sexta-feira, 29 de novembro de 2019

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI DE BAURU (127)


BLACK FRIDAY: A LIQUIDAÇÃO É TAMBÉM POLÍTICA
"É hoje, amanhã não tem mais, o forrobodó consumista do Black Friday está em curso nessa sexta país afora (e adentro também) e como não podia deixar de ser, arrebanha também o considerável público da aldeia bauruense", dessa forma e jeito o intrépido Guardião, o super-herói bauruense começa a discorrer sobre o que está em plena ebulição diante dos seus olhos, marejados por promoções, concursos, sorteios, devorteios outros.

Bonachão como todo sensato super-herói, Guardião apregoa ser isso tudo mais uma experiência de Golpe de Marketing. Desta forma continua: "Bauru, na verdade, é toda uma cidade em completa liquidação, promoção e sendo colocada a leilão a preço de banana, mas só para eles. Eles quem?, me perguntariam. Respondo. Os que se acham donos, proprietários, forças vivas dessas plagas, os que arrematam tudo, vilipendiam com os preços de tudo, barganham para sempre estarem nos píncaros da glória, tirando proveito sob os costados dos pobres mortais. Junto a festa consumista em curso hoje com outra, essa da pouca vergonha explícita dos que negociam nossas vidas, inclusive a alma do sujeito já não muito bem das pernas e levando uma rasteira atrás de outra. São tantos os golpes, os projetos engana trouxas, os cerca lourenços, que a maioria já não sabe mais quando é o oferecido é sério, piada, pegadinha ou truque de mágica".

Isso da liquidação ser bem outra causa estupor em mentes recatadas e do lar, algo demonstrado em detalhes por Guardião, para dirimir dúvidas. "Tudo é feito para te pegar, te fazer adentrar o negócio. Veja isso dessa hashtag "Bauru Sem Dono", uma que condena o fato da cidade supostamente ter donos, mas no fundo propaga simplesmente a substituição desses pelos que estão por detrás da propaganda. No um pelo outro, a cidade trocará o seis pelo meia dúzia e ainda pode trocar o ruim, pelo muito pior. O fato é que ninguém dentro do sistema capitalista predatório vivido pelo país e muito bem incorporado por parcela significativa dos empreendedores bauruenses faz nada de graça ou pelos lindos olhos coloridos de ninguém. Lucro, lucro, lucro e lucro, tudo embutido no preço. O empresário que hoje se cala diante das reformas trabalhistas, tem seu lucro aumentado e em nenhum momento defende aquele que trabalha e perde tudo que tinha até então de direitos. A modernidade despontando serve para uns poucos, nunca para a maioria, daí o prometido, o divulgado não consegue se concretizar. Fiquemos todos mais que atentos, não só para as promoções do comércio no dia de hoje, mas outras, essas nos pegando pelo emocional e fazendo crer que, o joio é trigo. Entre de leve, ciente de que, provavelmente tem gato nessa tuba, pois reclamar depois é como está ocorrendo nesse momento com Bolsonaro. Diziam ser fácil, bastava tirar Dilma, tudo melhoria, depois se o cara fosse ruim, tirariam ele. Entraram todos de gaiato no navio. Até quando?", conclui.

OBS.: Guardião é criação do traço do artista Gonçalez Leandro, com pitacos escrevinhativos do mafuento HPA.

Nenhum comentário: