terça-feira, 14 de outubro de 2008

UMA MÚSICA (34)

ENTRE O TORRESMO E A MOELA - MAURÍCIO TAPAJÓS E ALDIR BLANC
Escolhi essa música nessa semana, quase ao acaso, pois um dileto leitor desse blog (eles existem...), acabou me pedindo mais informações sobre uma citada num dos meus últimos textos. Tenho boas recordações dessa música. Rolava o ano de 1984, o das Diretas Já, quando me casei. As letras do Aldir faziam minha cabeça, pela verve irônica e saliente. Peguei gosto e leio tudo dele a partir de então. Essa letra eu cantarolei durante muito tempo e hoje a reproduzo para vocês. Ela faz parte do LP, "MPB4 Quatro Coringas", da Barclay, que é parte integrante desse mafuá desde 1984. Maurício Tapajós se foi precocemente e Aldir continua resistindo, mesmo diante das adversidades todas. Sintam o clima:
"Envelheci, mas continuo em exposição/ A ex-mulher me chama de sardinha de balcão/ Eu digo sempre que melhor que apodrecer ao lado dela/ É ir mofando entre o torresmo e a moela./ Porque lá em casa a barra é violenta/ Eu padeci entre a mostarda e a pimenta/ E agora vivo entre o cavaco e o violão/ Lá em casa era entre o cutelo e o facão/ Quem acordava entre a meleca e a remela/ Prefere a vida entre o torresmo e a moela./ De barco entre a tempestade e a piração do Leme/ Levava beiço no ECAD e bico da CAPEMI/ Falavam mal de mim a sogra e a vizinha/ Ah, eu penava entre o modess e a calcinha/ Quem se amarrou entre o cabresto, rédea e sela/ Quer descansar entre o torresmo e a moela./ Entrei para o política e votei no Leonel/ Acabei entre o Aguinaldo e mãe via Embratel/ Pedi desculpa a um General que me deu na costela/ O Vice disse outra tolice e não lhe dei mais trela/ Entre o Sambódromo e o Bicheiro, Rei da Passarela,/ Quero é sambar entre o torresmo e a moela".
Em tempo: Nunca tive problema com minhas ex-mulheres. Tenho pouca coisa a ver com a música, da qual gosto muito. Só isso, nada mais. Será que existe alguma versão cantada no Youtube? Não encontrei. Se acharem, me avisem.

2 comentários:

Anônimo disse...

amigo Henrique
Obrigado pela resposta rápida e pela publicação da letra. Agora falta ouvi-la. Baixo aí no mafuá qualquer dia desses e vamos colocar na vitrola o velho LP, também conhecido como "bolachão". Topas?
Duarte

Unknown disse...

Segue o link da música:
[ http://www.youtube.com/watch?v=UYFrwZaqwXo ]