quinta-feira, 27 de junho de 2013

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (31)

O MAFUENTO FALA SOBRE O PAPEL DOS CONSERVADORES NAS RUAS BRASILEIRAS

O Brasil está aí fora da janela de casa e em plena convulsão. Eu saio de vez em quando para espiar/participar e aqui em Bauru ainda não noto tanta coisa, até porque os jovens revolucionários (sic), que foram às ruas da última vez, ao invés de fazerem algo de concreto em forma de protesto, preferiram desfilar com toda galhardia pela avenida Getúlio Vargas, reduto point da cidade. Tivessem ido à Prefeitura, como era previsto encontrariam lá o prefeito e alguns secretários, que por lá permaneceram, mesmo com expediente tendo sido encerrado mais cedo, 17h, tudo para que os funcionários não tivessem problemas de reclusão no local. No percurso foi dito que nada mais teria ali além de muitos policiais e assim sendo, preferiram desviar a rota e seguir para lugar mais ameno. Essa informação de que o prefeito por lá permaneceu á espera dos manifestantes quem me deu foi o Entrelinhas do JC, numa nota pouco percebida, mas por mim muito bem observada.

Pois bem, o protesto em Bauru caminha desse jeito e modo. E o jornalismo da cidade como encara tudo? Decerto que o manifesto deu uma arrefecida nessa semana, mas muito já se conseguiu, como a derrubada da PEC 37 e o recuo da Dilma em prosseguir com o anseio de botar um plebiscito na rua. A grande mídia continua cumprindo maravilhosamente o seu papel de informar caolhamente tudo, segundo sua concepção de democracia e conforme os interesses patronais permitem. Em todo lugar é assim e aqui não é diferente. Parece existir uma espécie de consenso de que o PT descobriu a corrupção brasileira e com a eliminação dessa agremiação da vida política brasileira ela estaria extinta. Apostam nisso, mas sabem muito bem que o que de fato ocorreria seria uma mera troca de um grupo corrupto por outro. Outro sinal vindo das ruas e ainda pouco discutido de forma objetiva e lúcida é a da participação dos grupos conservadores, mais precisamente fascistas, incrustados no seio do movimento e fazendo de tudo para impor suas amalucadas ideias.

Poucos tocam nisso como deveria ser tocado. Vivenciei um outro lado dessa questão no dia de ontem quando recebi aqui no mafuá a visita da jornalista CLÁUDIA PAIXÃO, produtora da TV Universitária Unesp, disposta a me entrevistar para um programa da emissora, o UNESP CIÊNCIA. Perguntei sobre a pauta e ela foi objetiva: “Queríamos sentir o que pensam algumas pessoas sobre essa onda de conservadorismo que tenta se infiltrar e tomar conta do movimento das ruas”. Topei na hora. Marcamos para o mafuá. Tentei melhorar o visual no que pude, mas quando a trupe televisiva aqui chegou, bagunçaram ainda mais, tudo para montar um cenário aproveitável para gravação. Chegaram em quatro e na hora do jogo do Brasil X Itália na TV. Dois ficaram na sala assistindo ao jogo com meu pai e Cláudia, o cinegrafista e este que vos escreve, nos trancamos no mafuá e respondi a algumas perguntas preparadas como pauta do programa.

Os outros convidados para o programa foram o professor Celso Zonta, o Artur Faleiros do Fora do Eixo e o Tales Freitas do Protesto Jovem. Eis as perguntas:

- TANTOS PROTESTOS...TANTAS VOZES E MUITAS NECESSIDADES. VOCÊ ACREDITA QUE PODEMOS TER UMA REFORMA CONSTITUCIONAL?
- ERA MAIS FÁCIL COMPREENDER O BRASIL QUANDO HAVIA APENAS A ARENA E O MDB?
- HOJE, EXISTE ESQUERDA E DIREITA NO BRASIL?
- ESSA INEFICIÊNCIA POLÍTICA PODE TER GRANDE CULPA PARA QUE OCORRAM OS PROTESTOS?
- NÓS TEMOS VISTO MUITOS PROTESTOS EM TODO O BRASIL, MAS NO PASSADO JÁ TIVEMOS MUITOS OUTROS E ALGUNS ATÉ GERARAM MUDANÇAS...
- TIVEMOS A PASSEATA DOS CEM MIL EM 1968, A DIRETAS JÁ, O MOVIMENTO DOS CARAS PINTADAS...ESTES SÃO MOVIMENTOS LEMBRADOS E FALADOS NA MÍDIA CONSTANTEMENTE, MAS UM MOVIMENTO NÃO FOI LEMBRADO ATÉ AGORA: O MOVIMENTO INTEGRALISTA.
- VOCÊ ACHA QUE PODEMOS ESTAR VIVENDO A VOLTA DE UM NOVO INTEGRALISMO?
- POR FAVOR, FAÇA UM BREVE RESUMO DA HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA. E, DEPOIS DESTE RESUMO, COMO VOCÊ AVALIA ESTE MOMENTO QUE O BRASIL VIVE?
- UMA DAS FRASES QUE MARCAM OS MOVIMENTOS DIZ: “NÃO ME REPRESENTA" - O QUE REPRESENTA VOCÊ E O QUE NÃO TE REPRESENTA?

As respostas poderão ser vistas assistindo o Programa Unesp Ciência, domingo, 30/06, 11h, 
terça-feira, 02/07, 18h30 e na quinta-feira, 04/07, 14hs. Todos os programas, também ficam disponíveis no site www.tv.unesp.br. É uma voz resistente expelindo sua opinião.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Quando sair o link do programa, publique aqui, pois o que vais responder nós que te lemos aqui já sabemos. Quero saber o conjunto da obra. A reunião da fala de todos. Se não assistir o programa não deixe de publicar o link aqui. As ruas, esse objeto de insaciável prazer e transformação, tão esperado por todos nós, acabou se transformando em algo incerto e não sabido.

Aurora

Anônimo disse...

Legal HPA, vou assistir...

Ademar Aleixo

Anônimo disse...

APOLÍTICOS=ALIENADOS PELA MÍDIA
João Ranazzi