UM PROBLEMA?
Ontem me chamam diante da TV, programa Ana Maria Braga, no momento onde a apresentadora fazia um estardalhaço com uma menina que ganhava muita grana com um blog. Menos de 20 anos, criou um para divulgar seu trabalho com maquiagem e caiu nas graças do público consumidor, que a divulgou, alcançando fama rápida e inusitada. Sua mãe já diz que a filha ganha mais que ela e teve que chamar o namorado para ajudá-la a manter o blog vivo e recheado de informação. Sempre que surge algo desse tipo sou colocado na parede. Mantenho o meu desde 2007 e até a presente data não ganhei um mísero tostão de grana com meus escritos. E daí não vai fazer nada? Não vai se enquadrar?

Existem blogs e blogs. Cada um no seu quadrado. O meu é esse, escrever muito de mim, do que vou produzindo e reproduzir o que envio para vários órgãos de imprensa, o que tenho guardado aqui no mafuá e a minha forma de encarar esse mundo. Quando criei isso aqui não pensei em ganhar dinheiro com isso. Queria extravasar o que ia pela minha mente. E é isso que continuo fazendo até esse momento. Isso que faço não tem muito de comercial, podendo ser acoplado com publicidade de, por exemplo, uma Casas Bahia do lado. Talvez o que possa fazer serão parcerias com editoras de livros, como uma proposta recebida nesses dias. Eles divulgam algo no espaço específico, algo dentro da linha de pensamento. No mais, quero continuar tocando meu barco, tentando manter um texto diário e cutucando quem deve ser cutucado.

Esse texto está sendo escrito nesse momento também por dois motivos, dois blogueiros em evidência nessa semana. No primeiro, algo trágico, quando Aaron Swartz, um jovem norte-americano de 26 anos, mantinha até dias atrás o site Reddit e por copiar e divulgar artigos científicos contrários aos interesses do governo dos EUA estava sendo processado, multa milionária e na eminência de pegar uma cana dura, provavelmente 35 anos de detenção. Injustiça exposta e declarada, mas lá pelos lados do Norte é assim mesmo, pois todos sabem o que está ocorrendo com o criador do Wikileakes, do Julian Assange, há meses aguardando extradição dentro da embaixada equatoriana em Londres, tudo por ter divulgado documentos verdadeiros, que demonstram por A + B que os EUA não são os santinhos que dizem ser. Assange está amordaçado dentro de uma embaixada e o meninão Aaron, vendo que não escaparia da prisão se suicidou. Por outro lado, no oposto disso, mostro aqui como no espaço blogueiro tem de tudo. A cubana Yoani Sánchez, que apregoa viver sem liberdade em Cuba, mas lhe permitem manter aberto um blog de franca oposição ao regime. Ela escreve o que quer e deixa bem evidente que vive de rendas externas, bancada por instituições interessadas no fim do regime cubano. Essa liberdade que Cuba permite para Yoani e outros, o próprio EUA não permite aos seus patrícios, quando o assunto é feroz crítica ao procedimento do Estado. Mas quando um Aaron faz o que faz é um insulto às liberdades existentes e quando Yoani continua sua ladainha pelo boicote à Cuba, o que faz é exercício de liberdade.

Eu como não estou aqui desde 2007 como pau mandado de ninguém, sou mais um criador de problemas do que um comportado cidadão, desses descobrindo com esse equipamento à sua disposição mais um meio de ganhar muita grana, usufruir benefícios próprios e se vender para interesses que não os seus. Vivo recebendo elogios e críticas, sem pensar em alterar meu modo já muito bem construído de encarar a crueldade do sistema político onde vivo. Adoro perder um tempinho diário produzindo um texto para esse espaço e só não quero que isso atrapalhe meu trabalho, minha vida doméstica e me tire muito das funções outras a que estou envolvido. Cutucar e ser cutucado faz parte do meu negócio. Não me peçam para mudar ou ser diferente. Não serei mais eu.

7 comentários:

Anônimo disse...

Voce mora nesse lugarzinho infeliz e nem aparece aqui.
João Alcará

Mafuá do HPA disse...

João, te conheci aqui em Bauru, um fotógrafo dos bons, várias exposições belas e cheias de possibilidades. Qualquer dia apareço aí por Curitiba e conversaremos pessoalmente sobre o que pensa sobre esse "infeliz lugar".
Um abracito do Henrique - direto do mafuá carioca

Anônimo disse...

Meu querido amigo/irmão Henrique.
Simplesmente fantástico o seu texto. Compartilhei-o no Facebook.

Quanto à censura aos blogueiros, é o mesmo que o Poderoso Chefão da Globo e sua submissa (in) Justiça no BRasil fazem.
VEJA:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/01/justica-condena-blogueiro-a-indenizar-ali-kamel-chefao-da-globo.html

DUILIO DUKA DE SOUZA ZANNI

Anônimo disse...

Meu querido amigo/irmão Henrique.

Simplesmente fantástico o seu texto. Compartilhei-o no Facebook.

Quanto à censura aos blogueiros, é o mesmo que o Poderoso Chefão da Globo e sua submissa (in) Justiça no BRasil fazem.
VEJA:
https://www.facebook.com/duiliodukadesouza?ref=tn_tnmn










DUILIO DUKA DE SOUZA ZANNI

Anônimo disse...

Camarada Henrique, sou mais solidário ao Aaron Swartz do que ao Assange, porque esse garoto queria questionar o sistema, você encontra em inglês vários artigos interessantes dele, o pior dos problemas dele foi que suas reservas de grana se esgotaram com os gastos dos processos, o julgamento seria se não me engano em abril próximo, chegou o momento que se viu sozinho, sem a cobertura que em outros tempos pessoas assim tinham aos montes, é a triste realidade dos raros que ainda se metem ao atrevimento e alguma subversão, mas como diria a honrada frase do Che "prefiro morrer de pé a viver de joelhos". Agora o Assange tem gente graúda por trás bancando tudo isso, pode ter certeza que interesses não revelados não diferem dos que denunciam, tem muita grana envolvida nisso.

E meu amigo, tá precisando por ordem na Tv aí, Ana Maria Braga faz baixar uns 20 pontos o QI com poucos minutos de audiência.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Desde sempre e de uma vez por todas o decisivo é gostar, sentir tesão e obter prazer, comunicar, partilhar emoções e ideias que somente a palavra escrita pode filtrar e requintar, transcender e iluminar.
Aquino, a boa literatura não depende de conchavos políticos. Pode parecer óbvio mas é preciso repetir a todo instante: quanto menos os escritores se deixarem seduzir pelos prazeres da fama ou do poder, melhor.Sob pena de terminar melancolicamente defendendo bandeiras que não são as suas e interesses que não são os seus.
o artista da palavra Henrique Perazzi de Aquino tem uma missão e a fama ou a grana pode ñao estar incluída nela, quem conhece o seu trabalho consagrará seu texto eterno.
Ao infinito e alem.. hê hê hê&*&**%$#¨¨*_=+322@@##"'!!!!!!!!!!!
Décio de Souza - Lençóis Paulista

Mafuá do HPA disse...

meus caros
Duílio: É isso mesmo, obrigado pela compreensão e irrestrita amizade. É disso que precisamos na vida.

Marcos: A olhada no programa da Ana Maria, te afirmo, foi só naquele momento. Assisti dez minutos e em contrição li por duas horas Fernando Pessoa. Acho que compensou.

Décio: O tesão nos move, tanto na parte da virilidade, como na escrita. Sem ele não dá.

Abracitos do Henrique - direto de mafuá carioca