terça-feira, 16 de julho de 2013

AMIGOS DO PEITO (81)


EU NÃO PUDE IR, MAS OUTROS LÁ ESTIVERAM E A LUTA SE FEZ
Estou há alguns dias sem ler os jornais, mal o folheio pela manhã. Pouco tempo de ver TV e idem para o rádio. O pouco que sei das coisas é pelas andanças que ainda tento conseguir manter. Pediram para assistir a entrevista do presidente do Conselho dos Usuários do Transporte Coletivo, o Pedro Valentim, na TV Preve, ontem na hora do almoço e fazer perguntas, questiona-lo sobre dos porquês de todos sabendo que as três empresas de ônibus são de um mesmo dono, como o Ministério Público não toma nenhuma providência para desbaratar esse fio da meada. Queria fazer outra sobre essa tal de planilha, que ninguém entende e sobre essa Comissão de Inquérito, que a Câmara samba por tudo quanto é lado e não demonstra vontade nenhuma de abrir. Queria entender isso tudo, mas nem o programa consegui assistir. Não teve jeito. Outros o fizeram, TRUIJO ouviu, SCHUBERT idem, ALDO perguntou e o RENATO gravou.

Queria também ter ido ontem à sessão da Câmara de Vereadores. Já na abertura o presidente da EMDURB, o Nico Mondelli iria tentar explicar e marcar uma ida do prefeito à Câmara, para discutir esse mesmo assunto e o da divulgação dos nomes e salários dos funcionários públicos da Prefeitura. Esse tema foi o motivador de uma concentração de gente que até então nunca tinha visto na Câmara, os estudantes do grupo Acorda Bauru, que bem organizados parece estarem contribuindo para que os vereadores não voltem atrás em algumas decisões. Nossos edis estavam prontinhos para recuar e não tornarem obrigatório a divulgação dos nomes de quem possui altos salários. Diante da assistência de sempre, do pessoal da Batra e dos estudantes, cumpriram direitinho o script, ou seja, fizeram o que tinha que ser feito. Pressão coletiva é tudo de bom e quando bem organizada melhor ainda. Não fui, mas ROQUE estava lá, GIBI marcou presença, ARTHUR prestou atenção e FABRÍCIO e SILVIO dissecaram tudo.

Frequento a Câmara quando me sobra um tempo livre nas segundas, ontem foi impossível. Para dizer a verdade, outro motivo pelo qual gostaria de ter estado lá era o da consolidação da aprovação da aFundação de Saúde, que foi aprovada e ainda não muito bem entendida pela cidade. Essa carta branca para que a Prefeitura, através de sua Secretaria de Saúde dê as cartas e negocie esses altos salários para que o atendimento no setor continue, além de não resolver a questão, faz com que algo mais seja feito. Por que não a vinda de médicos cubanos para cá? Estamos pagando horas extras exorbitantes somente para essa categoria profissional e inflando demais seus salários, algo totalmente fora da realidade. Não é essa a solução. Queria ter podido lá estar, mas nem a retransmissão da sessão noturna pelo rádio consegui ouvir. Quem prestou atenção em tudo foi o ADEMAR, o TALES, o JOÃO também, mais a ROSE, a CLÁUDIA e até o FLORÊNCIO.

E nem vi também o tal do CQC, esse programa que se diz moderninho, mas além de ridicularizar só a alguns, demonstra ter um lado dos mais sacanas dentro da concepção de uma imprensa livre e sadia. Vieram aqui e nem sei se saiu algo ontem, a tal da sarcástica entrevista com o prefeito. São tantos temas, tantas boas discussões, mas nada disso me foi possível ontem. Sei que o LÁZARO deve saber, o WELLINGTON idem e a TATI poderão me dizer o que achou, além do ALMIR e da MARTA. Essa curta reflexão é o máximo que consigo dentro da correria profissional que estou sendo obrigado a me submeter. Daí, a conclusão que tiro disso tudo é que um slogan como “Agora é nóis”, não cabe nem aqui e nem em nenhum outro lugar. Todos têm compromissos e é sempre bom saber, que na nossa ausência existirão outros tantos para nos substituir, outros segmentos para empreender a luta e fazer com que ela prossiga. Da cabeça de um só agrupamento, sem dialogar e partilhar, o emperramento ocorrerá mais rápido do que ser imagina. Ontem eu me encontrava em MANUTENÇÃO, mas muitos outros continuaram na ativa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, não nos falamos nesses ultimos meses, mas te acompanho de perto, lendo seus textos e comentários. Obrigada pelo carinho sp.Abraço.
Vi foto sua e filhão. Fiquei feliz em ve-los. Bela família.
VERA TAMIÃO

Anônimo disse...

Se é monopólio não pode, mas um motivo para cobrar os vereadores que são pagos e eleitos para fiscalizarem.
PEDRO VALENTIM

Anônimo disse...

DÁ-LHE, HENRIQUE "TAMU" JUNTOS COMPANHEIRO.
ESTAMOS COBRANDO O COMPANHEIRO Pedro Valentim. até agora só 3 vereadores assinaram Roque, Carlão e dr. Raul.

Gilberto Truijo