quarta-feira, 27 de setembro de 2017

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (43)


OLHA A PATRULHA AÍ, GENTE!!!

PATRULHAMENTO E FOGUEIRA DA INQUISIÇÃO SENDO DEVIDAMENTE AQUECIDAS

Primeiro um caso ocorrido na Argentina. Ocorreu ontem. Uma universidade pública deixou estudantes estenderem dentro de suas instalações uma imensa faixa pedindo esclarecimentos sobre o misterioso desparecimento de Santiago Maldonado, um jovem militante da causa indígena, por quase 60 dias e após ser detido pela Gendarmeria, espécie de Polícia Rodoviária deles. O caso causa comoção nacional, enfim, é o retorno do país no rol dos promotores de desaparecidos políticos e todos exigem uma plausível resposta, inclusive em debate ocorrendo nessa universidade. Sabe o que ocorreu? O Governo Federal de Maurício Macri faz uma velada reprimenda pelo fato, numa clara intimidação, primeiro deixando um claro alerta para que outras entidades públicas não entrem no clamor nacional de pedir explicações por algo mais do que inexplicável. Depois, o mais cruel, o mesmo governo tenta encobrir provas, desmerece toda a mobilização ocorrendo país afora e finge não dar a importância que o fato merece. Faz mais. Forja provas, falsificam informações, mente nos comunicados oficiais, intimida testemunhas e demonstra como age um governo neoliberal, em completo desacordos com as normas ditas democráticas. Aqui uma clara evidência de como as relações não se dão de forma normal no quesito transparência. Intimidações estão se tornando normais nas relações políticas do governo Macri, algo inimaginável do anterior, o de Cristina Kirchner. Daí, quando ela pergunta nos debates que participa: “Me digam, o país hoje melhorou ou piorou?”. Evidente piora em todos os níveis, sentidos e noções. Leiam isso, do Página 12 de ontem: https://www.pagina12.com.ar/65326-la-autonomia-universitari….

Caso brasileiro nos mesmos moldes. Primeiro o esdrúxulo caso da censura promovida numa exposição come temática sexual no Rio Grande do Sul. Boçal a forma do pedido de encerramento da exposição. Pelos motivos sugeridos, claro retrocesso. Grupos evangélicos pentecostais, aliados a algo inimaginável até pouco tempo, grupos de traficantes evangélicos promovem a destruição de templos umbandistas, não permitindo mais seu normal funcionamento. O dono das Lojas Riachuelo, envolvido em trabalho escravo, monta esquema para abafar prosseguimento das investigações, com amplo apoio de parlamentares situacionistas. E nesta semana um caso esclarecedor de como existe um retrocesso, um perigoso andar para trás. Um jornalista dá uma entrevista contra os procedimentos desse movimento ultraconservador o MBL – Movimento Brasil Livre, do Kim Kataguiri. Na resposta de representantes do movimento, não conseguem responder à crítica feita, mas o fazem de outra forma. Na foto publicada do jornalista diante de sua estante, um livro de Marighela. Foi o que bastou para o início do desmerecimento do jornalista pelo simples fato de ler a biografia do líder comunista. Foi taxado de comunista pra baixo, como se esses fossem os piores deste mundo e quem possuir livros dessa natureza em suas estantes, merecedores do fogo da inquisição. E a resposta raivosa, incitando a violência recebe aplausos efusivos de parte da população. Vejam o link denunciando o fato: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/…/mbl-ataca-jornal…/. Na cadência deste retrocesso, em breve queima pública de livros, fechamento de templos umbandistas, pichação do muro de esquerdistas e por fim, fogueira em praça pública. Iremos deixar isso tudo ir tomando conta do país?

O conservadorismo precisa ser contido pelo bem deste país. Só isso. Por hoje é só, volto aos meus afazeres de leituras diárias obrigatórias, mas por favor não me venham aqui bestiais dizendo o que posso ou não ler, pois toco-lhes fogo no rabo. Argentina de Macri e Brasil de Temer estão destruindo com as liberdades democráticas até então vigentes. Isso me parece algo orquestrado, feito com a intenção de eternizar no poder essa bestialidade neoliberal, que não consegue implantar seus métodos sem violência e sem destruir seus adversários. Estamos a um pulinho de piorar na continuação desses desgovernos. Viva Trump e seus asseclas!

Lembrem-se sempre da canção de Chico Buarque, dos tempos onde tinha que assinar como Julinho da Adelaide:

Acorda, amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame lá
Chame, chame o ladrão, chame o ladrão

Acorda, amor
Não é mais pesadelo nada
Tem gente já no vão de escada
Fazendo confusão, que aflição
São os homens
E eu aqui parado de pijama
Eu não gosto de passar vexame
Chame, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão

Se eu demorar uns meses
Convém, às vezes, você sofrer
Mas depois de um ano eu não vindo
Ponha a roupa de domingo
E pode me esquecer



Acorda, amor
Que o bicho é brabo e não sossega
Se você corre, o bicho pega
Se fica não sei não
Atenção!

Não demora
Dia desses chega a sua hora
Não discuta à toa, não reclame
Clame, chame lá, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão
(Não esqueça a escova, o sabonete e o violão)

Assistam ao vídeo e comparem o ontem com o que está vindo por aí: https://www.youtube.com/watch?v=kMmlXCcRjJc

Nenhum comentário: