domingo, 14 de junho de 2015

UM LUGAR POR AÍ (68)


LEANDRO SOUBE DIGNIFICAR A LINHAGEM DOS PROTESTOS DIANTE DE ALCKMIN
Sou de um tempo que as oportunidades não eram desperdiçadas. Ontem o governador Alckmin passou por Jaú e na mídia tradicional nada de algo que sabemos ocorreu, alguns protestando. Antes protestávamos mais, isso inegável. Hoje, amordaçados por algo meio que inconsciente e que faz as pessoas se acharem na mais absoluta liberdade, mas sem coragem para se manifestarem, de exporem suas reais opiniões, pois sabem que as retaliações ocorrem e são pavorosas. Aqui pela internet algo bem sintomático disso que escrevo. Pode perceber. Quando é postado algo alegre, como uma festa as curtidas, compartilhamentos e comentários fluem que é uma beleza, mas quando tema é cutucar algum grandão aqui de nossa aldeia, os dignos (sic) representantes da elite local ou do poder constituído, daí minguam tudo. Falam da Dilma e do Lula que é uma beleza mas se borram quando o assunto é o Tobias, Serra, Alckmin ou as obscenidades tucanas. As pessoas até continuam vendo, mas ficam naquilo denominado de “encolha”. Ninguém quer colocar a cabecinha pra fora do buraco, pois mesmo descontente com algo, pegaria mal ser taxado como alguém contrário aos mandatários de plantão.

Daí o governador passou “quase” incólume ontem em Jaú, inaugurando alas do Hospital Amaral Carvalho. Na mídia tradicional, daqui e de Jaú nada sobre protestos. Já dos que muitos que fizeram questão de aparecer na foto, variadas e múltiplas versões. Ate do prefeito petista de lá, instigam sobre provável saída de seu partido. Nada de críticas por todos os desacertos alckministas. Que um Governo estadual, esse representado pelo sr Geraldo Alckmin, após forçar a barra com uma greve dos professores onde cruelmente não deu o braço a torcer aos professores, onde a crise da água vai novamente deixar o estado em situação complicada, onde o estado de SP é o campeão nacional de dengue, onde somos também os campeões em barrar investigações de irregularidades na Assembleia Legislativa do Estado, onde os escândalos dos trens paulistanos e do Metrô já ultrapassaram em muito os valores desse tal Mensalão, onde esses e outros motivos são mais do que suficientes para irmos todos às ruas, com cartazes, narizes de palhaço, faixas, megafones e armações ilimitadas, mas quase nada acontece. Dizem que Alckmin, não pode pisar em solo austríaco, pois lá estaria com a Justiça nos seus calcanhares, Marin pelo futebol e ele pelos pelos trens. E ninguém foi-lhe oferecer uma passagem só de ida.

Friso aqui esse “quase” em duas oportunidades, pois algo aconteceu e fica aqui o registro. Felizmente (toc toc toc) uma pessoa teve a coragem de ainda botar o bloco na rua e protestar contra tudo isso citado acima. Trata-se do professor Leandro Siqueira, que fez um belo de um bonecão com a cara do governador e com o apropriado nariz de Pinóquio. Nem precisa dizer dos motivos do nariz comprido e sempre a crescer mais e mais. Parabéns à coragem do Leandro. Tenho uma saudade danada de manifestações e manifestantes à moda antiga. Tenho na memória uma para desanuviar as boas lembranças. Um então secretário de Educação Estadual, homem de letras, o escritor e jornalista Fernando Morais, representando o Estado é contestado de forma dura, incisiva e contundente pelo então dirigente da Apeoesp, Duílio Duka quando de uma passagem na cidade investido como autoridade. Tantas outras inesquecíveis passagens em situações pra lá de embaraçosas para os que nos aprontam de montão. Boas lembranças. Hoje, pelo que sei, só o Leandro se fez presente contra o atual malversador do bom sentimento paulista. Definhamos até nisso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Henrique Perazzi de Aquino, acordei com susto ao ver essa publicação, hahahaha.
Fico extremamente feliz por ter sido retratado por você (que, sem dúvida nenhuma, é autor dos melhores textos tenho a felicidade de ler na Internet).
Mas devemos agradecer a APEOESP, pois a criação do nosso "Pinóquio Paulista" é de autoria deles, hehehehe
Leandro Siqueira

Anônimo disse...

Henrique

Governador que além de não respeitar greve, as ignora. Esse senhor representa o que de mais retrógado existe no Brasil. Ele não é somente conservador, é puritano e isso é um horror.

Aurora, bauruense e professora na Grande São Paulo