segunda-feira, 24 de junho de 2013

OS QUE SOBRARAM e OS QUE FAZEM FALTA (47)

OS QUE SEMPRE LEVANTARAM BANDEIRAS e OS QUE CHEGARAM AGORA
Meus caros e caras – Ontem foi um dia dos mais especiais para mim, completei 53 anos e repeti a todos que me saudaram a data com uma curta frase extraída de uma letra magistral do Aldir Blanc: “Envelheci, mas continuo em exposição”. Assim sendo, ontem não tive tempo de nada, fiquei à mercê de um monte de compromissos a me consumirem o dia. Mal adentrei a internet e quando o fiz foi para agradecer aos amigos pelo Parabéns e para repudiar, algo que tenho feito muito nesses dias, aos que se mostram hoje conservadores empedernidos. Como tem despontado entre os que nos rodeiam gente que pensa e age conservadoramente. Esse momento está sendo ótimo para revelações até então um tanto ocultas. Aproveito o momento nesse começo de segunda para reproduzir quatro textos recebidos pela via internética, com toques preciosos sobre esses novos tempos propiciados pelos acontecimentos da semana passada. Tudo reverenciando uma justa homenagem aos que resistiram esse tempo todo e não estão começando nesse momento a ter posições (e muitos já querendo ocupar o lugar na janelinha). Reflexões generalizadas a todos e todas:

1.) SEM BANDEIRA EU NÃO VOU... A TRANSFORMAÇÃO DO PAÍS ESTÁ EM QUEM MOSTRA SUA CARA E EXPÕE SUAS IDÉIAS CLARAMENTE...
"No primeiro dia, eles reclamaram da bandeira do Partido.
Como eu não era de partido, concordei.
No segundo dia, eles rasgaram a bandeira do Partido.
Como eu não era de Partido, deixei.
No terceiro dia, eles proibiram a presença de militantes do Partido.
Como eu não era militante, aplaudi.
No quarto dia, eles disseram que protestos eram coisas de partido.
E não deixaram mais protestar.
Mas como eu não era de partido, aceitei.
No quinto dia, eles elevaram o preço da passagem, da comida, da vida.
Como não tinha quem ou como protestar, eu paguei.
Hoje, as bandeiras estão no chão, a vida tá cara e o ar está pesado..
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém.
Ninguém se importa comigo."

Max Laureano, e uma brilhante releitura de Brecht.
2.) AMIGO REACINHA 
Oi, amigo reacinha, machista, homofóbico, racista, preconceituoso. Aderiu a manifestação, foi?
Pra quem até um tempo atrás chamava manifestante de vagabundo, você tá super engajado.
Agora não tem mais "baderneiros", nem "vândalos", agora é "o Brasil acordou", agora é "orgulho desse povo".
Povo? Que povo? Peraí, amigo reacinha, você esqueceu da outra frase que você mais falava "O povo que não sabe votar", "o povo é burro". Agora você quer ser povo, também? Achei que povo era o pobre, o negro, o nordestino. E você  a fina flor do campo, a nata da sociedade, branquinho, limpinho, pagador de imposto, quer ser povo?
Que mudança, hein? Será? A mim você não engana, não. Te conheço. Talvez agora você esteja feliz, porque tá se vendo na manifestação, né? "Finalmente vão dar jeito nesse governo que dá esmola".
Lá tá bom, a massa cheirosa, com celulares, tirando fotos e colocando no instagram. Vão pra manifestação de carro. Isso sim é movimento popular. E não aquela zorra do MST, né?
Lembrei daquela propaganda: "A minha voz mudou, mas os meus cabelos..."
É, seu cabelo continua o mesmo, reacinha: ensebado e com cheiro de sujo.
3.) ONDE VOCÊ ESTAVA? - BOA REFLEXÃO PARA OS QUE ESTÃO CHEGANDO AGORA E JÁ QUERENDO IR NA JANELINHA...
Onde você estava?
Enquanto os Sem-terra lutavam por reforma agrária?
Enquanto os trabalhadores marchavam por redução da jornada de trabalho?
Enquanto os professores estavam em greve por educação pública?
Enquanto os profissionais da saúde defendiam o SUS?
Enquanto as mulheres lutavam pelo direito ao próprio corpo?
Enquanto os quilombolas e indígenas enfrentavam os latifundiários?
Enquanto negros(as) enfrentavam o racismo?
Enquanto ambientalistas atacavam as empresas poluidoras?
Enquanto os grupos de jovens lutavam por políticas públicas?
Bem-vindo às lutas populares, elas já existiam!
4.) PAREM DE PEDIR PARA A PRESIDENTA O QUE NÃO É DE SUA COMPETÊNCIA...
"A título de esclarecimento, não compartilhe, mas cole e publique. Vamos fazer a maior parte das pessoas entender a administração do país.
1) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO VETA EMENDA CONSTITUCIONAL. Sendo assim, não é para a Dilma que vocês têm que pedir a não aprovação da PEC 37 (ah, para quem não sabe, PEC significa Proposta de Emenda Constitucional), mas, sim, ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal).
2) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO TEM O PODER DE DETERMINAR A PRISÃO DE NINGUÉM (ainda bem, né?!). Por esse motivo, caso vocês queiram ver os "mensaleiros" (sic) na cadeia, terão que pedir isso ao idolatrado Ministro Joaquim Barbosa, pois é o Poder Judiciário (no caso dos mensaleiros, o STF) que tem competência para fazê-lo.
3) NÃO É A PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE ELEGE O PRESIDENTE DO SENADO. É o próprio Senado que escolhe o seu presidente. Assim, a Dilma não pode chegar lá no Senado e gritar: "Fora, Renan Calheiros".
4) TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL É DA COMPETÊNCIA (ADIVINHEM!) DOS MUNICÍPIOS. Então, a pessoa mais indicada para resolver esse problema, a princípio, é o prefeito de cada cidade, e não a Dilma.
5) TAMBÉM NÃO É ATRIBUIÇÃO DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA INSTAURAR CPI. Quem instaura CPI é o Poder Legislativo (no âmbito federal, a Câmara dos Deputados e/ou o Senado Federal).
É hora de colocar cada exigência endereçada para as pessoas corretas!"

OBS.: Esse texto representa e preenche a lacuna do que deveria ter publicado ontem e por absoluta falta de tempo não o fiz.

7 comentários:

Anônimo disse...

CAÇA AOS COMUNISTAS
Antes de relatar um ocorrido comigo na noite de ontem, quero iniciar comentando algo que só reforça o que vinha alertando. Antenado que sou diariamente com Cuba, ontem vi um comentário de ninguém menos que o Comandante Fidel Castro, ligado como sempre as notícias do mundo e com seu vasto conhecimento e experiência, alertou sobre o perigo de uma orquestração no meio de um movimento social sem rumo para um golpe ao conservadorismo de direita no Brasil. Acho que a visão do Comandante diz tudo não??

Em várias capitais, grupos identificados como de esquerda foram duramente hostilizados, está tudo aí escancarado na imprensa, pessoas que apenas portavam camisetas vermelhas sendo hostilizadas, no RJ a coisa tem se agravado mais, gente da CUT apanhou feio ao chegar nas manifestações, e olha que a CUT e demais partidos não são de esquerda faz tempo, entraram no jogo do capital, só que muitos ainda os identificam como de esquerda, um pequeno grupo de cubanos do RJ, não se sabe direito ainda se são médicos cubanos, é provável que sejam, foram também muito hostilizados quando identificados pelos manifestantes, gritos de "fora comunistas, voltem para o seu país", foram expressados, o camarada e militante do Partido Comunista Revolucionário-PCR, lá do RJ, um partido que não existe legalmente, preferem assim do que entrar no vício do sistema, o amigo Carlos, ele tem trocado alguns emails comigo e também identificou que um ovo da serpente está sendo chocado, disse que a hostilização a esquerda está demais, bandeiras sendo impedidas, me diz ter a certeza de que a esquerda está liquidada no Brasil. É aí que entra a responsabilidade dos próprios que eram de esquerda e traíram os ideais, destruíram com o movimento estudantil, com o movimento sindical, descaracterizaram a luta no campo pela terra, minguaram com a maior base de massas que o Brasil já formou.

CONTINUA...

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO...

Eu constatei isso logo de cara quando presenciei um dos manifestos em SP, tenho uma vida na revolução, sei identificar quando um movimento é de base revolucionária ou massa de manobra, ao contrário de protestos do passado feitos pela esquerda mesmo, este não possui rumo, não há movimento sindical, movimento de massas, nada, é um grande número de classe média e burgueses dando chance a serpente. A imprensa, os conservadores, nunca, mas nunca se posicionariam ao lado de um movimento se este fosse com base numa luta revolucionária, é de assustar ver as maricotas que sempre odiaram a esquerda, que odeiam Cuba, hoje nas ruas pela tal "justiça social", é um arrasta isso, a maioria com danos permanentes no cérebro, como já falei, jovens que não sabem diferenciar um jumento de um extintor de incêndio, de repente estão todos envolvidos nisso, quem tem experiência e conhece como funciona movimentos de base revolucionária, sabe que não se coloca gente nas ruas da noite pro dia, da forma que ocorre fica óbvio o efeito zumbilândia das redes sociais, o poder é tão forte que até militantes antigos caíram feito patinhos nisso, agora começam a perceber o que já vinha alertando, e alguns achando que eu estava maluco, viram a finalidade dessas redes virtuais agora??

Sobre o que ocorreu comigo ontem a noite tem total ligação com essas atitudes hostis contra esquerda, não fui na manifestação, passo longe dessa palhaçada, mas voltando da academia a noite, caminhando pela cidade, um grupo de jovens, com certeza universitários, estavam retornando por volta de umas 22:50 do manifesto quando me viram com minha camiseta vermelha estampada com uma grande foice e martelo, bastou para que começassem a hostilizar, me chamando de comunista(que sou mesmo), mas também de mensaleiro, que a hora da minha corja havia chegado, bando de retardados, como isso não bastou e diante do meu revide, fui "agraciado" com uma garrafa de cerveja nas costas, amanheci hoje com um baita roxo nas costas, parece que as coisas andam esquentando pela cidade aqui também.

Ontem também vejo mais um comentário interessante na TV, o grande José Trajano da ESPN Brasil, disse estar já ficando muito preocupado com o que está acontecendo, achou legal no começo gritos contra a gastança da copa, mas diz sentir coisas esquisitas acontecendo e teme no que isso realmente vai levar.

Reforço novamente, povo nas ruas não significa revolução, muitas vezes não representam nem o povo, e o Comandante Fidel Castro também alertou para não importar uma primavera árabe atendendo sabemos quais interesses. É um bando de gente sem noção sendo manipuladas, na tarde de ontem também encontrei na rua um "noiado" que ao me ver com camiseta comunista me diz: "ae maluco, é nóis hoje no protesto, você vai lá também né?? O lance é arrebentar e se os polícia vir a gente quebra também mano, Che Guevara né, muito looooocoo né", essas horas não sei se rio, se choro, o cara nem sabe o que foi e o que realmente representa o Che, o comunismo e me sai com essa, parece mesmo que a esquerda está liquidada no Brasil, falta de aviso não foi, e agora o que fizeram??

CONTINUA...

Anônimo disse...

CONTINUA...

Gravem o que vou dizer aqui, logo a presidente da República será forçada a fazer um pronunciamento em cadeia nacional, a ex-guerrilheira vai pagar o pato sozinha, escrevam o que estou dizendo e observem o que virá a acontecer nos dias seguintes ao pronunciamento, ela se tiver um momentinho de reflexão e recordar o passado, deve estar se perguntando: "Minha nossa, o que fizemos com a base que construímos??"

Vejam vocês também, hoje no jornal local uma coluna de um dos deputados mais malandros do estado, o senhor Pedro Tobias, apoiando tudo isso e pasmem, comparando com a juventude e o ano de 68, é mole?? Mais insano que isso impossível, como diria Zé Trindade, "o que é a natureza meus amigos".

Quero "parabenizar" aos velhos amigos que embarcaram nessa, se deixaram lobotomizar nas redes para cair nesta guinada a um forte conservadorismo que virá, eu hoje gostaria de ter uma grana para sair do país, ir pra Cuba, porque o negócio vai ficar feio, a única solução que poderíamos tentar conseguir era resgatar os campesinos do MST que ainda se mantém nas antigas ideias do movimento e reorganizar este grande grupo de massas a travar esse combate, sinceramente não sei ser possível isso hoje e se haveria tempo.

No mais agradeço aos militantes, camaradas do RJ, SP e outras cidades que me enviaram emails de apoio, relatos sobre o que eles tem observado e quem sabe nos veremos em Cuba, porque aqui as patricinhas e maricotas estão mostrando suas garras.

MARCOS PAULO - MOVIMENTO COMUNISMO EM AÇÃO

Anônimo disse...

Os Dez Mandamentos para Jornalista de Facebook e Twitter (vale pra blogueiros também!)

1) Não divulgarás notícia sem antes checar a fonte da informação.
2) Não divulgarás notícias relevantes sem atribuir a elas fontes primárias de informação. Um “cara gente boa” ou um BFF não é, necessariamente, fonte de informação confiável
3) Tuítes e posts “apócrifos”, sem fonte clara, jamais serão aceitos como instrumento de checagem ou comprovação.
4) Não esquecerás que informação precede opinião.
5) Não confirmarás presença em eventos duvidosos do Facebook sem antes checar o tema e o naipe do organizador. Por exemplo, quem tem fetiche por armas não combina, necessariamente, com pautas de paz. E terás cuidado com o que atestas. Um “like” não é inofensivo.
6) Lembrarás que mais vale um tuíte ou post atrasado e bem checado que um rápido e mal apurado. E que um número grande de retuítes, compartilhamentos e “likes” não garante credibilidade de coisa alguma.
7) Não matarás – sem antes checar o óbito.
8 ) Não se esquecerás que a apuração in loco, por telefone e/ou por e-mail precede, em ordem decrescente de importância, o chute.
9) Não terás pudores de reconhecer, rapidamente e sem poréns, o erro em caso de divulgação ou encaminhamento de informação incorreta.
10) Na dúvida, não retuitarás, compartilharás ou darás “like” em coisa alguma. Pois, tu és responsável por aquilo que repassas e atestas. Ou seja, se der merda, você também é culpado.

Leia antes de sair escrevendo ou reproduzindo qualquer porcaria que você vê na net...

Wander Florêncio

Anônimo disse...

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de manifestações

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de Manifestações:

1- Não compartilhe o vídeo dos atores da Globo contra Belo Monte. Esse vídeo de 2011 está cheio de informações falsas. Inclusive alguns atores que gravaram o vídeo se arrependeram depois de descobrir que o que eles disseram não era bem assim.

2- Não diga que foram gastos 30 bilhões em estádios. Na verdade, foram gastos 7 bilhões, que é coisa pra caramba. Desses 7 bilhões, grande parte é emprestado pelo governo federal, mas a maior fatia será paga pela iniciativa privada. Os outros 23 bilhões foram investimentos em infraestrutura, transporte e aeroportos. Inclusive, o investimento em transporte é uma das reivindicações dos protestos.

3- Nunca peça pro governo gastar com saúde o mesmo que se gastou com estádio de futebol. Nos 7 anos de preparação para a Copa, foram gastos aproximadamente 7 bilhões com estádios. Neste mesmo período, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde. Então se vc fizer isso, na prática vc ta pedindo pra reduzir consideravelmente os gastos com saúde. Gastos com saúde nunca são demais. Então cuidado pra não pedir a coisa errada.

4- Não peça um presidente pra garantir que algum político seja preso. Isso é papel do poder Judiciário. O manifesto deve ser endereçado a este poder.

5- Não peça um presidente pra impedir a votação de uma lei ou PEC. Isso é prerrogativa do Congresso. O manifesto deve ser endereçado aos parlamentares.

6- Não peça um presidente pra cassar o mandato de algum deputado ou senador. Isso é papel das casas legislativas. Está escrito no artigo 55 da Constituição Federal.

7- Nunca peça pra fechar o Congresso e acabar com os partidos. O último presidente que fez isso foi um Marechal. Tal ato aconteceu em 1968 e foi nada menos do que o temido AI-5 da ditadura.

8- Não compartilhe aquelas informações falsas sobre o auxílio reclusão. O auxílio reclusão é um benefício pago à família do detento que contribuiu com o INSS, logo ele está recebendo um valor pelo qual já pagou anteriormente. O detento deve ser punido, não sua família.


pela transcrição Tatiana Calmon

Anônimo disse...

NÃO ESTOU MAIS ORGULHOSO DE PORCARIA NENHUMA.

Chego de uma manifestação MERDA. Bonita pelo tamanho, bonita por ver as pessoas nas ruas, mas MERDA. MERDA primeiro porque nem sequer foi manifestação. Um monte de gente sem ideal, sem saber porque tá lá, ou gritando por coisas que não fazem sentido, ou pior ainda, coisas que fazem um sentido completamente cruel e diferente do que parecem.

E a maior cagada foi simplesmente porque tinha FASCISTA PRA BURRO. Uma quantidade cada vez maior de militares, reacionários, homofóbicos, racistas, nacionalistas, fascistas de forma geral. Agredindo militantes do PSTU, respaldados pelos gritos de "SEM PARTIDO" de todo mundo. Vocês têm noção do quão RETARDADOS E IMBECIS vocês estão sendo? Tem gente NO HOSPITAL porque foi ESPANCADO por levantar bandeira de partido SOCIALISTA. Seu retardado, VOCÊ TÁ DEFENDENDO QUE ACONTEÇA ISSO. QUE ESPÉCIE DE DEMOCRACIA VOCÊ QUER?

Esses militantes do PSTU, PSOL, PCO, PCB, PC do B, tão nas ruas faz MUITO mais tempo e em MUITO mais lutas do que você. Lutam por causas que você nem sequer imagina que existam, lutam em lugares que você não costuma sair de casa pra frequentar com medinho de ser assaltado, lutam contra a repressão policial, lutam contra coisas que VOCÊ CRITICA, e lutam SEM VOCÊ DO LADO. Eles praticamente CRIARAM esses movimentos, inclusive os que VOCÊ está lá participando hoje, por influência sabe-se de quem. VOCÊ, fascista metido a revolucionário, que fica gritando hino nacional, abrindo bandeira do Brasil, vestindo camisa da Seleção Brasileira (como se os caras, que tão ganhando rios de dinheiro pra jogar futebol, dessem a mínima pro seu ufanismo de araque pra tanto que você chega até a falar de bater em quem não torcer pelo mesmo time que você quando chega a Copa do Mundo) feito um bocó e batendo no peito que odeia partido político, mandando prefeito, polícia, Dilma e não-sei-mais quem tomar no cu aos berros no meio de paseata, sabe quem eram os caras que mais odiavam isso? Os militares que comandavam essa porcaria desse país. Já ouviu falar de AI-2? E de AI-5? Já ouviu falar do fim do pluripartidarismo? Você já ouviu falar que é político do PSOL, PSTU, PCO, PCB, PC do B que vai lá tirar manifestante da cadeia quando são presos injustamente?

cont.

Anônimo disse...

cont.

Enquanto você tá por aí lanchando no Starbucks, usando o seu IPod, calçando seu tênis da Nike, dizendo que nasceu no país errado e que tem vergonha do Brasil,e ainda por cima escreve isso no Facebook, tem gente TOMANDO TIRO NO MEIO DAS FUÇAS pra lutar por uma porcaria de um Brasil melhor. E aí você do dia pra noite resolve se deixar levar pela onda de protestos (nada contra, inclusive), ir pra rua só por ir, e encharcar uma manifestação JUSTA, POPULAR E (sim, bela merda o que você acha) DE ESQUERDA com seu discurso REACIONÁRIO FASCISTA?? Então você tá no movimento errado, seu tonto!!

Tem gente com bandeira de VOLTA DITADURA MILITAR e você tá xingando o PSTU. Você xinga a Globo e agride militante do PSOL? Que espécie de MILTANTE é você? Tem uma séria diferença entre MILITANTE e MILITONTO!!!

Quanto ao estado, e seu braço de chumbo, tudo na mesma medida desproporcional de sempre. Sinceramente, foi o que menos me irritou. A não ser pelo fato de estarem TORTURANDO manifestantes, INVADINDO ÁREA FEDERAL, mantendo gente PRESA dentro de faculdades (FEDERAIS), o que é CRIME. Além do já tradicional CAVEIRÃO. Sim, amigos, além de FUZIL, usam CAVEIRÃO.. em PROTESTO.

Mas, tá certo, continue gritando SEM VANDALISMO, SEM VIOLÊNCIA, vestindo sua camiseta branca e cara pintada (essa expressão te lembra alguma coisa?). Enquanto isso, além de tomar tiro na cara do estado, tem gente de cabeça raspada enrolado na bandeira do Brasil agredindo gente de movimento negro, gay, movimentos sociais populares. Presta atenção no que vocês tão defendendo. Presta atenção nesse discurso de SEM PARTIDO, que você fica repetindo feito um papagaio.

O Brasil tá com cara de que se encaminha pra um golpe. Um golpe fascista. Que, não vão ter como negar depois, foi "apoiado pela massa".

Escrevi tanta coisa que nem sei mais o que falei, dane-se. Acho que o recado foi dado.

Quando a gente se enche de esperança..."(Lohan Filippo)

Wander Florencio