terça-feira, 14 de junho de 2016

CARTAS (160)


AOS QUE AINDA CONTINUAM COM VISTA TURVA*

*Carta de minha lavra e responsabilidade publicada hoje na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade – Bauru SP e aqui reproduzida:


Circulando pelo centro da cidade hoje pela manhã me deparo com o Adilson Chamorro, famoso pela banca mais agitada do centro da cidade, uma a reunir alhos e bugalhos, ou seja, gente de toda natureza e a fazer algo dos mais prazerosos, juntar pessoas para bater papo. Pois o gajo me conta um diálogo ali travado dias desses. Estavam a discutir sobre uma coleção de figurinhas, coisa trivial, dessas que normalmente não geram polêmica. Gerou uma pequena discordância e o oponente lhe tascou na lata: “Não está concordando por quê? Tu é petista por acaso?”. Conta-me entre risos que o danado não sabia estar ali em minoria e diante de tanta gente a defender o governo injustamente afastado pelo já escrachado golpe, enfiou o rabo entre as pernas e foi pregar ódio em outras paragens.

Numa outra conversa, essa minha com a jornalista Camila Turtelli, ela desabafa após me relatar uma conversa de decibéis elevados e a pessoa contrariada lhe tascar na lata algo enraivecido, quando notou ela possuir uma linha de pensamento diferente da sua: “Só pode ser petista”. Ela, claro, não aceitando a assertiva disse a mim algo a merecer ampla discussão filosófica, bem evidente desses tempos de diálogos curtos, grossos e com pouco conteúdo: “Acho engraçado hoje em dia as pessoas enquadrarem qualquer coisa que vai contra a opinião delas de petista”.


Não acho engraçado, acredito que as pessoas perderam o prumo. Mesmo mais arredias, encolhidas e até envergonhadas, a maioria que alimentava o ódio já caiu em si da imensa besteira que fizeram em alimentar o monstrengo hoje no poder e nascido daquilo tudo. Porém, alguns ainda continuam mais perdidos que agulha no palheiro, insistindo em alimentar o ódio. Daí me ponho a pensar com meus botões. Os tais enxergando tudo de mal no PT vivem em que mundo? Primeiro adularam o tal japonês da Federal como o sacrossanto a lhes proteger e hoje ele está atrás das grades.

Apoiaram o Eduardo Cunha só porque ele era o cara que conseguiria aplicar o impedimento em Dilma e estão agora se pondo contra ele, como se nunca soubessem de quem se tratava e com quem estavam lidando. Queriam porque queriam derrubar Dilma por verem nela a que estava acabando com o país, mas mal os golpistas comandados por Temer adentram o campo de jogo, assumem em conversas gravadas, não só serem golpistas de fato, como mentirosos de plantão, pois tudo o que prometeram está sendo feito ao contrário. Não bastasse isso, os antes salvadores da pátria estão acabando com as leis trabalhistas, com a previdência privada, com o SUS, direitos adquiridos e revendo conquistas até então sacralizadas. Entraram em parafuso.

Só os mais insensíveis, os que dizem amém a tudo sem ao menos espiar o contraditório é que continuam entrando de gaiato no navio. Quando da grande catarse popular dos verde-amarelos de nada adiantaria falhar-lhes sobre a grande besteira que estavam a fazer com o país, pois estavam cegos, absortos, hipnotizados e, é claro, sendo ludibriados. Volto ao amigo Adilson Chamorro, o da banca e ele me diz algo desses: “Henrique, cadê aquele povo? Sumiram, escafederam-se assim do nada. Acho que se arrependimento matasse não saberiam onde enfiar a cara”. Pois é, isso de fato ocorre, sobrando nas ruas somente os poucos não sabendo distinguir o dia da noite.

De outro amigo, o sindicalista Jorge Luiz Martinello, do Sindicato dos Ferroviários da Fepasa, o encontro na porta de um banco final de maio e trajando uma vistosa camiseta vermelha. Não resisto e pergunto: “Não tem medo de sair de vermelho?”. Jocosamente me disse: “Eu gosto de apanhar”. Rimos, pois eu também estava de vermelho. Hoje, porém, que bom, já não estamos mais correndo esse risco, pois só sobraram os arrivistas de sempre na contramão da História e do próprio sentido da convivência e da existência. A esses precisamos qualquer hora pegar na mão e apontando para as placas na rua, encaminhá-los para voltarem a trafegar, minimamente pela mão acertada de direção.

Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (http://www.mafuadohpa.blogspot.com).

6 comentários:

Anônimo disse...

Petrobras, Eletrobras e Correios quebrados por causa de indicações políticas e assalto para benefício próprio e não por competência técnica provam o descalabro que o PT praticou. Até o mais ignorante cidadão enxerga a falcatrua que foi feita.
O atual governo era parceiro do PT e se ele assumiu o poder é culpa do PT também. Resumo, o PT tem culpa no cartório até altas horas.
No entanto, mesmo assim deve-se conversar sem brigas pois tanto petistas como não petistas estão sofrendo na pele a quebra da economia. Os brasileiros estão no mesmo barco furado.

Mafuá do HPA disse...

Sim, caro Anônimo, concordo em partes, como fazia Jack, o Estripador.
Não dá para concordar no todo.

Primeiro, falcatruas sempre existiram e, infelizmente, continuaram no Governo do PT. Mesmo com inegáveis avanços sociais, deram o seu quinhão de pisada no tomate.

O atual (des)Governo nunca foi parceiro do PT. Temer foi eleito para cumprir um programa estabelecido quando da eleição e o descumpriu, pois preferiu golpear o Governo do qual fazia parte e seguir outros ditames, os que estão hoje levando o país para o precipício. Transformou-se num vil golpista e com apoio de outros com o mesmo intento, apunhalando a normalidade democrática.

O país, mais que notável isso, sofria menos com o Pt no poder, pois um mínimo de condições e leis ainda eram respeitadas e seguidas. Preciso citá-las todas para ti? São tantos os desmandos hoje.

Dai, me vejo inserido no FORA TEMER e também, é claro no VOLTA DILMA!
E tu?

Abracitos do HPA, o Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Excelente reflexão, Henrique Perazzi de Aquino. Li, logo cedo, no Jornal da Cidade.
Ana Maria de Carvalho Guedes

Anônimo disse...

Aconteceu comigo, muito antes do golpe.
Só porque eu tinha uma opinião contrária, o cara mandou: "A senhora é petista, não?"
Para irritá-lo, respondi: "Não, sou brizolista; mas acho que os petistas não comem criancinhas".
Maria Helena Ferrari - Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Passou pelo meu face duas convocações dos verdes e amarelos para o dia 31 de julho...... não vi muita adesão..... mas esses caras ainda tem aqueles que nada conseguem enxergar além do ódio.....
Vera Lucia

Anônimo disse...

Eu não sei, mas é muito comum o destempero e frases de cunho fascista virem de coxinhas... Uai. Se temos uma fala que visa o respeito às diversidades, FAÇO questão de ser diferente destas pessoas.
Patrícia Karst Caminha