domingo, 9 de junho de 2013

CHARGES ESCOLHIDAS À DEDO (69)

TEM FAUSTO NOVO NA PRAÇA - Release escrito por mim para novo livro de cartuns do amigo FAUSTO BERGOCCE, brevemente lançado em Bauru e Reginópolis, sua cidade natal:
Fausto Bergocce é desses persistentes. Matuto do interior paulista, caipira assumido de Reginópolis, uma pequena cidade encravada no oeste paulista, pouco mais de 3 mil habitantes. Saiu dali muito cedo e ganhou o mundo. Desenhava nas calçadas de sua terra natal com cacos de telhas e esse gosto nunca mais o abandonou, persistiu e é até hoje sua fonte de renda e sustento. Ganhou fama pelo traço, já tendo trabalhado em vários órgãos de comunicação e desenhos publicados nas mais diferentes publicações país afora e também algumas do exterior.

Além disso, sua fama cresce por outros motivos. Um deles é a de quase sempre com uma baita de um esforço próprio conseguir ir produzindo um livro atrás do outro. Fausto é meticuloso nesse quesito. Vai juntando, segundo uma concepção só sua, formas mirabolantes de apoios, patrocínios, verbas, conseguindo de tempo em tempo colocar outro produto (ou seria filho?) com algo de sua intensa verve em praça pública. A regularidade é tanta, chegando a algo assim: ano sim, ano não, Fausto tem algo novo no seu portão. E tudo feito com esmero, dedicação e com o que de melhor possui.
Uma de suas especialidades é o cartum. Viaja com isso, variando temas e sempre bem antenado, criando em cima de algo que faz também com certa regularidade, bater pernapelo país e mundo afora. E para os que acreditam que um livro de cartuns é algo para ser lido num vapt-vupt, ledo engano, pois esses são até mais demorados, tal a contemplação necessária em cada novo desenho. Sacar o que ali está contido nem sempre é algo rápido, sendo obrigatório aquela parada, buscando algo próximo do olhar do autor e só a partir daí, desse entendimento todo, ir à busca de outro e mais outro. Nisso passam-se as horas, vão-se os dias. Livro de cartum é para consulta periódica, eterna.

Tudo isso para lhes dizer que Fausto está com livro novo na praça. É sua mais nova cria, o “UNS E OUTROS – CARTUNS SOLTOS”, editado pela editora paulistana Kalaco e com produção gráfica do artista plástico Sérgio Bergocce (filho do autor e Prêmio Abril de Publicação). Os temas são os mais variados possíveis e se não encontra-lo nas melhores casas do ramo, aguardem pois Fausto, como sempre, faz lançamentos por todos os lugares possíveis e imagináveis. Aguardem ansiosos e divirtam-se, pois a verve do matuto continua afiada e o sensor plugado. Fausto não perde tempo, nem a oportunidade de produzir um bom desenho e o faz com temas que a gente nem imagina serem possíveis de extrair algo. Ele tira leite de pedra. E sai cada coisa que nem te conto, só vendo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Suas palavras me despertaram a curiosidade em conhecer a obra do seu amigo Fausto.

Você está sempre escrevendo dele por aqui e publicando desenhos dele. Teve época que saia um desenho dele por semana. Por que parou?

Reserve um livro para mim, que quando passar aí por Bauru no final de julho pego contigo.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Obrigado, Henrique Perazzi de Aquino! Bommmm, conseguir sorrisos, é nosso barato!!! Valeu, querido amigo!!!
Fausto Bergocce

Anônimo disse...

Ótimo!!
W.Leite