terça-feira, 9 de outubro de 2007



UM AMIGO DO PEITO (2)


FAUSTO BERGOCCE, O TAMBÉM CARTUNISTA



Quando o que mais se ouve por aí é o sobre o fim do cartum, eis que ele ressurge num livro ricamente elaborado, por nada menos que um dos cobras do traço tupiniquim, Fausto Bergocce, ou simplesmente Fausto, que é como uma imensa legião de fãs e admiradores se acostumou a vê-lo nas mais diferentes publicações brasileiras.

O livro chama-se "Viva Cartum..." e essa remada contra a maré demonstra, mais uma vez, que as expressões culturais não costumam desaparecer enquanto existirem pessoas como Fausto. E olhem que o que ele fez não á algo tão inusitado assim (talvez um pouco ousado), porque enquanto seus colegas de ofício seguem um caminho oposto, publicando livros de charges, caricaturas, ilustrações, HQs e tiras, com esse lançamento observamos a reunião de trabalhos mais amenos, suaves, naquela linguagem de ainda querer fazer graça com qualquer situação, onde ela estiver.

"Viva Cartum..." são 96 páginas de um humor descompromissado, como só esse segmento é capaz, mas não desengajado. Fausto sabe escolher muito bem os temas e deles extrai verdadeiras preciosidades. O livro é isso, jóia rara, que só saiu do prelo devido à sua dedicação pessoal, empenho de amigos e um outro tanto de apoiadores, que acabaram comprando a idéia e bancaram a impressão. A distribuição fica por conta do próprio autor, naquilo que denominamos de "ossos do ofício", afinal a cria é dele.

A vitória de Fausto é ter conseguido imprimir mais um livro, ainda mais de cartum, quando todos ficam nesse falatório de que isso é coisa para uns poucos abnegados ou verdadeiros "heróis da resistência". Fausto não desiste nunca de suas idéias e o livro está aí. O autor, mesmo sendo velho conhecido da imprensa brasileira, é merecedor de algumas linhas a mais. Foram anos de muita luta, desenhando desde a adolescência, quando sai de sua Reginópolis, no interior de São Paulo e ganha o mundo. Publicou em vários órgãos da nossa imprensa e é possuidor de um nome dos mais respeitáveis no quesito traço. Hoje, continua em plena atividade, no jornal Olho Vivo, de Guarulhos e n'O Alfinete, de Pirajuí, além de muito trabalho como ilustrador. Recentemente descobriu um novo filão, o de desenhar caricaturas para clientes em eventos e dele extrai o melhor de si, como sempre fez tudo em sua vida.

O livro é uma viagem feita com muito esmero, onde o leitor faz um passeio, página por página, contemplando o visual e imaginando as situações, sempre muito sutis. Fausto quando não inova, faz questão de insistir e mostrar a todos, que a esperança é a última que morre. Esse livro é fruto de seu esforço, numa espécie de "sangue, suor e lágrimas", bem dentro do espírito do artista brasileiro. Aproveitem o máximo, pois não existe nada igual similar circulando por aí no momento. Sendo assim, tenham bom proveito.

SERVIÇO:
Fausto Bergocce - fones 11.99487538
e-mail - faube@uol.com.br
site - http://www.faustocartoon.com.br/
Livro: Viva Cartum..., 96 pgs, capa dura, 110 cartuns, impressão 4 cores sobre papel couchê, preço médio de R$ 30,00.
Lançamento oficial dia 26/10 no HQ Mix Livraria, Praça Roosevelt 142 - Consolação - São Paulo, a partir das 17h. Eu só não irei, se não pintar carona ou se o mês terminar antes do previsto.

Nenhum comentário: