terça-feira, 2 de setembro de 2014

AMIGOS DO PEITO (95)


HPA E A INQUIETUDE DESAGUANDO EM SEUS ESCRITOS*
* Esse texto sai hoje publicado no facebook como Personagens sem Carimbo - O Lado B de Bauru nº 500 e aqui reproduzido:
Peço antecipadas desculpas a tudo, todas e todos pela ousadia de produzir um texto versando sobre mim mesmo. Acabo de me inscrever nessa garbosa galeria dos Personagens sem Carimbo – O Lado B de Bauru. Tenho comigo fazer jus a esse mimo. Tarefa sempre complicada quando se escreve de si mesmo. Já o fiz em algumas vezes, na maioria quando me pedem pequenos históricos para apresentações variadas. O constrangimento é evidente. Não o faço com o intuito de paparicar a mim mesmo (adoro me criticar), mas reafirmando possuir um lado e dele tentar não me afastar. Com a publicação desse perfil reafirmo também o compromisso de continuar produzindo outros tantos 500. É o que gosto de fazer e tomei a liberdade desse número redondo, festivo, ser eu mesmo.


HPA sou eu, o HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO, 54 anos, bauruense, filho de Heleno e Eni, irmão da Helena, Erci e Edson, pai de outro Henrique e companheiro de todas as horas da carioca Ana Bia. Morei primeiro na vila Falcão e depois, até hoje nas barrancas do rio Bauru, proximidades com antigo clube Paulista, hoje Disbauto. Comecei a trabalhar aos 13, como aprendiz de cinteiro no Cintos América, depois fiz Escolinha da Rede (quase virei metalúrgico), permaneci por dois anos na antiga FEB (na vila Falcão), depois mais de 15 no Bradesco (rodando a região toda). Comecei os cursos de Tecnologia e Direito, mas conclui mesmo o de História, na USC, numa turma que mudou minha vida, com colegas que revolucionaram minha mente (eles são os culpados). Sou cria da escola pública, das lutas pelo fim do regime militar, da efervescência existente no final dos anos 80, das leituras tipo d’O Pasquim e de um envolvimento, do qual nunca mais me apartei com o desejo de ver esse mundo girando de outra forma (mais isso é possível?). Escrevendo sem eira nem beira, criador de casos, tive que criar meus empregos, daí fui ser dono de restaurante, professor sem cátedra e sou até hoje mascate com chancelas e bottons. Conheci boa parte do Brasil dessa forma, escrevi um livro, publiquei textos em jornais e revistas pela aí e mantenho acesa a chama da transformação social. Convicto socialista, em 2007, ainda quando Diretor dos Museus e do Patrimônio da Prefeitura Municipal de Bauru, criei um blog, o Mafuá do HPA, para extravasar essa ânsia de escrevinhações (meras tentativas, nem o português sei direito). Engajado em várias frentes de batalha, continuo tentando ser, fazer e acontecer, por caminhos e descaminhos, alguns entendíveis, outros nem tanto. Assim como Aldir Blanc um dia vaticinou, reafirmo que “envelheci, mas continuo em exposição, a ex-mulher, me chama de sardinha de balcão...vivo entre o torresmo e a moela”. Esse sou eu, só uma pequena parte, as outras terão que descobrir e se a contarem aqui, trucido a todos (as).

3 comentários:

Anônimo disse...

Hahahaha! Trucide mesmo os fofoqueiros, Henrique! E continue nos brindando com suas "escrevinhações" e fazendo a crônica da cidade, a sua maneira: lançando luz ao que interessa e dando voz aos muitos personagens de nossa urbe, da maneira honesta, cordial e bem humorada, que lhe é tão peculiar. Abração!
Marta Caputo

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 1 -

José Eduardo Avila coisa linda mestre, faltou só um detalhe comeu muitas coxinhas no campo do arca kkkkkkkkkkk
2 de setembro às 12:37 · Descurtir · 2

José Eduardo Avila sua historia é muito dignificante
2 de setembro às 12:37 · Descurtir · 2

Maria Ines Faneco Te amo amigo vc é único
2 de setembro às 12:52 · Descurtir · 3

Kizahy Baracat Bom ter um cara assim nq minha historia.
2 de setembro às 13:13 · Descurtir · 2

Marcia Pestana Mota Grande Henrique!!!
2 de setembro às 14:15 · Descurtir · 2

Paulo Roberto Figuraça ímpar!!!
2 de setembro às 14:22 · Descurtir · 2

José Eduardo Zé Loca Gol Voce merece tudo de bom professor
2 de setembro às 14:35 · Descurtir · 2

Helena Aquino meu mano querido .... vc é isso e muito mais ... tudo junto e misturado .... um gde homem, amigo, sensível ... te amo ....
2 de setembro às 14:37 · Editado · Descurtir · 3

José Eduardo Zé Loca Gol Grande Bauruense
2 de setembro às 14:38 · Descurtir · 1

Borika Hegyessy Amei, sou sua fã!!! Bjs
2 de setembro às 14:42 · Descurtir · 3

José Eduardo Zé Loca Gol Helena tudo bem ; lembra de mim trabalhamos juntos no itau
2 de setembro às 14:47 · Descurtir · 2

LiMartins Martins Parabéns grande Henrique Perazzi de Aquino!
2 de setembro às 15:56 · Descurtir · 1

Djairo Alves Dos Santos Homem simples mais de um intelectual brilhante parabens vc merece essa homenagem sangue bom Abçs do amigo Djairo.
2 de setembro às 17:13 · Descurtir · 2

Helena Aquino Aiiiii que saudades de ti irmãoooooo ...ñ fui pra aí com Marcus pq tu ñ estavass aíiiii
2 de setembro às 19:40 · Descurtir · 1

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 2 -

Denise Amaral Amigo mais que especial!!!!!
2 de setembro às 21:06 · Descurtir · 2

Eliza Carulo você merece muito mais amigo que a gente carrega do lado esquerdo do peito SALVE HENRIQUE PERAZZI
2 de setembro às 21:44 · Curtir · 3

Ademir Elias Bela iniciativa a sua de escrever este Lado B especial, sobre a sua pessoa. É importante que as pessoas que não o conheciam tem esta oportunidade. Grande abraço!
2 de setembro às 21:52 · Descurtir · 3

Reynaldo Grillo Grande Henrique, bauruense, noroestino da gema e grande divulgador da terrinha...Figurassa!
2 de setembro às 21:54 · Descurtir · 3

Cleonice Prado Cavalhieri Pai, e amigo mais que querido!!!
2 de setembro às 22:30 · Descurtir · 4

Marcia Mauricia Silva Certinho Henrique Perazzi de Aquino, vc é o retrato dos mtos lados B's nosso... ai no seu subconsciente ocular!
3 de setembro às 01:19 · Descurtir · 3

Rosangela Maria Barrenha Henrique Perazzi de Aquino, o melhor amigo do mundo!
3 de setembro às 19:05 · Descurtir · 2

Moisés Luceli Bastos Parabéns Henrique Perazzi de Aquino, você é o verdadeiro lado de A a Z de Bauru, lado B fica para nós, pessoa que conheci e já me simpatizei, pessoa feliz, dinâmica e verdadeira, escreve com sapiência. fico lisonjeado com a empolgação que fala da nossa amada Feira Livre. Moisés Bastos ( Presidente Associação dos Feirantes de Bauru.)
3 de setembro às 21:54 · Editado · Descurtir · 2

Mauricio Dos Passos vc e o lado b do B
há 22 horas · Descurtir · 2

Schubert José L R PROFESSOR TEM MUITO GATO NESSA TUBA... O SENHOR NEM PODE IMAGINAR
há 15 horas · Descurtir · 1