segunda-feira, 22 de julho de 2013

RETRATOS DE BAURU (143)


ALEX É HISTORIADOR E MAQUINISTA DA MARIA FUMAÇA
Adoro os dias em que sou acordado com os apitos da Maria Fumaça, a imponente máquina a vapor, movida a lenha, peça principal a mover a composição férrea do Projeto Ferrovia para Todos, da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. Ontem, domingo, o terceiro do mês foi dia dela e da Feira Estação Arte junto à antiga Estação da Cia Paulista e pertinho da Feira do Rolo. Escrever sobre as pessoas envolvidas no projeto a mover essa composição quero fazer com todos e hoje começo por um deles.

ALEX GIMENEZ SANCHES é de descendência espanhola, daí seu espírito turrão, severo, mas também de muita generosidade. Esse meninão é historiador formado nas hostes da USC – Universidade do Sagrado Coração, mas acredito que nunca tenha dado aulas. Não porque não queira, mas por ser funcionário público, lotado na Cultura municipal e sempre envolvido com o projeto da composição férrea da Maria Fumaça. Ali desde o começo, possui uma das caras do projeto e hoje, bate nas onze posições, tem lá suas atividades no Museu Ferroviário, é o maquinista e entendido da caldeira de lenha (com curso e tudo), além de ser um dos melhores monitores nas paradas, com explicações divinais para os visitantes. Faz e acontece dignificando a função. Além disso tudo, limpa caldeira, engraxa as parte baixas da máquina, repara seus problemas e vive enfronhado com ela. Só não dorme com a máquina, mas está perto disso, pois em dias dela sair nos trilhos, acorda no meio da noite e antes das 4h da manhã já está no batente, fazendo-a funcionar. O gajo é um batalhador, como tantos outros envolvidos na labuta de manter aquilo em pleno funcionamento. Um valoroso servidor. desses que voce bate os olhos e vê que o cara é sincero em tudo o que faz.

4 comentários:

Anônimo disse...

ALEX - um dos servidores mais carismáticos de nossa Prefeitura!! grande texto de Henrique Perazzi de Aquino
Cláudia Pinto

Anônimo disse...

Henrique, bom dia, não somos amigos, mas li um post a respeito do Cristino, e quero apenas perguntar, o que foi feito do prédio da antiga NOB? eu não estou informada direito, mas a prefeitura tinha comprado o prédio em parcelas, para abrigar a mesma e o Poupa tempo, mas não vejo nenhum esforço na revitalização e nenhuma atitude para que o prédio, que bem poderia ser utilizado pela população, já que é apenas um depósito de sujeiras e de desabrigados, desta forma, sobraria o prédio do atual poupatempo, e o estado poderia colocar lá a tal da etec que tanto falam...... desculpa se por algum acaso eu falei alguma bobagem, mas nós, bauruenses, não podemos mesmo permitir que essa escola que por tantos anos, nos privilegiou de cultura, ser assim, desativado apenas por ordens de quem não conhece e valoriza a estória de nossa cidade.....obrigada e fique com DEUS!!!!!!
Deá Lúcia da Cruz

Anônimo disse...

e grande marceneiro, me ensinou muito sobre marcenaria...
Silvio Selva

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, Henrique. Eu como esposa desse espanhol turrão, me orgulho desse trabalho tão engajado de meu marido. Obrigado.
Ana Sanches