segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (62)


LULA PASSOU POR BAURU E ALGO DE MUITO MARCANTE OCORREU NO ENCONTRO ABERTO POR ELE
Sexta passada, 9 de agosto, quem passou por Bauru e me é impossível passar desapercebido foi o ex-presidente Lula, para abrir um Encontro do PT Paulista. Ocorreu num lugar que nunca fui na vida, o Haras Canarin, na rodovia Bauru/Pirajuí e reuniu figuras ilustres no cenário político local, regional, estadual e também nacional. Não fui e gostaria de ter ido. Opondo-me frontalmente a tudo o que venha da dupla que comando o partido em Bauru, Estela e Batata Almagro Pereira, claro que não fui convidado e depois fiquei sabendo que até conseguiria entrar sem o veredicto da dupla. Quem foi e ainda na sexta me passou algo foi o amigo Duílio Duka. Voltou encantado com a fala de Lula, durando cerca de uns vinte minutos. Ele voltou logo para Sampa, vôo por volta das 21h30. Na manhã seguinte ouvi boa parte do discurso pela Auri-Verde, que o reproduziu quase na íntegra. Também gostei dos toques dados e da forma como Lula faz uso do microfone. Eis aqui sua fala na íntegra: http://www.institutolula.org/o-pt-fez-mais-pelo-combate-a-corrupcao-do-que-qualquer-governo-diz-lula-em-bauru/#.UglZ_dI3tKB

De tudo o que aconteceu ali, destaco algo que passou batido pela maioria dos presentes e por toda a mídia. JAIME PRADO, um servidor público amortecido, cinegrafista inquieto e fotógrafo desses que não tira mais a máquina do pescoço, sempre pronto para flashes em redutos populares, pois bem, esse senhor propôs para a organização do encontro o inusitado e fez o que nenhum outro fez naquela noite. Levou para lá alguns jovens senhores, todos com mais de oitenta anos e todos moradores do Asilo Aymorés, conhecido por abrigar os hansenianos. Eram eles,  os srs BERNARDINO, 93 anos e interno desde 1934, NIVALDO MERCÚRIO, 88 anos e interno desde 1945, DURVAL CANDOZIN, 83 anos e interno desde 1956. Pessoas marcadas pela história no leprosário, o Asilo Colônia Aymorés, pessoas que carregam na memória o sofrimento do passado e hoje, professores de História do Jaime, pois lhes revelam o que de fato ocorreu lá dentro.

Jaime chegou no encontro petista e queria por que queria que os velhinhos fossem recebidos por Lula. Não houve jeito e a organização se vergou aos moços que somando suas idades, quase chegavam os 300 anos. Jaime me contou algo inebriante desse encontro e ainda conseguiu um compromisso de Lula de visitar todos eles em Aymorés, em algo a ser agendado no futuro. Eu não quis escrever nada sobre o que foi discutido de política no encontro, nem se o ministro Padilha, o da Saúde foi ou não lançado como candidato ali naquele dia para o governo de São Paulo, pois achei que mais importante que tudo isso foi ver estampado a alegria na face dos velhinhos, a alegria de receberem um abraço do Lula e de se sentirem importantes em conseguir uma brecha na agenda de tão importante pessoa.

Eu quando vi essas fotos parei tudo o que fazia e fiquei a admirar a sensibilidade de quem teve a ideia de leva-los até lá e depois, não a de quem a aceitou, mas a do político que ficou entre eles mais do que estava previsto. Lula pode ter sido cooptado por um lado do qual não gostaria nem um pouco de estar observando sua presença, mas ainda é uma das pessoas mais sensíveis que conheço. Isso ninguém tira dele, como ninguém tira do Jaime algo que ele tem enfurnado dentro de si, esse amor desmedido pela causa da hanseníase. Esse texto foi sendo escrito enquanto ia olhando mais detalhadamente para os rostos daqueles senhores e só pela presença deles, vi que ele valeu muito a pena eles terem ido lá. Parabéns Jaime, não tem ninguém igual a você aqui entre nós. Eu te aplaudo em pé pela noite proporcionada a quem dela desfrutou e percebeu a grandiosidade do ato em si sugerido por ti. Eis aí um bom motivo para me arrepender por não ter estado lá naquela noite.

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, sinto muito meu amigo, mas por mais que vc ainda queira acreditar que o Lula tem algo de bom, não é fato isso, precisa se libertar dessa religiosidade, deixar de se encantar por discursos que em nada refletem a prática, veja que essa fonte que citou para ver na íntegra a fala é do instituto criado para cooptar vc sabe bem o que.

Deixar de ser massa de manobra é preciso, corrupção é a palavra de ordem desses caras nos bastidores e você sabe disso, olha a quantidade de gente "legal" que estava nesse encontro.

Não preciso falar mais nada não é??

Camarada Insurgente Marcos Paulo

Mafuá do HPA disse...

Pois é Marcão, vendo aquilo tudo ressaltei o tempo desprendido pelo Lula com os mais simples, uma causa nobre. Ainda enxergo um Lula, que modificou esse país, deixou a desejar, mas fez muito para retirar os invisíveis do seu estado. O país é outro, muito há por se fazer, mas não consigo ver somente erros e decepções no seu período e ainda enxergo claramente que os que o antecederam e os que querem voltar ao poder ano que vem são infinitamente piores que ele. E os velhinhos citados no texto merecem a atenção e o destaque.
Um abracito mais do que cordial do
Henrique - direto do Mafuá

Anônimo disse...

"Que os anjos digam amém."

Camarada Insurgente Marcos Paulo

Henrique disse...

Marcão
Os anjos são esses três velhinhos...
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Valeu Henrique os nossos internos são pessoas exemplos e vida eles me solicitaram este encontro juntamos as forças eu e o Artur Custódio Coordenador do Morhan Nacional que nasceu em Bauru a 32 anos, e muitos desses falsos intelectuais nem sabe o que é " O Morhan" , amigo abs
Jaime Prado