quarta-feira, 22 de setembro de 2021

CENA BAURUENSE (218)


QUANDO A ESCRITA RAREIA, VENHO COM AS CENAS MAIS SIGNIFICATIVAS DO MÊS
01. Em 19/08/2021 publiquei: "Detalhe de pilastra com armação à mostra, parte inacabada do famoso viaduto ligando Avenida Nuno de Assis até vila Falcão, permanece no local como decoração, MONUMENTO DEDICADO AO DESPERDÍCIO e também triste recordação de algo onde um foi conseguido verba para sua construção, mas isso ficou como parte de sonho irrealizavel. Enfim, tantas obras por aqui iniciadas, como a Estação Tratamento Esgoto, que nunca se sabe se um dia serão concluídas".
02. Em 21/08/2021 publiquei: "Alimentos distribuídos hoje na Escola Flor de Lotus, perto do Cemitério Jardim Ypê, dentro do projeto das agricultoras rurais do MST, Assentamento de Brasília Paulista, CSA Flor de Mulherando, onde semanalmente, sempre aos sábados pela manhã, os participantes dividem entre si o propiciado pelo trabalho das mulheres, em algo feito coletivamente, numa equitativa divisão do que a terra consegue produzir durante a semana. E assim, tudo é ali levado novamente no próximo sábado, numa corrente, onde quem se beneficia, também contribui para o fortalecimento de algo pensado coletivamente. Se isso é comunismo, socialismo ou cooperativismo, não sei, mas a cada semana a certeza de que, com ações deste tipo uma das soluções para que o homem do campo continue plantando, colhendo e tocando suas vidas da melhor forma possível.
03. Em 30/08/2021 publiquei: "Estado da via principal ligando a Comendador a rodovia Bauru Ipaussu, proximidades do Cemitério Jardim do Ypê, sábado passado, após o local também mais um dos tantos incêndios na região".
04. Em 01/09/2021 publiquei: "Eles vieram de muito longe, moram em lugares improvisados, dormem amontoados, são distribuídos todas as manhãs em lugares variados pela cidade e ficam de sol a sol, esperando a chegada de clientes, como neste local, na lateral, altos da avenida Nações Unidas, defronte agência do banco Itaú, de sol a sol, diariamente, revendendo redes e sentados na beirada da calçada, com a cabeça bem longe, distantes de tudo à sua volta".
05. Em 02/09/2021 publiquei: "Cada empresa férrea que atua com a concessão de uso das linhas em Bauru demonstram sua preferência por montar seu quartel general, o local onde convergem seus trabalhadores e ali a maior movimentação no quesito equipamento e pessoal atuando na retaguarda. Aqui o local de preferência da Rumo, próximo ao cruzamento da linha férrea sobre a rua Antonio Alves, tendo ao fundo o barracão da Cia Paulista, este defronte a Feira do Rolo, local movimentado dia e noite, luzes acesas nas 24h do dia".
06. Em 08/09/2021 publiquei: "Rua Aureliano Cardia, vila Cardia, neste endereço algumas décadas atrás foi a sede da empresa de ônibus circular, ECCB - Empresa Circular Cidade de Bauru, popular Quaggio, depois uma empresa de leilões e hoje tudo abandonado, teto furado, cenário de abandono e desolação".
07. Em 10/09/2021 publiquei: "Atrás deste portão, na rua Doze de Outubro, quadra 11, Jardim Bela Vista, funcionou décadas atrás um clube dançante, o Okinawa, primeiros passos pra muitos conhecidos pés de valsa de hoje. O prédio continua em pé, resistindo ao tempo e a entidade que ali funcionava, nada sei, mas algo perdura".
08. Em 14/09/2021 publiquei: "Logo na entrada da vila Nova Esperança, depois do viaduto do trem, primeira esquina à direita, siga até final, vire direita e dará no reduto do seu Chico Demolição, onde você poderá encontrar preciosidades e raridades por ele retiradas de seu trabalho e ali dispostas para revenda da forma mais simples e singela deste mundo. Um lugar para quem gosta literalmente de ver algo mais muito de perto e colocar os pés literalmente no chão".
09. Em 15/09/2021 publiquei: "Esquina das ruas Nilo Peçanha com Altino Arantes, vila Falcão, exemplo mais que vivo da sobrevivência das antigas residências de bairro, resistindo ao tempo e tudo o mais, abrigando os que insistem, persistem e fazem de tudo e mais um pouco para levar o barco adiante, sem conseguir maquiar suas vidas".
10. Em 16/09/2021 publiquei: "O reduto mor do atroz conservadorismo bauruense - até por causa do discurso de ódio de um dos seus últimos presidentes - está localizado na sede da Associação Comercial de Bauru, esquina das ruas Agenor Meira e Bandeirantes".
11. Em 19/09/2021 publiquei: "Rua Primeiro de Agosto, no meio da quadra entre a Antonio Alves e a Araújo Leite, pendurados numa árvore, como nestas de Natal, bilhetes espalhados e como todo bom curioso, irresistíveis. Evidente tratar-se de mensagens religiosas de cunho neopentecostal, mas que a ideia é interessante, ainda mais justamente pela região, próximos metros do portão da unidade local do Bom Prato, por onde circulam centenas de pessoas em situação de evidente necessidade.
12. Em 21/09/2021 publiquei: "A Praça Rui Barbosa ontem, pouco antes do almoço, numa reunião inusitada do que por ali circula e se estabelece, local de congraçamento humano e possibilidades inauditas e a cada passo, um algo mais, uma história diferente e dessas cheias de calor humano. Por ali pulsam vidas que Bauru nem acreditam existir, mas vicejam e afloram cheias de gás e clamando pra serem ouvidas e entendidas. Só quem por ali circula sabe do que se trata".
13. Em 21/09/2021 publiquei: "Retratando por estes dias algo das imediações do restaurante Bom Prato, Praça Rui Barbosa e rua Primeiro de Agosto, inevitável presenciar cenas como essa, quando alguns comerciantes do lugar colocam dificuldades para que as pessoas nas imediações ao menos se sentem, mas estes dão o seu jeito e improvisam, como na foto, quando arrumaram pedaços de tapumes, colocaram sobre o ferro pontiagudo e ali se sentam para comer na beirada da calçada. Hoje o Bom Prato já voltou a possibilitar que as pessoas adentrem seu salão para as refeições, mas assim mesmo muitos preferem continuar pegando o marmitex e dando o seu jeito nas imediações".

Nenhum comentário: