quinta-feira, 18 de agosto de 2016

MEMÓRIA ORAL (201)


PARA SABER DAS NOVIDADES POLÍTICAS DE AGUDOS FUI ATÉ O SALÃO DO ENOQUE – TOMEI CONHECIMENTO DE TUDO
Com o início da campanha eleitoral desse ano, excepcionalmente mais curta e ofuscada pelas Olimpíadas e, depois pelas votações do impedimento final da presidenta Dilma Rousseff e a cassação de Eduardo Cunha. Na internet já estão mais do que evidentes os sinais dos primeiros esboços do que está por vir. Ouço hoje de minha irmã: “Agora só está dando candidato se oferecendo pra gente na internet”. Os amigos, parentes, conhecidos, vizinhos e quetais começam a se apresentar e a tentar uma aproximação. São muitos e a tendência é crescer. Bauru terá mais de 300 candidatos a vereador para 17 vagas e seis concorrendo para prefeito.

Tenho comigo que para alguém se inteirar das últimas notícias, as quentes e as frias, nada como em cada cidade dar sempre aquela passadinha para saber o que está rolando de conversinhas em alguns específicos lugares onde esses fluem divinalmente. Cito alguns: banca de jornais, pontos de táxi e salões de barbearias. Matutei com meus pauzinhos, escolhi um e lá fui marcar presença e saber das novidades.

Com a barba e o cabelo meio degringolado, optei por uma barbearia, a Alternativa, na vizinha cidade de Agudos. No nome da casa uma lembrança a um dos ídolos do seu proprietário, Raul Seixas (ele tem outros, Che Guevara, Elvis, Bin Laden e Gandhi). Enoque de Morais é, aos 65 anos, 35 de profissão um experiente nos quesitos barba, cabelo e bigode, talvez o mais renomado de Agudos, senão em perfeição, mas em resistência. Imagine a situação, uma cidade onde nas últimas quatro eleições a mesma família elegeu seus representantes e hoje, fazem de tudo para se eternizarem no poder. Existe um movimento contrário a isso e muitas das conversas nesse sentido nascem, crescem e vicejam, passando pelo salão do Enoque em algum momento. Daí, aquele apertado recinto transforma-se num afamado QG, onde se discute possibilidades, circulam candidatos, surgem ideias e são lançadas plataformas. Tudo isso conquistado com a sapiência da experiência adquirida com o passar dos anos.

O Alternativa reúne muito disso. Existia uma lenda, que circula pela cidade, afirmando que foi baixado uma norma impedindo que os da situação por ali circulassem, sob pena de serem desligados de seus cargos. Enoque desmente entre risos e afirma não ter essa importância toda. Hoje ao chegar lá o encontro tocando violão ao lado de uma importante figura do cenário agudense, o espírito de moleque Ricardo Egídio Antonio, o Ricardo 10. Peço para gravá-lo ao violão e ele me agracia até com um trecho cantado, claro, com Raul Seixas. Cumprimentos feitos, ele olha para minha fisionomia e acerta na mosca: “Veio aqui para que tente consertar o visual da carapuça?”. Sim, é claro, um dos motivos era esse.

Sento na cadeira e ele executa o serviço à moda antiga, com tesoura e navalha, pescoço ensaboado e essas maquinetas modernas só para alguns acertos. Falamos é claro, de política e principalmente das possibilidades do candidato da oposição, Altair, vencer o da família Octaviani. Nisso adentra o lugar Márcio Ferreira, coincidentemente candidato a vereador e já chega com algo novo sobre o tema: “Dentre dez pessoas abordadas na rua, diziam que sete poderiam votar com Altair, mas já estou chegando à conclusão serem oito”. Pergunto sobre as possibilidades dele, Márcio se eleger e antes que pudesse responder, Enoque sai com essa: “Olhe aqui esse adesivo. É meu, da última eleição, onde dizia Esse Candidato não é Laranja e tive somente 35 votos”. Não é nada decepcionante, para uma cidade que já teve mais de 300 candidatos e com uma população girando nos 30 mil habitantes.

Percebo confiança na fala deles e de todos que passam pela porta e colocam a cara para dentro para o cumprimento, que em cidade pequena é quase obrigatório. Pergunto do João Lúcio Balduzzi e do barulho que vem fazendo pela internet, tendo uma das últimas publicações exposto caixões de defunto abandonados em terrenos baldios da cidade. Todos estão mais do que unidos em busca de desbancar algo que, para todos eles já passou dos limites. Na sucessão de nomes que vou perguntando, ouço quase uma resposta coletiva: “Está conosco”. Qualquer forasteiro como eu, diante desse fato, entende facilmente algo: está ocorrendo na cidade uma união generalizada visando uma Agudos renovada para o próximo mandato.

“Aqui foi adiado a escolha do candidato e nem sabemos ainda se eles vão sair com o Carlão ou com outra pessoa, seu filho ou sabe-se lá quem. O tempo já se encerrou, mas por problemas internos do Cartório, a decisão sai nos próximos dias. Não se sabe ainda quem vai concorrer com o Altair. Carlão depende de se livrar de suas complicações processuais, mas o povo está desacreditado deles e esse ano tem tudo para ocorrer uma surpresa na cidade”, é o que dizem meio que e coro. Ciente de que, a coisa se ainda não ferveu na cidade, está prestes e o algo novo pipocando de um lado e de outro, vejo que a eleição em Agudos está quente, quase pegando fogo.

Enoque passa a navalha no meu pescoço sem cortar, nem tirar sangue, tudo dentro dos conformes. Tiramos fotos para registrar a veracidade do feito. O faço se sentar na sua cadeira e tiramos foto dele fingindo-se se deixar barbear. Para um dos quadros na parede, com a foice e o martelo emoldurados, diz que outro dia um cliente veio e queria leva-lo, mas nem deixou o gajo fazer sua oferta e ele ali continua na parede, tendo logo acima nada menos que outro quadro, um com Jimi Hendrix. Vamos chupar um sorvete atravessando a rua e na despedida Enoque me enche de esperança: “Meu caro, não há mal que perdure para sempre. Um dia a casa cai. E meu salão, por mais modesto, pequeno, nele se reúnem pessoas para trocar ideias e é com a troca de ideias que você forma pessoas. Faço isso desde muito tempo e mesmo pensando em me aposentar ano que vem, por onde estiver, estarei fazendo isso, lutando pelo melhor dessa cidade. Se o lugar acabou tendo essa característica de resistência, isso se deve a um trabalho que nunca deixei de fazer. Todos sabem que sou oposição a quem governa essa cidade”.
Obs.: Para saber mais de Enoque, cliquem a seguir e leiam tudo o que já saiu no Mafuá do HPA sobre ele: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=enoque+agudos

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse dia será inesquecível para mim, pois conheci, uma figura, nobre culta, educada e honesta, meu amigo antes apenas no face e agora pessoalmente, o Sr. Henrique Perazzi de Aquino.
Márcio Ferreira, Agudos SP

Mafuá do HPA disse...

Obrigada, amigo Márcio Ferreira. Estamos na luta, sempre. A causa de Agudos me toca profundamente.
Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Márcio Ferreira Foi um prazer imenso conhecer pessoalmente, uma figura tão culta como o Sr. meu amigo Henrique Perazzi de Aquino.

Enoquemorais Morais Amigo assim eu quero 1000

Paula Ribeiro Olha eu não vou perdoar , o jornalista HPA veio em Agudos e ninguém me comunicou ? Como assim gente ?

Paula Ribeiro A próxima vez que vier traga a Tatiana Calmon que eu quero conhecer ela também

Anônimo disse...

Balela e oportunismo

Anônimo disse...

Sabe de nada