sábado, 31 de agosto de 2013

RELATOS PORTENHOS (07)


OS AZULEJOS URUGUAIOS EM HOMENAGEM AO DEUS BACO
Peguei um gosto danado de vinho por causa da Ana Bia. Sempre fui adepto de uma boa e gelada cevada, não me importando muito com a marca, mas com a procedência. Assim como a maioria tenho as de minha preferência. Ana me ensinou o básico sobre vinhos, algo que para mim passava batido. Hoje já sei distinguir alguma coisa, pouca mas que me faz não beber (sic) gato por lebre. Ela, como boa admiradora de vinho, descendente de portugueses, nessa viagem para Argentina, demos uma passada muito rápida num final de semana pelo Uruguai (27 e 28/07), Colônia del Sacramento, pertinho de Buenos Aires, atravessando o rio da Prata com um imenso e caro ferryboat, que lá recebe o pomposo nome de Boquebus (tem também o Seacet, menos famoso e mais barato). Eu fui por interesse em conhecer a cultura local, perambular pelo país vizinho e tão cheio de encantamentos. Ana o foi por única e exclusiva necessidade de fazer uma rápida pesquisa na arquitetura e azulejaria da pequena cidade, tombada pelo patrimônio história da humanidade, algo significativo do design local. Material não lhe faltou.

Colônia é muito mais frio que Buenos Aires. Estive lá pela segunda vez, ano passado e nesse. Em ambas as vezes um frio de rachar mamona. Nada como beber vinho e em torno de uma fornalha. Fizemos isso andando muito pela parte histórica e central da cidade. Registramos belas fotos com muitos azulejos históricos e outro tanto na frente das residências, principalmente usados na sua numeração e até como fachadas de lojas. Impossível andar um só quarteirão que fosse sem trombar com muitos deles e um mais significativo que o outro. Ela trouxe belas fotos, que irá utilizar em trabalhos seus na universidade e infelizmente, não os posso divulgar. Uma pena. Mas, como escrevi do bom vinho, tão necessário com o frio, descobri algo mais e fiz um registro fotográfico ao meu modo e jeito. 

Em primeiro lugar uma clara e evidente constatação. Não tenho motivos para exacerbar nada contra o modo como o argentino trata os turistas. São o modo lá deles e aprendi a conviver e a entendê-los. Muitos são bastante generosos, alguns poucos não, mas nos uruguaios vi uma presteza de atenção em todos. Flui um diálogo de forma muito mais rápida, gostoso e proveitoso. Pois bem, dito isso, numa loja dessas de lembrancinhas, um uruguaio atrás de um balcão e numa prateleira uma infinidade de pequenos azulejos com escritos sobre vinhos (alguns sobre culinária). Confesso, eram todos muito simples, mas diferentes e difíceis de serem encontrados no Brasil. Caíram nas minhas graças e após o consentimento do balconista (lá aprendi algo, deve-se pedir sempre autorização para tirar fotos em lugares fechados), tirei várias fotos de todos eles.

Meu post de hoje é sobre eles, os azulejos com frases do peculiar e saudável gosto de se tomar um bom vinho. Como já confessei, acabei me transformando também num devorador de vinhos, porém com certa moderação, motivado por uma diabetes a me infernizar e um triglicerídeos alto. Difícil isso de, com o passar dos anos, você conseguir mudar alguns dos seus hábitos, como esse de trocar gradativamente a cerveja pelo vinho e descobrir que tanto um como outro devem ser consumidos com muita (mas muita mesmo) moderação. O corpo desse desalinhado HPA, mesmo querendo, já não consegue mais acompanhar as estripulias que insisto em querer continuar fazendo. Bem, voltemos aos azulejos, Ana trouxe alguns e eu, hoje me arrependo, nenhum. Trouxe as fotos, não tão boas e as exponho aqui e agora.

5 comentários:

Anônimo disse...

um bom vinho no frio que estava fazendo, caiu muito bem ! não sou assim tão boa conhecedora, até porque minha família portuguesa, da parte de pai, cultiva sim uvas e oliveiras, mas somos de uma pequena aldeia chamada aveloso. foi onde conheci minha bisavó custodinha aos quinze anos. ela com 103. morreu aos 109, sempre tomando seu único copinho de vinho diário às refeições. e, outra coisa além do frio de buenos aires e de sacramento, a cerveja é quase sempre quilmes que custa o mesmo preço de um vinho mediano. alguns amigos professores que nos acompanham ao congresso todos os anos (e esperamos continuar assim) conhecem realmente bem os vinhos. aí sim ! ao final de nossas atividades diárias, vamos jantar juntos e daí aprendo com eles a realmente apreciar as diferenças de uvas e safras. mas o vinho é somente um detalhe gastronômico diante da beleza que é colônia do sacramento. por minha profissão de designer gráfica, professora e pesquisadora, saltam aos olhos em buenos aires os fileteados portenhos e em sacramento a azulejaria, de influência portuuesa, e estas que henrique fotografou expressam bem um aspecto da minha pesquisa que trata do discurso multimodal, com duplo sentido e bom humor. ana bia andrade

Mafuá do HPA disse...

cara Ana
E hoje na Parada, tomo vinho ou cerveja?
do Henrique

Anônimo disse...

amor... você é quem sabe. o que tem que lembrar é que hoje tudo vai acabar em baba baby, baby baba, dentre outras kelly key coisas... bjs ana bia

Mafuá do HPA disse...

Ana
Descer a parada eu desço, mas na hora da Kelly Key estarei bebericando uma cerva no Convívio Bar. Depois voce me encontra por lá, se ainda estiver vivo e se não for subtraído (ou resgatado) por nenhum (a) filião (ã).
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

me recuso a responder com as palavras da kelly key... ana bia