quinta-feira, 8 de agosto de 2024

CARTAS (232)

ONDE CHEGA A LOUCURA/INSANIDADE DOS ULTRA-DIREITISTAS

NA ARGENTINA UM GRUPO FASCISTA MATA A ESPOSA DE UM MILITANTE POLÍTICO, DÉCADAS DEPOIS DELE TER SIDO MORTO E AINDA AVISAM AOS FILHOS: "VOCÊS SERÃO OS PRÓXIMOS"

Um crime e uma mensagem mafiosa em sintonia com o discurso negacionista

Susana Beatriz Montoya, esposa de um militante do ERP desaparecido durante a última ditadura, foi encontrada morta este sábado. “Vamos matar todos eles. Agora vamos buscar seus filhos. #Polícia”, escreveram os supostos autores em uma das paredes de sua casa. Seu filho, Fernando Albareda, havia recebido ameaças com símbolos nazistas em dezembro, após a vitória de Javier Milei. Cautela e alarme nas organizações de direitos humanos.

Carta do jovem de HIJOS após o crime de sua mãe
“Eles ultrapassaram um limite que eu não imaginava”
Declaração comovente dirigida a seus amigos e colegas ativistas após o crime conhecido no sábado. "Vamos matar todos eles. Agora vamos atrás dos seus filhos. #Polícia", dizia a mensagem que deixaram na casa de Beatriz Montoya, na província de Córdoba.
6 de agosto de 2024 - 00h01
“Desta vez ultrapassaram um limite que eu não imaginava”, escreveu Fernando Albareda, membro do HIJOS, numa carta em que agradeceu a solidariedade de amigos e colegas activistas face ao brutal assassinato da sua mãe, Susana Beatriz Montoya, esposa do militante do ERP Ricardo Fermín Albareda, desapareceu em Córdoba durante a última ditadura. “Rio do meu nervosismo, choro muito, me abraço com tudo que aparece no meu caminho e procuro uma forma de colocar palavras no horror”, continuou Fernando, que exigiu uma reunião com o governador de Córdoba Martín Llaryora diante do terrível crime em que os assassinos deixaram escrita uma mensagem mafiosa e negacionista que causou alarme entre as organizações de direitos humanos.
Albareda já havia informado que havia recebido ameaças de morte por seu ativismo em HIJOS, na província de Córdoba, desde a posse do governo de Javier Milei. No sábado, na casa de sua mãe, que jazia sem vida, encontrou outro: "Vamos matar todos eles. Agora vamos atrás de seus filhos. #Polícia", dizia na parede.
“Ontem (domingo) foi um dia muito difícil, porque depois de estar na Delegacia prestando depoimento das 9h às 18h com intervalo único de 15 minutos, fui ao necrotério solicitar o laudo da autópsia e me ofereceram a possibilidade de. vendo minha mãe. Pedi que descrevessem como foi e preferi não entrar”, descreveu Albareda, que no sábado encontrou a mãe, de 76 anos, assassinada no pátio da casa onde morava, num bairro da zona norte de a capital de Córdoba.
“Destruíram a minha esperança de poder continuar naquela construção e vínculo familiar que me fazia tão bem, não só para mim, mas para Sol e Fermín, que sabiam que Susana existia, então avó Susana, para finalmente redescobrir carinho e momentos compartilhado com 'la chueca'", escreveu ele amargamente na carta.

“Não tenho uma palavra que possa descrever o momento horrível que estou vivendo”, continua o texto em que também descreve seus sentimentos sobre um futuro incerto para ele e sua família após o assassinato de sua mãe: “Temo por eu mesmo. Temo pela minha família, meu irmão. Para cada um de nós. Na verdade, optei por fingir força, o que sei que vai me quebrar em mil pedaços quando isso acontecer e só penso em Nicolás, Sol e Fermín e obviamente em María Paz."
“Não sou nada sem eles, não sou nada sem você, não sirvo sozinho, é um estado que muitas vezes a gente usa para curtir, bom, essa solidão assim é uma merda, sem eles e você eu não conseguiria dar mais nenhum passo .Estou paralisado, estou quebrado, estou triste, angustiado e desesperado só estou dizendo o que sinto e posso expressar assim. A cabeça da minha mãe foi esmagada com tijolos, ela foi esfaqueada no pescoço e eu não. Não sei o que mais”, disse ele na declaração comovente. Militante do HIJOS dirigindo-se a seus amigos e colegas.
Albareda já havia recebido ameaças em dezembro passado, quando encontrou cartazes intimidadores na porta de sua casa. “Você ficou sem amigos na Polícia.” “Vamos reunir você com seu pai.” "Você vai morrer." Eles foram todos escritos em fibra preta junto com suásticas e seis longas balas calibre .22. Nessa altura, consultado pela PáginaI12, não hesitou em associar o episódio à chegada do negacionismo ao poder. “As ameaças que vinham antes sempre eram recebidas por mim, pedaços de papel no carro, bilhetes embaixo da porta, ligações para o meu telefone. Ele até respondia a ligações de vez em quando com insultos”, frisou.
Conviveu com essas ameaças durante a investigação do caso que investigou o sequestro e desaparecimento de seu pai e, sobretudo, durante o julgamento oral em que foram condenados o genocida Luciano Benjamín Menéndez e os policiais aposentados Rodolfo Campos, Armando Cejas e Hugo. . Britos, todos ex-integrantes do D2. “Entramos no ninho de víboras da Polícia de Córdoba, o temível D2”, disse então em diálogo com este jornal.
Na carta dirigida aos amigos e colegas, Albareda pediu também ajuda para continuar uma luta que atravessou toda a sua vida e à qual se soma agora o brutal assassinato da sua mãe: “Só posso dizer-vos para não me abandonarem, 
eu sei isso não vai acontecer.” Para ser o caso, eu te amo profundamente. Que preciso deles perto e que não vou parar. Alguns membros da minha família estão tentando me fazer parar, me fazer sair, me fazer terminar. Bom, isso acaba quando eu decidir e por enquanto não está nos meus planos.”

Lá ele deixou claro que não abandonará a luta para esclarecer o assassinato de sua mãe: “Vou ao Grupo de Trabalho de Direitos Humanos para contar o que aconteceu, irei à Comissão Provincial pela memória. uma audiência com o governador, o chefe da polícia, o ministro da segurança e o ministro da justiça, como disse, ultrapassaram o limite", insistiu na sua carta.

CONCLUSÃO DESTE HPA: Na Argentina de hoje, reclamar para quem? Nunca para Javier Milei, o atual mandatário do país, pois ele é o catalisador da loucura e da crescente insanidade. E no país idealizado por Jair Bolsonaro, não era exatamente isso onde estávamos chegando? Não estávamos bem perto de algo nos mesmos moldes? Teria muita coisa pra escrevinhar daqui de minha aldeia bauruense, mas algo como isso, lido no Página 12, diário argentino, me arrebata e me transforma, melhor, transtorna. Para onde estamos indo com a chegada destes ultra-direitistas? 

POETA BRANDÃO ESCREVENDO O QUE PULSA NESTE IMPOSSÍVEL PAÍS

Nenhum comentário: