sexta-feira, 2 de março de 2018

CENA BAURUENSE (170)


AINDA SOBRE O FECHAMENTO DA MONDELÉZ - O OUTRO LADO DA MOEDA
Caem de pau nos costados do prefeito Gazzetta. Também enxergo, algo mais poderia ser feito para tentar impedir o fechamento da Mondeléz em Bauru e o desemprego de 1 mil pessoas diretamente e 3 mil indiretamente. Ele tem sua culpa, enfim é o prefeito, fez promessas de campanha e elas caem por terra, uma a uma. Disso tudo muitos já discorreram e alguns com muita propriedade. Analiso a questão por outra vertente. Antes leiam isto: https://www.jcnet.com.br/…/mondelez-saira-de-bauru-anuncia-….

O capitalismo, como até as pedras do reino mineral sabem é cruel, insano, insensível, frio, calculista e pragmático. Veio para instalar entre nós o paraíso para uns poucos e o inferno, o “pega pra capar” para a imensa maioria da população, brasileira ou quiçá, qualquer outro lugar. Hoje, para uma indústria do porte desta que hoje bate as asas se instalar num local é aberto um declarado e explícito processo de prostituição, onde as autoridades locais necessitam abrir suas pernas ao máximo, restringindo ao mínimo impostos e até mesmo alterando a legislação existente, do contrário nem se inicia uma conversa. Dou a isso o nome a isso de PUTARIA, mas alguns chamam de leilão ou até mesmo livre negociação entre as partes interessadas. Uma verdadeira prostituição, não a que habitualmente conhecemos, mas outra, imensamente mais perniciosa que a venda do sexo. Nessa passa-se por cima da legislação existente e quetais. Grupos internacionais não estão interessados em legislação local e sim, somente nos seus lucros. Essa a face do capitalismo vigente, a crueldade, sem nenhum tipo de piedade.

Observem os senhores se os grandes capitalistas locais não agem do mesmo jeito e maneira. A Plasútil e o Cintos América, por exemplo, com raízes profundas na aldeia bauruense já deram demonstrações de que, em breve baterão asas em definitivo e a Tilibra, hoje não mais nas mãos de bauruenses, também está no mesmo caminho. Ameaças pipocam rotineiramente pela aí, ou seja, entraram no jogo mundial do capitalismo, onde o que vale mesmo é estar num lugar onde se explore mais e o lucro ocorra em abundância. Se isso não ocorre aqui, tchau, sem delongas. Fazem isso por todo o lugar e o ocorrido aqui e em Piracicaba (outra fábrica deles é fechada lá) são os exemplos mais recentes. Esperavam os senhores o que dos empresários, declarações de amor por Bauru e seu clima favorável para seus negócios. Deixemos de ser bestas quadradas.

Se as pernas aqui não foram devidamente abertas como queriam os próceres dessa empresa, as dali o fizeram a contento e é pra lá que se instalarão. Simples assim. O prefeito Gazzetta chama isso de “guerra fiscal”, mas vou além. Isso é derivado da pouca vergonha do capitalismo na sua pior vertente, a neoliberal predatória. Esse é o mundo vigente hoje, segundo muitos o das grandes oportunidades para tudo e todos, mas como se vê na prática, o buraco é sempre mais embaixo. Com a extinção da legislação trabalhista, obra do desGoverno de Temer & Cia, o agravamento da questão. Não existirão governos estaduais ou federal em condições de efetuar qualquer tipo de defesa dos interesses pátrios, pois esses também são usurpadores e vendilhões. Ou seja, pouco a fazer, a situação é a do caçador, “no mato e sem cachorro”. Defendam a belezura do capitalismo, lindo mundo de ricas oportunidades, mas ao menos entendam como se dá o processo e as regras bem próprias de exploração do ser humano.

Muitas outras ocorrências idênticas a da Mondeléz ainda estão por vir. É esse modelo o mais adequado, segundo leio em variados lugares, portanto, vivamos com ele e tentemos ao menos a busca da felicidade cada vez mais miseráveis, pois nem a justa paga pelo trabalho será mais como antes. Nenhum prefeito poderá fazer nada diante dessa situação, ao menos que abra suas pernas além da envergadura possível, as arregasse até expor as próprias vísceras. Os capitalistas estão sempre querendo mais e mais e dane-se o resto, essa a única regra que seguem.

4 comentários:

Anônimo disse...

PUTARIA é um pregador do socialismo fazer um tour pela Europa.

Mafuá do HPA disse...

Não, nada disso, socialista pode e deve fazer tour por onde quiser e puder, o que não pode é aceitar pregações de invejosos bestiais.

Anônimo disse...

Mas no mundo socialista todos tem os mesmos direitos. Imagina todo mundo fazer um tour pela Europa? Não dá!
Na verdade no mundo socialista (assim como na Venezuela e Cuba), só a casta bajuladora do ditador tem benefícios. A maior parte do povo vive na miséria e no máximo consegue ir pescar no Rio Verde ou tomar um banho na lagoa da Quinta da Bela Olinda.

Mafuá do HPA disse...

A inveja mata. O turismo consumista é algo abominante, mas o consciente, para conhecer novas culturas, ampliar conhecimentos, estreitar possibilidades, como fiz nesse momento é algo granbdioso. Seria ótimo se todos pudesses fazer o que faço neste momento. Fiz minhas economias e agora, enquanto escrevo, estou vivenciando algo sobre a eleição na Itália e junto de outros socialistas como eu. Fui muito bem recebido e por aqui, não existe essa baboseira de fiscalizar, patrulhar e perseguir os que ainda con seguem viajar e espalhar mundo afora a boa nova de que um outro mundo é possível. Ainda em março, agora em Salvadore BA, mais um Fórum Social Mundial e com gente do mundo todo, outro raro momento para estar ao lado de gente pensando socialmente e propondo um outro mundo, o idealizado para que todos desfrutem de momentos como, infelizmente, poucos conseguem hoje. Abra sua mente e pense sem rancor, sem esse bestial ódio pestilento a dividir o Brasil, será mais feliz.
HPA