sábado, 27 de julho de 2013

BEIRA DE ESTRADA (24)


AS REFREGAS COM RODRIGO, ALCKMIN E PEDRO TOBIAS E SUAS DIFERENÇAS
Li num post curto dentro do Grupo Acorda Bauru, uma cobrança feita a todos e todas: “Por que a cobrança leve com os tucanos? Com os do PSDB?”. Escrevo querendo entender mais disso.

Na sequência assisto dois vídeos produzidos pelo movimento e em ambos meus comentários. No primeiro uma ótima abordagem feita junto ao vereador Fábio Manfrinato, quando esse pressionado deixa claro como são feitas as votações dentro da Câmara de vereadores. Inventou para se justificar que não votou ainda favorável à CEI do Transporte Coletivo em Bauru por causa de ter sido encostado na parede. Falácia, pois tempo para decidir já tiveram todos e pelo visto, pelo demonstrado na entrevista não o farão. A entrevista é para ser guardada e usada em muitas outras

oportunidades onde votações de grandes interesses ocorrerem. Por ali, ficou nítido que sem pressão nada ocorrerá de transformação nesse quesito ou em outros. Muitos interesses em questão, interesses não nossos, mas dos vereadores, tamanha a demora e a desfaçatez para com seus eleitores. Um discurso antes de lá chegar à vereança e outro oposto após a chegada. Parabéns aos entrevistadores, pela forma como conduziram a entrevista, que pode também ser assistida clicando no link a seguir:


Depois, logo na sequência assisti outro vídeo, um ainda no aeroporto, quando o governador Alckmin chegada à Bauru e foi-lhe entregue documento sobre situação da greve dentro dos campus da Unesp, especificamente no de Bauru. Um diálogo mais ameno, a entrega do papel e umas palavrinhas do governador, quando diz que grana existe e que falta diálogo com direção local. No caso da Saúde joga toda a culpa na Famesp e tenta escapar ileso, sem arranhões. Ele passa e entra em cena o deputado Pedro Tobias, que fala ao ouvido dos manifestantes e segue na mesma tecla, a culpa não é do governador e sim, local, tanto no caso Unesp como Saúde. Por fim, o esdrúxulo, quando convida a todos para irem até seu Escritório Político e lá tomarem ciência de detalhes do que disse. Conseguiram escapar e se foram para seus compromissos. O  vídeo também pode ser visto clicando no link a seguir: https://www.facebook.com/photo.php?v=601842349849699&set=vb.100000718172061&type=2&theater

Daí comentário de minha lavra e responsabilidade. Quero primeiro comparar o que havia visto de cobrança de membros do grupo quando ocuparam a Prefeitura Municipal de Bauru. Ali houve um claro enfrentamento, até com agressões verbais e destemperos. Vi depois que se chegou a dizer de pedido de cassação de mandato. Várias cenas estão gravadas e explicitam isso. Rodrigo, tem seus males e em muitos merece a devida cobrança. Se ocorreu exagero ou não, não me atenho a ele. Volto para o caso do governador e do deputado, ambos tucanos. A abordagem foi feita num tom respeitoso e as cobranças só no documento entregue. Sem destemperos e de ambas as partes. Alckmin, o governador está na capa da semanal Isto É sobre uma verídica denúncia grave de desvios de três governos seguidos e

ninguém gritou nada contra isso. Pedro Tobias, o deputado tem seu nome vinculado ao maior escândalo de mensalão em Bauru, o da AHB – Associação Hospitalar de Bauru, que muito contribuiu para escandalizar a problemática da saúde pública municipal. Ninguém se destemperou com ele.

Continuo. Podem me dizer que os foros são diferentes e as cobranças idem. Entendo, mas não justifica. Perderam-se ótimas oportunidades, ambas filmadas para questionamentos mais contundentes. Vi que Pedro Tobias convidou a todos para estarem em seu escritório. Pois que isso ocorra, cobre-se dele um detalhamento do que ele e o governador disseram, da existência de mais verbas para a finalidade de resolver pendências na Unesp Bauru e da Famesp, que
lhe cobrem um posicionamento definitivo acerca de tudo o que envolve seu nome junto ao escândalo da AHB e também em outro item, que ele nos forneça de forma amigável e pacífica a listagem de todos os seus assessores, algo meio que secreto até então.

Aguardo ansioso a ida dos manifestantes até esse escritório político, quando os que o forem terão a rica oportunidade de constatar se o que ouviram no pé do ouvido era verdade, ou foi algo feito ali no calor dos acontecimentos para conseguirem se verem livres deles. Para mim, opinião pessoal, eles queriam escapar do aperto no aeroporto e não haverá segunda
oportunidade. Se houver, por favor, não deixem passar mais essa e o cobrem de tudo e mais um pouco. O deputado, que tanto diz fazer por Bauru, está escapando ileso de cobranças e até de admoestações, algo que o prefeito não. E por que? Essa pergunta, feita lá no alto do texto continuará sem resposta até então. Por que se cobra um de um jeito e outro doutro? Abracitos a todos (as) e parabéns pelas conquistas e resistência de luta e na luta.

OBS.: Todas as fotos desse texto foram tiradas das paredes do Le Bohemia, resto bar portenho, localizado na República de la Boca, duas quadras do Caminito, distante do furdunço comercial, reduto de muita resistência do povo menos favorecido de Buenos Aires, Argentina.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vejam que interessante a diferença de tratamento, o que, pra mim, justifica um preconceito de classe mesmo. Aos meus amigos que apostam na pós política, aposta que respeito, chamo-lhes a atenção para a nossa primeira tarefa, a de tornar factível e ética a representação coletiva que hoje temos (democracia), e assim, quem sabe, ousaremos a falar numa nova forma de organização política. A reflexão do colega Henrique permite que coloquemos algumas coisas nos seus devidos lugares!
Daniel Pestana Motta

Anônimo disse...

Henrique, sabe o quanto já critiquei alguns posicionamentos e falta de uma objetividade ideológica neste movimento, mas isso que vc questiona neste texto está direcionado ao lado errado.

Assisti aos vídeos que vc postou aqui e eles levaram suas reivindicações que já haviam feito na câmara, na prefeitura, essa diferença é na forma como foram recebidas, os tucanos governador e deputado de SP são mandrakes, macacos velhos da política, foram espertos, desde o assessor que os recebem, veja que este já consegue conter os ânimos ao dar atenção, ouvir, procurar se inteirar do assunto, acalmou e entregou uma situação ao governador que só contornou com sua malandragem velha com o deputado tb malandro velho empurrando para a Unesp e dizendo o que eles queriam ouvir, e claro tb deve se considerar que por serem jovens e sem uma bandeira ideológica é de se entender ficarem um pouco mais "mexidos" diante de um governador de estado, lembre-se que até o Fausto e vc ficaram "mexidos" quando o governador recebeu o livro de vocês, dá para entender.

No caso do Manfrinato e tb do ocorrido com o Rodrigo na prefeitura, esses são malandros novos, os dois são totalmente despreparados e pessimamente assessorados para tal situação, o vereador mostrou soberba, arrogância com eles, o prefeito foi a mesma coisa, fica perdido e acaba acirrando os ânimos.

Não há questão de classe nisso, eles nem sabem direito o que é isso, visto a falta de convicção ideológica dessa geração, e no caso dos políticos aqui abordados, TODOS pertencem a mesma classe, todos são corruptos e mantenedores do status quo neoliberal.

Essa briguinha partidária não levará a nenhum lugar, vc é um cara de uma escrita e talento sensacional, mas não pode se deixar prender por essas alienações de brigas partidárias onde são todos corruptos do mesmo saco, que quando brigam é apenas por disputa de grupos econômicos.

Utilize seus espaços voltando-os para as pessoas, levando ácida crítica, ideologia, questionamentos para um pensar a nação, veja por exemplo os artigos e livros do Noam Chomsky se ele está preocupado em desnudar o sistema e fazer pensar a nação ou preocupado com nomes de assessores e briguinhas entre malandros??

Um grande abraço revolucionário

Marcos Paulo
Camarada Insurgente Comunista

Anônimo disse...

Excelente o artigo do Henrique de hoje. É preciso que as cobranças se estendam ao deputado e ao governador, claro!
Marta Caputo

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE TEM O HENRIQUE PARA APONTAR AS INCOERÊNCIAS DESSE MOVIMENTO. SERÁ QUE SÃO PROPOSITAIS?
JOÃO RANAZZI

Anônimo disse...

Olha eu acho q foram duas situaçoes distintas. A ocupaçao e a recepcao no aeroporto.
Não acredito q houve a distinçao do tratamento dado aos representantes por que eles sao de partidos diferentes. Além disso conheço as pessoas q estavam la, nenhuma eh simpatica a direita muito menos aos tucanos.
Considero q foi uma questão de local e situação, se queremos ser ouvidos tbm temos q fazer as perguntas certas na hora certa.
Na ocupação as pessoas estava irritadas e cansadas, já no aeroporto estavam todos focados em conseguir uma posição quanto a assuntos especificos.
Bom, essa é a minha opinião.

Leila Canettieri

Anônimo disse...

Henrique Perazzi de Aquino Foi realmente diferente a abordagem que fiz nos dois casos se acham inesplicavel me pergute que estou aberto a responder. Sou apartidario, acho importante que se existam partidos porem eu existo para fazer eles trabalharem e não para fazer militancia partidaria.
Eu li os contratos do tranporte e participei de varias discussões sobre as ilegalidades que estão sendo cometidas no transporte de bauru e por isso tinha argumentos para cobrar o vereador.

No caso do Alckmin nosso intuito era cobrar publicamente as reivindicações do movimento estudantil, e fiquei puto da vida ao perceber que deixei passar a repressao estudantil que ocorreu na reintegração de posse na reitoria da unesp, onde os estudantes foram tirados do predio por policiais do choque sem identificação. Eu quero mais é que o governador seja preso pelos crimes cometidos em pinheirinho, contra professores, estudantes e a maioria das classes que reivindicam seus direitos.

Quanto ao Pedro Tobias eu não tinha nenhuma dessa informações que vocês mencionaram, nem sabia direito que ele era o Predro Tobias

Resta alguma duvida sobre minha idoneidade?

Lucas Ezias

Mafuá do HPA disse...

Lucas

Nenhuma dúvida.
Eu sempre te achei um dos mais lúcidos do movimento.

Um dos mais esclarecidos.
Gosto muito do seu posicionamento, tanto político (ninguém escapa dele), como no pessoal.

O seu vídeo com o vereador já faz parte da antologia de desmascaramento da atividade política como é praticada hoje.

O do governador e do deputado idem, pois sei que outros virão e agora ciente de quem é de fato o deputado a cobrança será diferente. Tomara que consiga obter dele o que te prometeu no vídeo, o que acho praticamente impossível, mas tente.

Escrevo observações segundo minha concepção, não sou e não pretendo ser o dono da verdade em nada. Quero mais é ser contestado e com elas poder gerar debates. Se eles ocorrem, ótimo, objetivo atingido.

Um abracito pessoal do Henrique - o do mafuá