Decepção é pouco.
Renunciar agora não seria mais sensato, menos danoso?
Venho por meio desta concatenar algum tipo de diálogo contigo. Eu sempre militei, minha vida inteira num partido dito e visto como de esquerda. Todos à minha volta podem assim ser considerados. Tudo bem que, alguns destes fingem ser de esquerda e agem fazendo acordos com a parte contrária. Estes são renegados por nós mesmos, sabemos quem são e como agem. Lutamos também contra estes, da mesma forma que lutamos contra a perversidade do mundo à nossa volta. Não te conheço e nunca te vi nessas lutas todas onde estive envolvido uma vida inteira. Sei que presidiu até dias atrás um Conselho Municipal, mas em nenhum momento te vi em nenhuma luta das quais estes com quais milito estamos envolvidos, questões de uma vida inteira.
Daí, de um momento para outro surge seu nome, sendo colocado por uma Federação, contestada de forma veemente pela sua formatação e pela composição, feita na penumbra, num declarado golpe, principalmente ao maior partido que a compõe. Qualquer leigo percebe o irracionalismo que vingou até chegar a escolha de seu nome. Haviam escolhido uma pessoa, contestada da mesma forma, pois não representava o que buscávamos e necessitávamos. Não existe comparação entre ele e ti. Ele já havia sido prefeito, está aí na luta há mais tempo e no momento oportuno soube entender que seu nome, pela forma como foi escolhido, não chegaria a lugar nenhum. Demorou até para perceber, mas o fez. Daí, te escolhem numa decisão tomada por exclusão, poucos nomes disponíveis e você aceita, sem nunca ter participado de nada referente a questões em jogo.
Fico a pensar: o que move uma pessoa para aceitar concorrer nas condições que se apresentavam? Hoje te vejo num debate televisivo e qualquer um percebe, a fria onde está metido. Por que? A resposta só você mesmo pode dar, mas de antemão sei, ninguém entra num jogo destes ingenuamente. Tudo tem um preço, uma forma de convencimento a lhe favorecer. Talvez tenha vislumbrado teria projeção, mas sabes, nada além disso ocorrerá. Depois do debate na Band, nítido, sua projeção será muito negativa. Tem momentos onde entramos em algo por indução, depois nos arrependemos. Neste ainda dá tempo de recuar e as perdas não serão tão grandes. Recuar faz parte da vida. Quando feito em tempo, os do outro lado passam a admirar mais a pessoa. Já insistir no erro é algo para se lamentar, não só neste momento, como para sempre. A marca permanece grudada na pessoa ad eternum.
Saiba que, essa marca de ter participado deste jogo sórdido, neste momento, permanecerá grudada em ti para sempre. Não serei eu quem precisará lhe dizer tudo o que está em jogo e como foi montado as peças que o elevaram a ser candidato, mesmo distante de tudo o que está em jogo no momento. Você sabe muito bem. E se aceitou e na insistência, merecerá para sempre o desprezo de quem esteve envolvido na luta pelas questões sociais nesta cidade e país. Participou de um jogo para desmontar algo da luta empreendida. Ouço algo de ti totalmente incompatível com o representante que buscamos. Por exemplo, circula comentários que o trazem muito próximo daqueles que estiveram defronte ao quartel da rua Bandeirantes, quando incentivados pelo golpismo bolsonarista empreenderam o momento mais lamentável neste país nos últimos tempos. Isso, por si só, pode ser considerado por alguns como pequeno, mas para quem tem o nome escolhido para disputar representando segmento da esquerda é primordial. É um conjunto de atos, procedimentos, espécie de curriculum mais que necessário para se apresentar como candidato a representar este segmento. Não existe como negar, você não possui esses requisitos. Nunca foi visto nas ruas e lutas em manifestação nenhuma. Teu lugar é outro. Inegável isto.
A campanha nem bem começou e isso é o lado mais observado, hoje, amanhã e o que perdurará para sempre. Como essa sua participação e aceitação em participar será entendida daqui algum tempo? Que benefício isso lhe trará? Nenhum, só prejuízo. E por que aceitou? Isso lhe será cobrado e questionado para sempre. É certo, está no lugar errado, no momento errado e ao lado de pessoas que buscavam um nome para lacrar algo errado. Encontraram a ti e pelo visto, te convenceram rapidamente em aceitar. Tenha certeza, sem a militância do maior partido de esquerda deste país, sua campanha nem para as ruas terá condições de estar. Sabes, será pífia e pagarás o preço. Não cola ouvir um discurso de tua boca, que não coaduna, não tem consistência com tudo onde esteve presente até o momento. Tua ficha vai cair e tomara não seja tarde. Algo é muito simples, sua rejeição será eterna e está baseada no conjunto da obra do que todos os do lado de cá, onde nunca esteve, estiveram envolvidos e onde nunca esteve presente. Ter a pretensão de ser tudo o que se almeja é mais que válido, mas para tanto se faz necessário ser ao menos sensato. Quando tudo começa errado, a propensão para que tudo continue e dê errado é imensa. E vai dar, não tem como dar certo algo concebido da forma como foi e sabes disso.
Vai ser por demais triste te ver encabeçando algo tão fora da casinha. O ocorrido ontem foi só o começo. Não tem como te desejar boa sorte, pois escolheste estar ao lado dos que optaram por andar no fio da navalha. Se acerte com estes e deixe os que lutam verdadeiramente por um mundo bem diferente do que hoje está em curso, continuar sem a mancha imposta como solução neste momento. O isolamento a que estará submetido o tornará, com certeza, uma pessoa mais conhecida. Veja só para que lado penderá isso tudo. Sempre é tempo para sairmos por cima das situações a nós impostas. Tomar a decisão tarde demais, quando o estrago já está feito, isso sim não tem volta. Reflita bem, só isso.
COMENTÁRIO DE MARCOS PAULO CASALECHI RESENDE, TIRADO DO WHATSAPP:
"E o Crepaldi, hein... era melhor ele tentar responder as questões cantando, de todos os candidatos sofrendo com a falta de desenvoltura, ele foi o mais gago da turma.O debate político inexiste, há oportunistas para todos os lados, mercadores de ilusões, encantadores de serpente, e outros que nem sabem o que estão fazendo lá. Tudo fica na superfície de encantamentos mágicos para solucionar problemas, "soluções" vazias que claro, não tocam no modo de produção capitalista.
Uma coisa ficou clara nesse circo farsesco das eleições, a Suellen nadou de braçada como a cobra que é, tudo milimetricamente ensaiado, a postura, os olhos fixos no oponente durante a fala, a veia de apresentadora e os demais candidatos só ajeitando a bola para ela fazer o gol... nada de colocá-la contra os espinhos que marcam sua conduta. Mas é bom lembrar que ela nunca teve oposição de fato, todos se omitiram e preferiram levar para o cenário do oportunismo eleitoral... Bauru, como o resto do país, seguiram se fodendo".
Agora é a vez da mídia entrar no desespero, todas as tentativas do bozo e seus comparsas de sair dessa já falharam, então começaram a partir pra ignorância, pro ataque desenfreado e vazio. Eles não aguentam um governo Lula nem PT. A elite corporativa pira. Vale tudo, até atacar quem poderia ser, ou já foi, um dos seus. Se segura STF, que agora está sentindo na pele. Uma justiça antes tardia do que nunca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário