terça-feira, 9 de setembro de 2014

CARTAS (128)


NÃO EXISTE MAIS NENHUMA NOVA DENÚNCIA - Carta de minha lavra publicada hoje na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade - Bauru SP:


Até parece existir um novo escândalo pairando no ar. A revista deu em manchete e todos repercutiram. Nada disso. Nada de novo no ar além dos aviões de carreira, tudo velho, requentadíssimo. Na minha caixa de e-mails lá está um recado em forma de alarme: “Paulo Roberto Costa depõe... O que o PT fez com a Petrobrás...”. Fui ler. Cadê a novidade? Nenhuma. Fui conferir e só achei indelicado e inadequado o fato dessa e de outras revistas estarem só pegando no pé desse partido, o tal do PT. E os outros? E os que fizeram ou continuam fazendo até pior? Nada deles? Por que disso? Mas isso já não havia sido publicado? Repetem tudo assim de forma descarada, como se fosse algo novo. Requintes de crueldade explícita.

Não existe mais novidade em nenhuma denúncia. Todas elas se parecem, até aquelas que essa parcela da imprensa faz questão de não divulgar, de não fazer o estardalhaço feito com essa e com tudo o que venha desse tal de PT. O fato é um só, mas isso parece não interessar a nenhuma parcela da denuncista imprensa: o sistema político vigente está falido, todo corrompido, por dentro e por fora e em todos os seus níveis. Sabe a famosa frase, “tá tudo dominado”? Sim, ela representa de fato o que ocorre a nível nacional. Sem tirar nem por, dá para se contar nos dedos de uma das mãos quem hoje não participa do cruel festim de misturar o público com o privado.

O que ocorre na Petrobrás não é novidade, assim como o que ocorre nas mesmas proporções no Metrô paulistano, nos variados Rodo Anéis sendo construídos, nos aviões dos candidatos, no marido da candidata, nos filhos de muitos ex, nos muitos outros mensalões ainda não desvendados. O fato é que parece não mais existir obra, seja ela qual for, desde a mais pequena até a maior delas, sendo feita por gente de agremiações políticas de A a Z onde não ocorra algo parecido com o que foi descrito pela revista. Ela peca por denunciar tudo de um lado e nada de outro, mas na verdade, todos estão mais que podres, carcomidos por dentro e por fora. Aqui na nossa aldeia existe um hospital sendo construído há quase vinte anos e um mensalão, o da AHB, com os mesmos requintes de tudo o que ocorre em nível estadual e nacional.

O embate que deve ser feito transpassa essa eleição e não ocorrerá com uma simples e mera reforma política. Reforma em casa velha vale para quase nada. O que precisa ocorrer nesse país é uma verdadeira revolução, colocando fim a esse sistema excludente, onde prevalece os mandamentos do “deus dinheiro”. Uns poucos ganhando os tubos e a imensa maioria ralando para sobreviver. O problema é o regime, o capitalismo faliu e só funciona sob comando altamente corrompido e corruptor. Não existe remédio. Ele é o problema. Com ele em vigência, tudo continuará como dantes.

UM DESABAFO:
COMO SER FELIZ COM MEU VIZINHO PASSANDO POR IMENSOS PROBLEMAS? – JOGAM COM AS DESGRAÇAS DO MUNDO SEM NENHUMA DÓ E PIEDADE

Morei no Gasparini por alguns anos e lá tinha um vizinho de frente, ele bem numa esquina, muito pobre. Nem a calçada de sua casa estava feita, era de terra, sua luz e água estavam cortadas e vivia numa penúria de dar gosto. Algo de cortar o coração. Fazia minhas correrias o dia todo e ao voltar para casa e me deparar com a cena do vizinho naquela situação, o incomodo estava estabelecido. Não conseguia ser feliz vendo a situação dele. Impossível rir da vida, avançar sem traumas com alguém bem ao seu lado vivenciando algo bem diferente, o oposto. Aquilo sempre me tocou, até que um dia reunimos todos os vizinhos e fomos conversar coletivamente com ele, buscar uma solução compartilhada. Conseguimos aos poucos reverter o quadro, uma ação aqui, outra ali, nada isolado, tudo feito junto. Hoje quando passo por lá e olho sua casa completamente diferente do que já foi um dia, vejo o quanto acertamos. O encorajamos a reverter sua situação e ele deu a volta por cima. Lindo isso.

Aqui ao nosso lado, bem na casa do nosso vizinho ocorre algo e se o Brasil hoje vivencia uma posição diferente de décadas atrás, como posso comemorar se um dos meus vizinhos passa por problemas sérios e algo pode ser feito coletivamente. É o caso do que esses FUNDOS ABUTRES, comandados por debaixo do pano pelo governo norte-americano para vergar a Argentina, submetendo-a aos interesses mais sórdidos hoje existentes no mundo. Uma empresa, um grupo investidor (sic), ou seja, os donos do dinheiro especulativo girando mundo afora quebram um país e fazem dele gato e sapato e ninguém faz nada. Esse caso, com capítulos sendo escritos a cada dia, sugerem que, ou com a união estabelecemos novos caminhos para o mundo, ou os donos do capital estabelecerão uma nova norma a guiar o mundo, algo onde o deus dinheiro estará estabelecido de fato como o único mandante em tudo. Reações existem e as acompanho com o devido carinho, afinal trata-se do meu vizinho, parede meia com o Brasil e o que ocorre com ele hoje, pode muito bem se repetir amanhã aqui comigo. Personalidades do mundo todo estão se posicionando contra a insanidade sendo perpetrada pelos EUA, de uma forma velada, como se nada fosse com ele, mas na figura de um juiz cumprindo um sujo papel. O que ocorre é algo bem Fora da Lei. Querem e estão querendo criar um perigoso precedente com um único intuito, favorecer a empresas norte-americanas e seus interesses atuando acima de tudo e de todos. Um acinte para o resto do mundo. Vejam esses links e acompanhem algo sobre isso:

http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-254882-2014-09-09.html
http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-254780-2014-09-08.html
http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-254761-2014-09-07.html

Assange, o líder do WikiLeaks, hoje encerrado na Embaixada do Equador em Londres, além do posicionamento firma contra o que ocorre, diz algo sui generis, declarando possuir um desejo de viver na América latina, que diz ser a “região mais otimista do mundo atual”. Sim, pode ser mesmo, mas esse negócio de reverter o quadro contra o abutrismo dominante é algo incessante. Vejam a fala do Assange no link a seguir:
http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-254760-2014-09-07.html

TODA FORÇA PARA A LUTA DO VIZINHO EM VIRAR O JOGO E REVERTER O QUADRO ESTABELECIDO. A LUTA DELES É TAMBÉM A NOSSA LUTA. ENFIM, SOMOS VIZINHOS. OU NÃO? E COMO SER FELIZ SE ISSO OCORRE AQUI AO LADO E COM O MEU VIZINHO?

3 comentários:

Anônimo disse...

AS PREVISÕES DO PROFESSOR JORGE BAISAR
Tive um professor de história chamado Jorge Baisar ou JJ como o chamávamos na escola por ser um José Jorge, um dos pouquíssimos professores que tenho uma boa recordação, pois a maioria dos professores no capitalismo são psicóticos, conservadores preparando o aluno apenas para ser carne moída.

Baisar não, esse era gente fina e se preocupava em nos mostrar os fatos e a entender um processo histórico, pena que a maioria dos retardados alunos atrapalhavam e muito suas aulas com atos de indisciplina.

Mas o que quero falar dele aqui, foi uma conversa que tivemos no pátio da escola, me recordo até hoje, estava ele, dois amigos e eu, corria um papo sobre política, as mazelas desta sociedade e possibilidades de mudanças, me lembro que em determinado momento do papo, do debate de ideias que fazíamos, o professor me disse isso: "Marcos, sua rebeldia com o mundo é admirável em um país onde cada vez menos jovens se preocupam com isso, acredito que você carregará esse idealismo por toda sua vida, mas esteja preparado para duas coisas, sofrer por isso e ficar sozinho, porque já vivenciei isso e numa época muito mais agitada ideologicamente que esta, os jovens que hoje agitam contigo, com o passar dos anos e vendo o mercado de trabalho se aproximar, muitos adentrarão o contexto do mercado e o abraçarão, o coletivo dará lugar ao individualismo e o almejar do consumo de cada um e o idealista cada vez mais deslocado."

Hoje posso ver claramente esta situação, de uma turma de poucos mais de 80 jovens, em pouco tempo aquilo se acabou, adentraram o estilo da família Simpson, muitos abandonaram sonhos pelo consumo e uma escravidão remunerada do capitalismo, fazendo os outrora pensadores em alienados, para não falar dos pelegos, os vendidos mesmo.

Nunca vi uma sociedade tão acéfala como hoje, nenhuma discussão é sólida, pensada, antes a censura era explícita, hoje ela é uma auto-censura onde cada indivíduo esconde o que realmente pensa, publicamente as pessoas tem medo de se expressarem como realmente pensam. O mercado de trabalho engoliu as pessoas, transformou trabalhadores em competidores por um lugar no gueto capitalista, a vida virou apenas um indicador econômico, o pior é que passivamente se aceita isso, um conformismo e o pensamento falsamente divulgado de que isso é uma evolução social e prazeroso ao trabalhador se explorado pela venda de sua mão de obra.

Desde aquela época nunca mais vi o professor Baisar, nem sei se ainda leciona e se está na cidade, mas se alguém tiver contato dele, peço por favor para enviarem pois seria muito bom reencontrar o antigo professor de história.

Camarada Insurgente Marcos Galeano "Stalin III"
Comunismo em Ação - A RETOMADA

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Marcia Pestana Mota Ralando e qdo da aposentadoria, é impedido de sacar o PASEP(segundo Banco do Brasil, agência falcão, são ordens do governo).É mole?
9 de setembro às 13:14 · Curtir

Tonirossi Rossi AINDA CREIO QUE O SOCIALISMO É O MELHOR, ÀS VEZES SIMPATIZO COM O ANARQUISMO QUE PENSANDO BEM, É VELHO ULTRAPASSADO. NECESSÁRIO SERIA UMA MUDANÇA RADICAL, ALGO REALMENTE E PACIFICAMENTE REVOLUCIONÁRIO.
9 de setembro às 19:21 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Tonirossi Rossi, adorei o "pacificamente revolucionário". Eles, os donos do poder nunca aceitariam isso, teria mesmo que ser na base da porrada.
9 de setembro às 21:02 · Curtir

Tonirossi Rossi DEVE EXISTIR UMA FÓRMULA. PENSEI, PENSEI, MAS AINDA NÃO DESCOBRI . CONTINUAREI PENSANDO. MORREREI PENSANDO?
9 de setembro às 21:42 · Curtir · 1

Vanil Souza Não é pq é comum que devemos aceitar. Nunca foi tão corriqueiro.
9 de setembro às 23:48 · Curtir · 1

Alberto Pereira Infelizmente precisamos do Estado institucionalizado. Pois ainda temos os que arrotam honestidade e vivem a propina, o jeitinho, a forcinha do amigo poderosoetc
9 de setembro às 23:54 · Curtir · 1

Vanil Souza Realmente nosso pais precisa de homens, políticos e trabalhadores com grande capacidade laborarativa. Estamos inundados de desonestos e amadores.
9 de setembro às 23:59 · Curtir · 1

Alberto Pereira Pena que os que se lançam candidatos e os cidadaos que oa apoiam com seus discursos moralistas e arroubos de competência técnica não sejam os melhores exemplos de vida ética.
O discurso moralista hoje serve ao atraso político assim como antes serviu a avanços.
Ontem às 13:59 · Descurtir · 1

Alberto Pereira Mas o centro do debate permanece: os posicionamentos políticos de cada um de nos.
Em questões de administração pública a competencia técnica advém do compromisso político.
Ontem às 14:25 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Alberto Pereira, VOCÊ ME REPRESENTA (e muito bem).
há 11 horas · Curtir

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE A QUESTÃO DOS VIZINHOS:

Ana Lellis Em relação aos vizinhos se reunirem para ajudar um que está cheio de dificuldades, acho muito nobre e me lembrei de um programa americano no canal55, às sextas, às 22;20, chamado VIZINHO AMIGO, apesar de ser nos moldes americanos, pode dar uma ideia da importância dessa atitude. Mas a de vcs foi melhor ainda, pois na tv o que está na situação ruim é quem pede ajuda - e no caso que contou, vcs tiveram a sensibilidade de observar o que ocorria. Normalmente, as pessoas passariam longe e fofocariam para tirar o problemático da área. Já aconteceu comigo!
9 de setembro às 09:09 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino A Assembléia Geral das Nações Unidas reuniu-se ontem e deu ganho de causa aos argentinos contra os fundos abutres e os interesses norte-americanos. Foi uma vitória retumbante de nosso vizinho sobre o que querem fazer desse mundo, algo onde as empresas do irmão mais rico podem tudo sobre nós, um perigo para a independência de cada estado nação. Decisão histórica. Vejam que os EUA estiveram contrários a ela, como apregoa manchete do Página 12 de hoje. Eles continuam os mesmos, só pensando nos seus próprio botões e que se danem os vizinhos. "EL PAIS › HISTORICA VOTACION DE LA ONU CONTRA LOS BUITRES
SIN LUGAR EN EL MUNDO
Por Sebastian Abrevaya
| | La Asamblea General de las Naciones Unidas aprobó la creación de un nuevo marco legal para las reestructuraciones de deuda, que evitará en el futuro ataques como el que sufre ahora Argentina. Hubo 124 votos a favor, entre ellos los Brics, 41 abstenciones y solo 11 en contra, encabezados por EE.UU".
Ontem às 08:42 · Curtir