quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (64)

PONTAPÉ INICAL DO BLOCO “BAURU SEM TOMATE É MIXTO”
Está criado e lançado na praça um bloco carnavalesco no estilo crítico, audacioso, sagaz e jocoso, o "BAURU SEM TOMATE É MIXTO" (com X mesmo), uma forma de extravasar e por para fora o espírito festeiro que cada um guarda dentro de si. 

Sairemos dia 09/02, sábado de Carnaval, 12h. A concentração será na praça Rui Barbosa a partir das 11h, descendo o Calçadão da Batista a partir das 12h e chegando (sei lá se isso ocorrerá) na praça Machado de Mello, a da Estação na NOB. Alguns querem o retorno pelo caminho inverso (não de ré, viu!), mas acredito que chegar ao destino já será uma grande vitória. O horário é para ser algo diferente de tudo o que já foi feito, pegando o horário de pico no movimento do Calçadão no sábado. Sol fervendo, público quente e um bloco pegando fogo (no bom sentido).

A ideia surgiu de um papo com o historiador Oskar Sobrinho, que havia me convidado para viajar de van pelo Nordeste no final do ano. Minha resposta: "Pode ser, mas não sei nem se estarei vivo até lá. Por que não fazemos algo já? Um bloco de carnaval, que acha?". Ele topou e tudo foi nascendo entre telefonemas, e-mails e lançando ideias no facebook. Depois até as coluna da Camila, no Bom Dia e a do Rufino, no Jornal da Cidade deram uma notas e o Programa do Tuba e da Léia na Auri-Verde me entrevistaram ao vivo no sábado passado. Não tínhamos mais como recuar, assim sendo, pisamos no acelerador.

O performance Silvio Selva escreveu a letra da marchinha, crítica, porém não ácida, cutucando sem provocar escoriações, só alguns arranhões. O nome será "Faltou água, sobrou buraco". Fala de tudo da falta d'água, do IPTU caro, do Noroeste, dos buracos na rua, de esperança e desesperança, tudo junto e misturado. Vai dar o que falar. Sintam a letra: “Bauru bauru bauru/ Cidade que me seduz/ As vezes falta água, mas nunca falta luz/ Se chove pouco, vai faltar água porque o rio secou/ Se chove muito, vai fai faltar agua porque adutora estourou/ Mas vou falar, amo bauru/ Mas amo um pouco menos quando vence o iptu/ Bauru bauru bauru/ …../ Ir ao trabalho o que fazer?/ Se pego o coletivo vai faltar para comer/ Se tenho carro pra trabalhar/ Piora tudo, tem buraco pra danar/ Fui passear, que ilusão/ Eu vou de barco porque tem inundação/ Bauru bauru bauru/ …../ No futebol é confusão/ por mais que o time jogue/ sempre alguém lhe mete a mão!/ Pra consolar toda geral/ Bauru bauru bauru...”

O desenhista Leandro Gonçalez, que já publicou tiras no JC, no Bom
Dia e criou o personagem Guardião, o super-herói bauruense fez a arte da camiseta e sua estampa está dando o que falar. Aprontou ela em preto e branco e o pessoal da Silk Bauru a coloriu e estará estampando as camisetas. Já o mixto do nome do bloco, com X mesmo é para juntar com o lanche "Chese" que também virou "X". E a frase que dá nome ao bloco, vista estampada em variados lugares e situações, sendo uma das últimas numa camiseta de alunos da UNESP, nas provocações que fazem entre eles quando viajam de um lugar para outro, uns falando da cidade alheia. Ela possibilita misturar de tudo um pouco, colocar tudo num liquidificador e oferecer o seu conteúdo para consumo coletivo. Quem quer?

Uma gráfica vai rodar a letra das marchinhas e uma banda está sendo contratada, um agrupamento montado especialmente para o evento, sob a batuta do multiuso Alemão, o da Kananga, músico de reconhecida competência e sapiência. Essa uma das únicas despesas do grupo, a contratação dos músicos. Outros músicos, mais jovens poderão ir se juntando a esses e fazer do bloco um local de Ampla experimentação e desregrada folia, sem ordem, progresso e quase nenhuma moral. Pensamos em muitos grupos novos, mas preferimos a tarimba de quem conhece marchinha e as toca quase por osmose.

 O Elson Reis, nosso sempre de plantão Secretário (não confundam com sectário) de Cultura já deu as dicas, a autorização do espaço físico para apresentação e promete estender o tapete vermelho para o cortejo desfilar (pensamos em convidá-lo para Rei Momo, mas disseram que ele poderia não gostar). Temos ideia de fazer algumas homenagens a pessoas vivas e outras falecidas, todas possuidoras do espírito carnavalesco, mas isso será construído dentro do espírito anárquico com que tudo está sendo idealizado. Tem gente até já falando em termos uma rainha do bloco (e rei, disseram outros?), mas isso ainda está a merecer estudos mais abalizados, pois teríamos que ter vários, talvez um para cada minoria e outros para as maiorias.
A CUT viabilizando a cessão do seu carrinho (modo elogioso, viu!) de som, aquele puxado no muque e usado nas manifestações sindicais. Será o máximo, pois assim o som se propagará aos quatro ventos e o cantor terá sua potente voz invadindo cada loja do calçadão, o que gerará protestos mil junto aos órgãos competentes (e também aos incompetentes). Tem muito mais e muitos grupos já estão se juntando a nós, como o Loucos por Alegria, um capitaneado pela servidora municipal Rosângela Barrenha, com fantasias confeccionadas e ligados ao trabalho antimanicomial desenvolvido na cidade. O Enxame Coletivo estará montando uma página no facebbok e divulgando tudo no meio universitário, alternativo, marginal e também outros ainda não identificados. Todo o pessoal da Labirinthus não foram convidados e sim, convocados (ou seria intimados?), pois possuem o espírito dessa festa enraizados entro de si.  Tudo isso junto e muito mais será uma junção maravilhosa, divinal. Todas as escolas estão sendo convidadas, blocos e gente que gosta de colocar o pé no asfalto e sambar na rua. Inclusive o pessoal do outro bloco, o “Agora ou Nunca” que sairá dia 02 (nós no dele e eles no nosso).
Não existem patrocinadores, existe sim, a vontade de sair às ruas e promover um Carnaval diferenciado, num horário alternativo. A cada dia, de hoje até o Carnaval uma novidade. Vamos juntos? Skindô... Skindô...

HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO, tratando da organização junto de uma cambada de loucos varridos - fones 14.91163540 – mafuadohpa@gmail.com

7 comentários:

Anônimo disse...

Nas rodas de samba o comentário é um só: esse bloco vai ser o bloco mais badalado da história moderna do CARNAVAL BAURUENSE... Quem viver verá!
José Luiz Schubert

Anônimo disse...

Henrique

Esse antibloco deveria estar na pista há muito tempo: assunto é o que não falta. E para dizer a verdade, mesmo aqui de longe, acho que pegaram leve.

Daniel Carbone

Anônimo disse...

Olá, Henrique! Acompanho (pela internet) as peripécias do MIXTO e desejo toda folia a vocês. Já gostei muito do Carnaval, e acho mesmo que recuperar esse carnaval de rua é essencial. "De minha parte, não mais me seduzem os festejos de Momo. A vida se encarrega de mudar nosso humor, transformando vícios em virtudes (o que não é o meu caso), alegrias em tristezas, expansões em retraimentos." (Embora para ver de pertinho), estarei lá a presenciar os amigos. O que está entre aspas é trecho de artigo que pretendo publicar em minha página do face no sábado dia 09. outro pequeno trecho: "Bakhtin, pensador russo que se dedicou à compreensão do mundo carnavalesco, ao pesquisar a sociedade medieval, distinguiu dois tipos de festas nessa sociedade: a oficial e a popular. Enquanto a festa oficial tinha um tom sério, oferecendo aos espectadores verdades pré-fabricadas, vitoriosas, dominantes, que assumiam a aparência de verdades eternas, imutáveis e onde o princípio cômico lhes era totalmente estranho, as festas populares por seu lado promoviam o riso, a irreverência, até comumente a grosseria, e mesmo o obsceno, revelando por outra ótica, verdades ocultadas pelo sistema. Por que não usarmos da prerrogativa do carnaval para mostrar nossas verdades, tão diferentes das verdades oficiais?
Vitor Martinello

Anônimo disse...

AMEI O NOME DESSE BLOCO

LETÍCIA NEVES RAVAVINI

Anônimo disse...

ai, Henrique...vc me mata de tanto rir....estou querendo ir com fantasia de Pierrô , o q acha da ideia??? era uma antiga roupa do Val Rai...linda , linda...em tom de azul claro...
Acha q fica bem????
Coloco uma sapatinha e faço uma máscara branca bem linda no rosto com pankeac branco e uma linda lágrima cor de prata...
Não conta prá ninguém...
O q achou da ideia???

Beijos

MADÊ.

Anônimo disse...

Massa pessoal
Já postamos e divulgamos no Face do Enxame
Sobre a #PósTV, ela está programada pra acontecer as 20h (Local e demais convidados ainda a definir)
Ela já está inclusa aqui na programação semanal com as demais póstvs que acontecem no brasil essa semana

O carnaval de blocos de rua teve uma grande ação domingo nas ruas de São Paulo
O momento é realmente de grandes ocupações do espaço público e massa bauru estar incluido nessa
Pra quem quiser sentir o clima o carnaval de ontem em sp abaixo tem os links

Acadêmicos do Baixo Augusta
Bloco Nóis Trupica, Mais Não Cai
Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado
Bloco Ó do Borogodó


Vamo nessA
Abs
MARCELA CABALA - ENXAME COLETIVO

Anônimo disse...

seria bacana se todos comprassem a camiseta pra ajudar o bloco bauru sem tomate é misto a marcar sua identidade em bauru.