quinta-feira, 25 de setembro de 2014

RETRATOS DE BAURU (163)


GENTIL AOS 58 CONSEGUE LANÇAR SEU PRIMEIRO LIVRO
A carinha estampada de plena felicidade dos que conseguem lançar livros é indescritível. Ontem presenciei isso de cinco autores, que tiveram projetos aprovados e bancados pelo poder público municipal. De um deles, algo a ser registrado: “Nós aqui não podemos ser considerados escritores, pois esses me parecem vivem do que escrevem. Nosso caso seria de autores”. Noite de lançamento e autógrafos é algo onde cada um ao seu jeito e modo vão se acarinhando mutuamente, relações humanas intensas e cheias de muito calor humano. Dos cinco de ontem um estava noviciando, sua primeira obra publicada, um operário e agora escrevo dele e do seu contentamento.

GENTIL DE FÁTIMA GARRIDO, nasceu no distrito de Tibiriçá, 58 anos, operário sua vida quase inteira, na labuta de fábrica em fábrica como torneiro mecânico, solteiro e morando na distante Pousada da Esperança II, quase divisa com Jacuba. Primeiro trabalhou por anos na famosa Laredo, depois na Mc Corte, onde está até hoje, de segunda a sexta, num trabalho onde o requisito maior é a atenção e peças milimetricamente feitas. Desde os doze anos nutre uma incontida paixão, a de escrever frases com temas versando sobre o amor, a vida a dois e as relações humanas, juntadas em cadernos guardados ao longo do tempo, até o momento quando descobriu que poderia participar de um edital da Cultura bauruense, juntando tudo num livro. Formatou um projeto muito simples e acabou contemplado, tendo seu primeiro livro lançado ontem, o TUDO POR UM OLHAR, reunindo 570 frases, dentre mais de mil pré-selecionadas.
Seu contentamento era algo sui generis num ambiente com muitos habituados a ter textos publicados, saber como fazer para ver seus escritos saírem impressos em lugares diversos. Gentil realizou ontem um grande sonho, "primeiro de muitos outros", diz e por meros R$ 15 reais está disponibilizando seu trabalho para interessados em peças de amor. “Prometi a mim mesmo que jamais te perdoaria, hoje sou eu que te peço perdão, porque descobri que eu também errei muito quando estávamos juntos”, uma das frases escolhida a esmo do livro, exemplificando um bocadinho de sua verve.

Obs.: Esse texto sai também no facebook desse mafuento HPA, dentro do projeto Personagens sem Carimbo - O Lado B de Bauru, nº 515.
CINCO LIVROS LANÇADOS DE UMA SÓ BATELADA – É COISA NOSSA
Foi ontem à noite lá pelos lados do Teatro Municipal de Bauru, mais precisamente no seu hall de entrada, o lançamento dessas cinco obras, todas bancadas pelo poder público municipal, num edital ainda de 2010 (toc toc toc), meio cheio de interpelações no seu meio, mas sendo concluído nesse momento (ufa!). Dentre mortos e feridos, mais cinco obras na praça. Fui lá conferir, pois dentre os agraciados haviam vários amigos. Eis os felizardos:

CRÔNICAS E CONTOS – Marcondes Serotini Filho
UM EITO DE CERRADO – Lázaro Carneiro
BRINQUEDO – Aran Carriel
A HORA DO GAVIÃO – José Carlos Mendes Brandão
TUDO POR UM OLHAR – Gentil de Fátima Garrido

Foi muito bom. Conheci o dentista escrevinhador da Barra Bonita, hoje morando e clinicando em Pederneiras, o Marcondes; inesquecível o papo com o Gentil, um torneiro mecânico que escreve versos em cadernos e lançou sua primeira obra, aproveitando para rever os amigos Aran, Brandão pai e o Lazinho Carneiro (o motivo de minha ida por aquelas bandas), o mais considerado de todos, meu irmão de fé e de luta. Lá também muita conversa com o Bongiovanni da TV FIB e da Auri-Verde, o Dangió do Cultura Caipira, o Wander Florêncio do Botequim do Valente, o advogado Arthur Monteiro e o Elson Reis, o secretário de Cultura. O negócio foi longe, papo vinha, papo ia e as horas foram passando, comidinhas e bebidinhas sendo desgustadas e por fim, comprei alguns dos livros, ganhei outros, trazendo na algibeira uma boa quilometragem de novas e edificantes leituras. Hoje estou começando a degustar os primeiros deles, daí não saio de casa por nada nesse mundo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gentil um lutador conseguiu seu maior sonho lançar seu livro...

José Eduardo Ávila

Mafuá do HPA disse...

DO POST DO FACEBOOK SOBRE LANÇAMENTOS DOS LIVROS:

Wellington Leite Parabéns aos queridos poetas Lazaro Carneiro Carneiro e José Carlos Brandão! Abraços aos outros também!
Ontem às 14:49 · Curtir · 4

Lazaro Carneiro Carneiro o intrépido e eficiente jornalista ,historiador e mais notadamente caixeiro viajante Henrique Perazzi de Aquino como sempre presente , meu obrigado ao causídico , operador do direito e acima de tudo um humilde ser humano pela honrosa presença e ao Wellington Leite obrigado pela lembranças , apesar da ausência
Ontem às 15:41 · Descurtir · 4

José Carlos Brandão Obrigadão. Henrique Perazzi de Aquino.
Ontem às 16:50 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Vocês todos são o pequeno universo onde gravito e levito, daí escrevinhar de vocês faz parte do meu dia a dia.
Ontem às 17:12 · Curtir · 2

Maria Cristina Romão Muito bacana, fico feliz por todos mas especialmente por seu Lazaro Carneiro! Parabéns a todos.
23 h · Descurtir · 2

Lazaro Carneiro Carneiro brigadaço mesmo

Anônimo disse...

HENRIQUE
Bom dia....Gentil, gente boa, este eu tbm conheço e somos amigos, tive o prazer de ser seu primeiro encarregado/chefe na antiga serraria DUQUE, abraços ; na década de 70.....( puxa já faz um tempinho, estamos envelhecendo, mas ficando velho nunca)......
ADILSON TALON