segunda-feira, 27 de outubro de 2008

UMA ALFINETADA (40)

A MAIS EQUILIBRADA CAMPANHA POLÍTICA DO PAÍS
Passado um dia do resultado da eleição, onde aqui em Bauru, Rodrigo Agostinho, 30 anos foi eleito prefeito, quero fazer uns breves comentários sobre alguns procedimentos, que acontecem aqui e na maioria dos lugares onde rola uma campanha política. Nesses momentos parece vigorar uma espécie de vale-tudo, onde o ataque pessoal passa a ser algo até considerado como natural. Hoje, com a internet chegando ininterrupta em todos os lugares, existe condições de ir acompanhando quase tudo no mesmo momento em que eles estão ocorrendo. Deu para perceber, que tanto no primeiro, como no segundo turno rolou muita baixaria por aí. Coisa feia. E sempre foi assim. Quem não se lembra do Collor usando a mãe de uma filha do Lula e apregoando o negativismo dele possuir um simples aparelho de som. Usa-se muito o nome de Deus, como naquela perguntinha marota do Casoy: "Você acredita em Deus?".
Nos tempos atuais circula de tudo via internet. Nossas caixas de e-mail viveram entupidas de mensagens agressivas e desrespeitosas. Posso parecer tendencioso, mas gostaria que me provassem o contrário. Aqui em Bauru, recebi muitos e-mails, na sua grande maioria desmerecendo o Rodrigo, do PMDB e a Estela, do PT e nenhum cutucando o Caio (elogiando recebi muitos). A eleição já está encerrada e tudo vai acabar caindo no esquecimento, mas é sempre bom voltarmos ao assunto, até para tentarmos dar um basta nesse tipo de procedimento. Quero fazer um paralelo de tudo o que presenciei aqui, a baixaria da Marta na questão pessoal do Kassab e tantas outras e a campanha que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Por lá, mesmo estando ambos praticamente empatados, disputa acirrada, a baixaria praticamente não aconteceu e por onde estiveram, fizeram questão de manter um clima de cordialidade e respeito mútuo. Tanto que a manchete de ontem do JB era de aquela era a "mais equilibrada campanha política" na cidade. Ponto positivo para Paes, o vitorioso e Gabeira, o derrotado. Fizeram política na melhor acepção da palavra. Que sirvam de exemplo.

Ainda ontem, ouvi na 94FM, uma entrevista com o vereador Marcelo Borges, do PSDB, onde falou sobre o posicionamento das siglas durante a campanha. Gostei da parte onde ele diz que os partidos são um tanto hipócritas, pois não expõe de fato o que pensam e como vão agir, com mêdo do eleitorado e quando isso acontece, num deslise, logo surgem os desmentidos e fica esse negócio meio falso. Não sei se ele falou sobre o desmentido do Caio sobre o DAE, mas citou que Rodrigo pretende dar um basta na merenda, nos moldes atuais. Poucos possuem a coragem de dizer o que realmente pretendem fazer e como vão agir, como atua o grupo político que representam. Bom assunto para um debate amplo, que poderia ser iniciado desde já, sem mediocriadades.

Por fim, quero publicar duas fotos aqui, tiradas logo no início da campanha, quando Rodrigo, acompanhado do Darcy Rodrigues, da Rose, do Cláudio e do Missão estiveram lá no Jardim Mendonça, numa festa anual daquele bairro. Estava por lá nesse dia e registrei alguns flashes de um início de campanha, onde tudo ainda era um tanto incerto. Como não tenho fotos recentes do prefeito eleito em campanha, publico essas, logo dos primeiros dias. Valem pelo registro, algo que esse blog gosta muito. Muita coisa passou debaixo dessa ponte depois. Será que durante a campanha daqui, daria para ambos posarem para uma foto juntos, como a do JB de ontem? E a Marta e o Kassab? E lá em Belo Horizonte? E lá em Porto Alegre? E lá em Floripa? Política sem baixarias seria algo realmente admirável.

4 comentários:

Anônimo disse...

Um papo cordial pós-eleição e nada demagógico entre candidato vencedor e candidato derrotado:

-Olá candidato eu venci mas quero te parabenizar pela disputa, agora é hora de todos se unirem pela cidade, o bem comum, pois não é isso que todos querem??

-É sim candidato, parabéns e o importante é somarmos neste momento pelo bem da cidade como disse.

-Pois é, e olha sem demagogia te acho um valoroso candidato, desculpe por ofender sua mãe na campanha, mas sabe como é né, o calor da disputa, mas você é legal.

-Claro, eu também peço desculpas por insinuar que você era gay, mas sabe como é né, o calor da disputa.

-Sem problemas, nunca foi nada pessoal, sobre os boatos que espalhei da sua esposa, me desculpe também, pois você sabe...

-O calor da disputa né??

-Ahhh grande, sabia que entenderia, cara austero.

-Mas não foi isso que você disse na campanha.

-Eu sei, mas era..

-Tá bom, o calor da disputa.

-Isso, amigos??

-Amigos, pelo menos nos próximos 4 anos.

-Beijinho.


A DEMOCRACIA DO OCIDENTE ESTÁ ENTRANDO, ENTRANDO, ENTROU...

...AAAIIIIIIII COMO DÓI

MARCOS PAULO

Anônimo disse...

Caro Henrique, sou um bauruense que há 6 anos trabalho no ABC paulista mas nunca deixo de manter contato com minha cidade
Sou viciado em blogs, adoro principalmente os de politica e futebol e o seu também acompanho já alguns meses graças a indicação da minha amiga Leticia, ela também me passou o list do Marcos Paulo que escreveu este texto sobre a disputa eleitoral postado neste comentário anterior, recebi este texto assim como os outros que recebo quase diariamente e posso te dizer com toda a alegria que essa foi a maior surpresa agradável que eu tive nos ultimos 8 anos, desde que meu filho nasceu, fiquei feliz em saber que essa surpresa vem de minha cidade natal Bauru.
Que pérola esse rapaz, vai contra toda essa mesmice, faltade critatividade e sinceridade que nos assola, seus artigos, poesias, ironias, tudo carregado com muita inteligencia, espero que continue sempre assim e que Bauru saiba valorizar esse filho tao enérgico.

p.s: Parabens pelo blog e pelos diarios de cuba que vcs transmitem toda a experiencia que tiveram para todos nós.

Manolo Rodrigues, Santo André
Consultor Comercial

Anônimo disse...

Porra, como vc é cara de pau e venal.Depois de me encher o saco pedindo voto no Caio, justificando que o Clemente era gente boa e de esquerda, bem melhor que a Estela. Depois de me encher a paciencia, pedindo voto para Chiara, lá na Parada da Diversidade, agora fica elogiando o Rodrigo e o Roque. Tentativa de se manter no holerity municipal, cara?

Mafuá do HPA disse...

Eu sei quem é esse anônimo, que de anônimo não tem nada. Ele me conhece muito bem e até por isso, por saber que eu também o conheço muito bem, sabe que para mim ele não pode vir com nhem-nhem-nhem.
Cara de pau é assumir cargos sem condições de exercer as funções, sem qualificação. É só dar tempo ao tempo para saber quem tem razão.
Que papo atravessado de votar em tucano, de fazer campanha para o demônio. Quem me conhece sabe como são minhas ações. Basta dar uma espida no que escrevo aqui há pouco mais de um ano.
Espalhar inverdades dá processo? Tome tento meu, pois vc já anda complicado demais pelas inverdades que dispara.
Henrique, direto do Mafuá