quinta-feira, 11 de junho de 2015

COMENTÁRIO QUALQUER (140)


O QUE ME CHAMA A ATENÇÃO NUM JORNAL (MODO E MANEIRA POPULAR):
Leio diariamente pela internet o Página 12 argentino (www.pagina12.com.ar), uma ainda palátavel e salutar leitura matinal. Na verdade viajo por suas manchetes e escolho para abrir as que mais chamam minha atenção. Hoje enquanto corria os olhos pelos títulos, eis um pelo qual fiz questão de ler, o "El día negro del bar La Robla" (http://www.pagina12.com.ar/…/socie…/3-274643-2015-06-11.html). Algo que bem poderia estar ocorrendo por aqui e em muitos outros lugares. Um estabelecimento comercial fecha as portas por erros sucessivos de seus proprietários, deixando na mão todos seus funcionários. Por iniciativa desses, entram no lugar fechado e tentam tocá-lo numa espécie de coletiva cooperativa. Instigante isso, provocante e ainda inaceitável pela dita "ordem estabelecida". Ontem foi a tal da reintegração de posse, muito comum aqui no Brasil quando das ocupações na área rural. Tanto aqui como lá algo muito parecido. Fazem e desfazem dos trabalhadores, tiram-lhe direitos assim num vaput-vupt e quando esses decidem por iniciativa própria dar o seu jeito, forças se reunem e o impedimento ocorre. Trabalhador organizado e propondo um algo novo, revolucionário para o convencionado como correto, nunca será aceito pelos que defendem o capital acima de todas as coisas.

O exemplo argentino da matéria do jornal já poderia estar ocorrendo aqui na Ajax e em tantas outras empresas. Quando vejo aquele imenso barracão fechado defronte a Feira do Rolo e aquele amontoado de gente ali na frente se acotovelando na feira dominical, nem sei por que cargas d'água num dia de mente em polvorosa não terminarão todos lá dentro do barracão, divididos espaços e construindo ali ao seu modo e jeito o que clamam a décadas e não existe meios de fazer vingar na cidade, um grande e expressivo MERCADO POPULAR. Será preciso isso para sensibilizar as autoridades municipais para destinarem com algo proveitoso aquilo ali fechado e sem destinação nenhuma. Ou será que só se atentarão para a existencia dessa possibilidade quando tudo estiver tomado e ocupado pelos trabalhadores? Fica a dica para ambos os lados. Que o ocorrido no La Robla agilize uma ocupação e destinação para o barracão bauruense... E tantos outros locais e empresas sendo tocadas mal e porcamente, quando poderiam ser transformadas quando nas mãos dos que dela ganham seu sustento.

HOJE PROIBEM USO DA CRUZ, AMANHÃ SERÁ O DIA DOS LIVROS
Acabo de ler no jornal que um deputado de mente mais curta que as meias engolidas pelo sapato que uso, acaba de propor uma lei para criminalizar o uso de cruzes em qualquer tipo de ato, como se ela fosse exclusividade de alguma instituição religiosa ou qualquer coisa semelhante a isso. Outros queimaram perfumes de uma marca famosa por causa de propaganda para segmento homossexual. Domingo estava na Feira do Rolo, na famosa banca de livros do Carioca (um visionário a vender livros em feira pública) e já me preocupo com o que possa ocorrer daqui a alguns anos, quando tomarem conhecimento do perigo disso de livros continuarem sendo vendidos assim desmedidamente a preços populares, com temáticas não condizentes com os preceitos teleguiados por mentes doentias e dementes. Posto a foto de meu amigo, o jornalista aposentado Benedito Requena no último domingo segurando um exemplar raro de Margerite Yourcenar, "A Obra em Negro" e deixo o alerta do perigo que estamos correndo, pois se hoje criminalizam os que protestam com cruzes, o que não farão com os seguindo pelas ruas com livros que não seja o texto bíblico debaixo do braço? Leio tudo o que posso agora, pois sei estar com essa licenciosidade com os dias mais do que contados. Por sorte me restam poucos anos de vida, mas meu filho não e tenho pena dele.

QUEREM ALGO DE UM BAURUENSE PELA AÍ?
Pois bem, lá vai. Juliano Dip, jornalista formado aqui e que até bem pouco tempo militava por aqui foi para Sampa e é uma das novas caras do CQC, que após a saída do Marcelo Tas deu uma guinada para realizar um jornalismo dentro de padrões responsáveis. Esse momento aqui, onde Dip entrevista o cara que havia humilhado gratuitamente um trabalhador haitinano num posto de combustível é para entrar nos anais (ui) de algo que foi sendo deixado de lado, mas é tudo o que precisamos assistir nesse momento. Vale a pena assistir por inteiro. Cliquem aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fizjhjvJC14
    

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK JULIANO DIP CQC:

Jorge Carlos Rodrigues de Freitas Yuri de Freitas confere aqui o que comentei, após saída do Tas CQC mudou muito
Descurtir · Responder · 1 · 8 h

Sonia Mazzi Esse Tas é um lambe botas fascista!
Descurtir · Responder · 1 · 8 h

Rui Ismael Carvallio Amigos...que fez essa merda acontecer no Brasil, foi o sr. Ex presidente com a separação de pobres/ricos, preto/branco..direita/esquerda e assim por diante. Plantou o ódio e agora quer colher o que? Se esquece que amor e ódio, são as duas extremidades ...Ver mais
Curtir · Responder · 7 h

Henrique Perazzi de Aquino Não o culpo exatamente por isso. Tem lá suas culpas num monte de coisas, principalmente nas transformações que tanto clamamos e não foram feitas. Uma a regulação das mídias e agora elas estão aí mandonas, autoritárias, excludentes e praticantes do pior jornalismo que já tivemos. Essa merda descrita por ti, caro Rui Ismael Carvallio não é exclusividade do Lula, pois o país está dividido há 500 anos, pobres massacrados e espoliados desde então, uma hora iria ser inevitável o confronto. Sempr tivemos uma direita atuante, mas colocando as caras pra fora só em alguns momentos da nossa história, como após o Golpe de 64 e agora, como esse boçal cidadão humilhando pobres nas ruas. A luta é para repudir isso tudo.
Curtir · Responder · 5 · 6 h

Jorge Carlos Rodrigues de Freitas Leio dez vezes e não consigo acreditar...
Curtir · Responder · 6 h

Jorge Carlos Rodrigues de Freitas O sonho de qqer reacionário eh q o oprimido aceite isso pacificamente... Agora vem com esse de que o conflito foi inventado... Ha 2000 anos Barrabás foi preso por causa de um conflito assim, oprimido q não aceitava a opressão... Sempre que houver diferença haverá conflito, quem não entende isso ou eh muito burro ou muito mal intencionado
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Fernando Martins Concordo com o posicionamento do programa sobre o tema, mas não acho que isso seja jornalismo. É a mesma coisa que a Sheherazade faz, mas com uma ideologia que concordamos. O jornalista não pode apontar, bater e expor alguém dessa maneira. É um jornalismo justiceiro tão irresponsável quanto outros que criticamos.
Curtir · Responder · 4 h

Maria Antonieta Ozeliero Spoldari Esse indigente mental que agrediu o haitiano merecia apanhar de cinta!
Curtir · Responder · 3 h

Isa Rinaldi Mas a culpada não é a Dilma??????? (só rindo mesmo!!!!)
Curtir · Responder · 1 h · Editado

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO FACEBOOK BARRACÃO FEIRA ROLO:

Roque Ferreira No Brasil temos experiências que foram exemplos para os trabalhadores de vários países do mundo. A CIPLA e INTERFIBRA e a FLASKO. Depois de sete anos de controle operário e longas batalhas, o governo Lula que sempre se recusou a assumir a empresa como maior credor autorizou a PF a retomar as fábricas que empregavam mais de dois mil trabalhadores. Depois da intervenção milhares perderam seus empregos e as fábricas agonizam. A Fkasko em Sumaré na próxima sexta feira completa 12 anos de lutas e de vitórias como uma fábrica ocupada.
Descurtir · Responder · 5 · 9 h

Lazaro Carneiro Carneiro esses enormes barracões em toda a esplanada desde a Antonio Alves até a vila Falcão estão vazios e se deteriorando por falta de ocupação por três motivos:deseducação politica do povo ocorrido nos ultimos 40 anos, falta de sensibilidade social e competência politica de nossos administradores que vivem encastelados na P.M.B.
Descurtir · 1 · 8 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...



Roque Ferreira Fábrica Ocupada Flasko, este é o endereço onde poderão conhecer esta rica história de luta, e fica muito pertinho de nós .
Descurtir · Responder · 2 · 9 h

Roque Ferreira ASSISTAM ESTE VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=repQpLsfCeU

Flaskô: fábrica ocupada e administrada por trabalhadores...
YOUTUBE.COM
Curtir · Responder · Remover visualização · 5 h · Editado

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK CRUZ E LIVROS:

Helena Aquino ahhhh mano ñ diga q os dias estão contados para a nossa liberdade intelectual.... temos que amordaçar esses retrógrados , maníacos ultrapassados, que usam a religião para impor suas ideias, ou machistas ou frustrados, tanto sexualmente como intelectualmente ....não tenho mta paciência para estes não....
Descurtir · Responder · 2 · Ontem às 12:40

Creide Prado Hen não vamos generalizar, a polêmica em relação ao protesto não envolvia somente a cruz, e sim senas pornográficas e desrespeitosas.
Descurtir · Responder · 2 · Ontem às 13:37

Helena Aquino Isso mesmo Creide Prado .... vi cenas horríveis .... eles querem liberdade, mas o que estão postando é libertinagem .... muito diferente ...podridão ....
Curtir · Responder · 2 · Ontem às 13:52

Henrique Perazzi de Aquino O protesto da menina na cruz é uma coisa gente, o outro do cara fazendo sexo com a tal cruz é outra coisa. Ela esta mostrando a cara e ciente do que fez. O outro, de cara encoberta, um medroso, cagão, fez o que fez de forma isolada e também não aprovo. Cada um faz o que quer com seu corpo, mas que faça reservadamente. Já o caso da moça, um protesto como tantos outros e só por causa de ser o que é, deu no que deu. Só isso. Menos gente.
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 14:22

Almir Ribeiro
Foto de Almir Ribeiro.
Curtir · Responder · Ontem às 14:31

Marcia Regina Zamarioli Cada uma....gente louca esquisita....tá cheio por aí. .
Curtir · Responder · Ontem às 16:01

Maria Helena Ferrari Enquanto isso, há os que pensam diferente. Ainda bem. http://act.faithfulamerica.org/sign/tonycampolo...

Christians stand with Tony Campolo for an accepting church
The religious right is already attacking. Add your name to...
ACT.FAITHFULAMERICA.ORG
Descurtir · Responder · Remover visualização · 1 · Ontem às 16:29