segunda-feira, 11 de setembro de 2017

UM LUGAR POR AÍ (99)


O NOME DE GABRIEL PARA UM MUSEU QUE PRECISA REABRIR SUAS PORTAS
Dias atrás recebo em meu portão um livrão encadernado com exemplares do jornal Correio da Noroeste do ano de 1948. Deve fazer parte do acervo do Museu Histórico Municipal de Bauru, um que até uns dez anos atrás tinha suas portas abertas e em pleno funcionamento. Desde que fechou para reforma (sic), ainda no primeiro mandato do prefeito Rodrigo Agostinho, todo o acervo foi amontoado e encontra-se sabe lá como, guardado à portas fechadas, tudo em caixas. A idéia (maravilhosa por sinal) de tê-lo aberto e funcionando na antiga estação Cia Paulista, ali no começo da rua rio Branco segue adiante, com reforma/restauro seguindo a passos de tartaruga. Vieram verbas de emendas parlamentares, algo do próprio cofre da Prefeitura e muita conversa, placas ali expostas e depois retiradas. O fato é que tudo anda parado e a reforma parou e nada se sabe do acervo, aquele que até nove anos atrás estava exposto para visitação pública. Como se faz para consultar aquela coleção de jornais antigos, motivo de pesquisa de muitas teses acadêmicas? E visitar aquele rico acervo da história bauruense? Coço a cabeça só de pensar em como se encontra isso tudo. Tenho amigos trabalhando lá dentro da ainda estrutura do museu, mas a preocupação, confesso, toma conta do futuro de tudo aquilo.

Semana passada o vereador José Roberto Segalla disse na Tribuna da Câmara que, com a morte do memorialista Gabriel Ruiz Pelegrina seu nome deveria ser dado para o conglomerado da Estação da NOB, lugar onde trabalhou e motivo de muitas histórias, seus relatos hoje eternizados. Vou além e deixo minha singela sugestão. Gabriel merece mais e uma movimentação maior de todos nós, os envolvidos com as questões de memória, férreas e históricas desta Bauru. Para mim, ousadia mesmo é sugerir seu nome para o MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DE BAURU e desta forma, incentivar, dar um impulso final para que se terminem as obras na Estação da Cia Paulista e ali seja reaberto o tal museu. Só mesmo com grande movimentação isso ocorrerá, pois diante de um desGoverno Federal, verbas nesse sentido não só minguaram, como cessaram. Do Governo estadual pouco se pode esperar, só falácias e do Municipal, ainda um alento e alguma esperança.

Seria algo auspicioso dar o nome de GABRIEL RUIZ PELEGRINA para um museu, que decididamente tem mais a sua cara, a da história de Bauru e desta forma, todos juntos buscarmos uma solução para o tão belo prédio da Cia Paulista. Essa minha ideia. Precisamos juntos buscar soluções para que, encardernações como essa deixada no meu portão, para que fizesse uma denúncia pública, tenham um local seguro e digno. Por que veio parar em meu portão? O Museu precisa ser reaberto e tendo o nome do mestre Gabriel, talvez uma real esperança de união para terminar a obra, um lugar seguro e definitivo para o rico acervo, hoje empoeirado em algum lugar nas entranhas da Secretaria Municipal de Cultura. Sem pressão, nada ocorrerá, pelo menos a curto prazo.

Que tal? Acho mais adequado seu nome para este museu. Lutarei por isso.

SAIR DO CASULO
"O momento é de botar o bloco na rua. Brinco que o telefone em casa não vai tocar, eu é que tenho que telefonar", cineasta Laís Bodansky, vencedora do Festival de Gramado 2018 com o filme "Como nossos pais" (não estamos repetindo os mesmos erros dos nossos pais com nossos filhos?).

Chega de esperar a coisa acontecer e outros bagunçarem o coreto. Alguém começando, outros virão e mais e mais. Basta de só reclamar e esperar que esse país mude sem algo feito por nós.


Vamos?


E NUNCA SE ESQUEÇA DISTO:
As guerras promovidas pelos EUA a partir do 11 de setembro já tiraram a vida de centenas de milhares de civis inocentes.

Nenhum comentário: