terça-feira, 1 de janeiro de 2013

AMIGOS DO PEITO (74) 

EU GOSTO MESMO É DOS AMIGOS QUE RESISTEM, ENFRENTAM O TOURO A UNHA, SEM MEDO DE BUSCAREM A FELICIDADE AO SEU MODO 

Hoje no primeiro dia de um novo ano, um dia onde devo permanecer mais em casa que fora dela. Aproveito a malemolência para rever muito do que fiz, do que foi feito à minha volta e do que existe por fazer. A maioria dos meus são todos bravos resistentes, desses que não costumam esmorecer com qualquer cara feia, nem se vergam nas dificuldades. Gosto de reverenciar aqui nesse mafuento espaço a ação de alguns desses. Faço isso com gosto e contentamento. Anos atrás tive o prazer de conhecer um carioca abusado, o CARLOS LATUFF, que aportou em Bauru para participar do OLA – Observatório Latinoamericano, depois voltou mais duas vezes para participar das Semanas Latinoamericanas patrocinadas pelo Colégio D’Incao. Bateu aquela empatia e das andanças feitas por aqui, acabei fazendo mais contatos nas idas ao Rio. Latuff é um ser do mundo, colocou sua arte a serviço das ações em prol dos oprimidos, tornou-se conhecido mundialmente através do traço. Na véspera do ano novo recebo mais uma notícia de brava participação sua. Fico comovido de ver meus amigos metidos em algo tão edificante, não me contenho e reproduzo no blog. Veja abaixo se não é para ter orgulho dos meus diletos amigos. Esse só um exemplo, no correr dos dias outros estarão expostos aqui: 

Resposta de Carlos Latuff ao relatório do Centro Simon Wiesenthal que o acusa de ser o "3° maior antissemita do mundo"
http://www.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/402-comunicacom/34321 - "Crítica ou mesmo ataque à entidade política chamada Israel não é ódio aos judeus, porque o governo israelense NÃO representa o povo judeu, assim como nenhum governo representa a totalidade de seu povo. Essa não foi a primeira e nem será a última vez que tal incidente acontece, e por entender que tais acusações são orquestradas por quem apoia a colonização da Palestina, seguirei com minha solidariedade ao povo palestino", afirma. Íntegra da resposta de Latuff ao relatório do Centro Simon Wiesenthal que o acusa de ser o "3° maior antissemita do mundo": Recebo com tranquilidade a citação de meu nome numa lista dos "10 mais antissemitas" pelo Centro Simon Wiesenthal. A organização, que leva o nome de um célebre caçador de nazistas, sob o argumento da proteção aos direitos humanos e combate ao antissemitismo, promove a agenda da política israelense. A minha charge que acompanha o relatório mostra o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu tirando proveito eleitoral dos recentes bombardeios à Faixa de Gaza (o ataque foi realizado a 2 meses das eleições em Israel). Em novembro desse ano, o rabino Marvin Hiers, fundador do Centro Simon Wiesenthal, me acusou publicamente na Internet de ser "pior que antissemita" por fazer tal crítica através do desenho. Não é por acaso que meu nome foi citado junto com o de diversos extremistas e racistas. É uma estratégia do lobby pró-Israel associar de maneira maliciosa críticas ao estado de Israel com ódio racial/religioso, numa tentativa de criminalizar a dissidência. Crítica ou mesmo ataque à entidade política chamada Israel não é ódio aos judeus porque o governo israelense NÃO representa o povo judeu, assim como nenhum governo representa a totalidade de seu povo. Essa não foi a primeira e nem será a última vez que tal incidente acontece, e por entender que tais acusações são orquestradas por quem apoia a colonização da Palestina, seguirei com minha solidariedade ao povo palestino. Carlos Latuff, Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 2012".

Latuff é como a maioria dos meus amigos (as), um que "não espera acontecer", vai logo e faz. Adoro-os cada um a seu jeito, sempre de espadas nas mãos e esgrimando contra moinhos, instituições, pessoas, propostas, decretos, proposituras, mandatos, imposições, poder estabelecido, verdugos de plantão, etc. Eu, assim como eles, quando não concordamos, colocamos o bloco na rua e vamos à luta, sem pedir licença e medir as consequências. 2013 promete muita luta.

HOJE, MEUS CAROS (AS) É DIA DE ROQUE: Posse na Câmara Municipal de Bauru, 18h, nova composição da Câmara de Vereadores e do segundo mandato de Rodrigo Agostinho como prefeito. O amigo Roque Ferreira, petista resistente como aroeira tem pela frente mais quatro anos, em algo que o prefeito acaba de definir como "maior líder da oposição, sendo da situação". E o que esperar de alguém cuja vida foi pautada por um programa de vida e dele não de desatrela. Se agisse como o querem dentro de um grupo de situação seria a desilusão em pessoa. Na foto, Roque (aparentando fragilidade, só na foto) ontem logo após a passagem do ano (minha primeira foto do ano), com um legítimo chapéu equatoriano, Panamá original e que, infelizmente não estará em sua cabeça no ato de hoje logo mais à tarde. O veremos não de chapéu branco, mas de cabelos e barbas brancos.

5 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

A maioria dos nossos amigos, quase todos estão se enfiando cada vez mais nos facebooks da vida e vivendo de futilidades e besteiras, coisas sem nenhum valor, além da promoção pessoal. Embasamento zero. Estou resistindo e até hoje não entrei nesse negócio. É nisso que vejo meus amigos hoje, se achando unidos, mas cada vez mais solitários.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Mais uma virada, muda-se o calendário, rojões estouram enquanto milhares de sorrisos extremos demonstram a ilusão e falsidade das ações cotidianas do mercado financeiro. Promessas de novos tempos são as primeiras repetições de mentiras contadas para que nada se transforme.

O João Bidu indicará as cores da sua cueca, o Big Brother Brasil terá uma nova edição, o carnaval servirá apenas para encher os bolsos de burguês filho da puta e companhias de cerveja, petistas e tucanos discutirão seus egos na corrupção, o economista dará dicas para o "sucesso", um novo hit cretino abalará cérebros no próximo verão, as obras públicas continuarão lentas e super faturadas, idem para os estádios da copa, mas o interesse popular será pela manchete do novo cabelo do Neymar, o trabalhador continuará vendendo sua força de trabalho ao patrão e enriquecendo-o, a violência continuará a ser o controle de estado para a premissa do capitalismo que é a desigualdade social, as escolas continuarão a ser processadores de carne moída preparando os novos trabalhadores para alienação do trabalho, inclusão social no capitalismo é inclusão a servidão, ser escravo, o facebook continuará a ser o grande gueto virtual aprisionando mentes em meio a uma enxurrada de informações aleatórias, cretinas para os debates dos clichês pré moldados.

Diante de tudo isso, só posso desejar um infeliz mais do mesmo 2013, num lugar onde sufoca-se a crítica e "esquerdistas" tem o rabo mais preso que o conservador de coturno.

Mas há alguma boa repetição pelo menos?? O Messi continuará primando pela arte, ao menos isso.

Provavelmente o mundo tenha acabado gente, se você ainda não se deu conta, é bem provável que já esteja morto.


"Pioneiros para o Comunismo, seremos como Che Guevara"



Camarada Insurgente Marcos Paulo "Stalin III"
Movimento Comunismo em Ação - A RETOMADA

Mafuá do HPA disse...

Paulo Lima e Marcos Paulo são dois bons amigos, exemplos vivos do que meu texto mostrou. Inquietos e inquietantes, prontos para me abrir os olhos, não deixando-os que se voltem para outros lados, quando na escrevinhação amenizo ou deixo de notar algo. Preciso de gente assim ao meu lado, sempre e desses dois não tenho do que reclamar. Que venham outros.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

a câmara de Bauru definitivamente é lugar de igrejeiro
lazaro carneiro

Mafuá do HPA disse...

Lázaro Carneiro é outro desses incansáveis amigos, dos que colocam a cara para bater e não esmorece diante de cara feia. É dos bons, valoroso, um poeta puro, essencialmente caipira e escrevinhando o que precisa ser dito, na exatidão da palavra. Sou grato pela amizade de pessoas assim.

Henrique - direto do mafuá